A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linux e suas Partições. Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linux e suas Partições. Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo."— Transcrição da apresentação:

1 Linux e suas Partições

2 Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições primárias, nenhuma outra partição poderá existir neste disco.

3 Partições /dev/hda1 /dev/hda2 /dev/hda3 /dev/hda4 Uma dessas partições deve estar marcada como ativa, ou seja, marcada como ‘bootável’ para que a BIOS possa iniciar a máquina por ela.

4 Partições Partição estendida No singular. Só pode haver uma partição estendida em cada disco. Uma partição estendida é um tipo especial de partição primária que não pode conter um sistema de arquivos. Ao invés disso, ela contém partições lógicas. Se existir uma partição estendida, ela toma o lugar de uma das partições primárias, podendo haver apenas três.

5 Partições Se houver, por exemplo, três partições no disco, sendo duas primárias e uma estendida, o esquema de nomes ficará assim: /dev/hda1 (Primária) /dev/hda2 (Primária) /dev/hda3 (Estendida)

6 Partições Partições lógicas Também chamadas de unidades lógicas, as partições lógicas residem dentro da partição estendida. Podem haver de uma a 12 partições lógicas em um disco. As partições lógicas são numeradas de 5 até 16. Em um disco contendo duas partições primárias, a partição estendida e 3 partições lógicas.

7 Partições O esquema seria o seguinte: /dev/hda1 (Primária) /dev/hda2 (Primária) /dev/hda3 (Estendida) /dev/hda5 (Lógica) /dev/hda6 (Lógica) /dev/hda7 (Lógica)

8 Partições Note que, neste caso, não há uma partição nomeada como /dev/hda4, pois os numeros de 1 a 4 são reservados para partições primárias e para a partição estendida. Perceba que, mesmo sendo 16 o numero máximo de partições em um disco, apenas 15 poderão receber sistemas de arquivos, já que uma delas será estendida.

9 Partições

10 Resumindo Existem 3 tipos de partições: Primárias: Possuem um sistema de arquivos. Devemos criar no mínimo uma e no máximo 4 desse tipo. Estendidas: Como se fossem partições primárias, mas ao invés de sistemas de arquivos, abrigam outras partições (lógicas). Lógicas: São as criadas dentro da partição estendida do HD. Podem ser criadas no máximo 12 delas.

11 Devices ou o \DEV Um dispositivo é todo o componente de hardware, e do sistema operacional. Um dispositivo é “algo especial” que é compartilhado com o Kernel, ou seja, um exemplo de dispositivo são as impressoras, CD-ROMs, modems, portas, mouse, HDs, etc. No Linux, os dispositivos físicos são tratados como arquivos. Estes arquivos são um tipo especial no sistema de arquivos e se encontram no diretório /dev. Cada arquivo neste diretório corresponderá a um dispositivo de acordo com o seu tipo

12 Devices /dev/fdX Aqui é o dispositivo equivalente ao drive de disquete, onde o x corresponde a qual driver. Caso você tenha apenas um drive, esse drive vai ser o /dev/fd0. Se tiver 2 drives, o primeiro será /dev/fd0 e o segundo /dev/fd1, e por aí vai. /dev/ttyX Quando você se loga no seu Linux, você acaba de se logar nesse terminal. Ou seja, um terminal serve para voce se logar e usar uma shell (interpretador de comandos). O /dev/ttyX corresponde a cada terminal, onde X vai ser substituído pelo número do terminal (são dezenas se quiser). Pode ser /dev/tty1 (Terminal 1), /dev/tty3 (Terminal 3), /dev/tty8 (Terminal 8) e por ai vai. Você também pode se deparar com /dev/ttypX. Neste caso é para terminais acessados por telnet/ssh.

13 Devices DispositivoDescrição /dev/ttyS0COM1 (Porta serial 1) /dev/ttyS1COM2 (Porta serial 2) /dev/ttyS2COM3 (Porta serial 3) /dev/ttyS3COM4 (Porta serial 4) /dev/ttySX Portas seriais! Na versão 2.2.x do kerne, estas portas seriais correspondem ao modem, ao mouse, e outras coisas ligadas nas ‘COMs’. Veja a tabela: Agora se você usa um kernel velho de versão anterior a 2.2.x, ao invés de ser /dev/ttySX, vai ser /dev/cuaX. Ou seja, você terá os equivalentes como /dev/cua0, /dev/cua1, /dev/cua2 e /dev/cua3. E estes dispositivos /dev/cuaX são usados para determinar os modems.

14 Discos Dispositivos padrão IDE são tratados como:HD Dispositivos de Disco:SATA, SAS,SCSI e USB são tratados como SD. Tape Drive SCSI:ST CD ou DVD:SR SCSI Generico:SG OBS:Dispositivos USB são os últimos a serem nomeados pelo sistema.

15 Disco

16


Carregar ppt "Linux e suas Partições. Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google