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O SERMÃO DO MONTE Mateus - Capítulo 5, 3-11 Emerson Odilon Sandim

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Apresentação em tema: "O SERMÃO DO MONTE Mateus - Capítulo 5, 3-11 Emerson Odilon Sandim"— Transcrição da apresentação:

1 O SERMÃO DO MONTE Mateus - Capítulo 5, 3-11 Emerson Odilon Sandim sandim.psi@gmail.com

2 Versículo 3 Texto grego: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” Texto hebraico: “Avante os humilhados de espírito porque para eles é o reino dos Céus”

3 Versículo 3 Versículo 3 Avante: marcha para Deus Deus Bem-aventurança: consequência dessa marcha Humildes de espírito : tradução acanhada Humilhados de espírito : reflete desde as vítimas do império Romano até o presente. O Espiritismo ensina: “Fora da caridade não há salvação”(ESE, Cap. 15).

4 Versículo 4 Texto grego: “ Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” Texto hebraico: “Avante os enlutados, porque eles serão consolados”

5 Versículo 4 Enlutados: para aqueles que haviam perdido entes queridos pela opressão romana. Enlutados em sentido profético: para todas as perdas desde que suportadas sem revoltas, onde o espiritismo contribui com seu aspecto consolador.

6 Versículo 5 Texto grego: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” Texto hebraico “Avante os humildes, porque eles herdarão a terra.”

7 Versículo 5 Humildade: sentimento que nivela os homens.(ESE, Cap. 7, Item 11) Herdar a terra: encarnações sucessivas, com possibilidade de ir para mundos inferiores (LE, P.174).

8 Versículo 6 Texto grego: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Texto hebraico: “Avante os famintos e sedentos de justiça, porque eles serão saciados”

9 Versículo 6 Sentido da época: indignação dos judeus com exploração pelo Império Romano que lhes retiravam produtos alimentares de suas mesas, além dos altos impostos. dos judeus com exploração pelo Império Romano que lhes retiravam produtos alimentares de suas mesas, além dos altos impostos. Confirmação histórica da justiça: “de Roma não sobrou nem o nome”. Espiritismo coloca a justiça como uma Lei Moral (LE, P. 875).

10 Versículo 7 Texto grego: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” Texto hebraico: “Avante os que promovem a vida, porque eles receberão a vida”

11 Versículo 7 :constitui no esquecimento e no perdão das ofensas (ESE, Cap.X, Item 4) Misericórdia :constitui no esquecimento e no perdão das ofensas (ESE, Cap.X, Item 4) :há de ser um homem de bem. Para promover a vida :há de ser um homem de bem.

12 O QUE É SER UM HOMEM DE BEM? ● O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza.; ● Interroga sua consciência : se não violou essa lei se não violou essa lei se não praticou o mal se fez todo o bem que podia se fez todo o bem que podia se desperdiçou voluntariamente se desperdiçou voluntariamente uma ocasião de ser útil uma ocasião de ser útil se ninguém tem do que se queixar dele se ninguém tem do que se queixar dele se fez aos outros tudo o que desejava que os outros fizessem por ele. (ESE, Cap. 17, Item 3) se fez aos outros tudo o que desejava que os outros fizessem por ele. (ESE, Cap. 17, Item 3)

13 Versículo 8 Texto grego: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Texto hebraico: “Avante os puros de coração, porque eles verão a Deus.”

14 Versículo 8 Pureza de coração: singeleza da mente e pureza interior. da mente e pureza interior. Os judeus se preocupavam com a limpeza das formas e não com a do interior. : o verbo “Chazá” citado por Jesus não significa ver com os olhos e sim ver com a mente (compreender suas leis). Ver Deus: o verbo “Chazá” citado por Jesus não significa ver com os olhos e sim ver com a mente (compreender suas leis). É importante conhecer-se a si próprio (LE P. 919)

15 Versículo 9 Texto grego: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Texto hebraico: “Avante os que fazem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus”

16 Versículo 9 Jesus exorta, aqueles que o ouviam no Monte, a caminharem promovendo esta Paz. Para que agindo assim, fossem chamados filhos de Deus e proporcionarem a conquista de um mundo melhor.

17 CONCEITO DE PAZ CONCEITO DE PAZ ● No plano pessoal: designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos.(Wikipédia) ●No plano espiritual: benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo. Produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. (ESE, Cap. IX, Item 6).

18 Versículo 10 Texto grego:”Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Texto hebraico: “Avante os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”.

19 Versículo 10 Voltava-se Jesus para os humilhados e perseguidos humilhados e perseguidos pelas injustiças romanas, pelas injustiças romanas, incitando-os a perseverarem sem guerras, para alcançar o reino dos Céus, onde não há injustiças. incitando-os a perseverarem sem guerras, para alcançar o reino dos Céus, onde não há injustiças. Toda a injustiça passa, não devemos colher seus frutos e sim ter em mente a justiça divina.(LE, P. 967)

20 Versículo 11 Texto grego:”Bem-aventurados sois vós, quando injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”. Texto hebraico: “Avante quando vos insultarem e vos perseguirem e com mentiras vos acusem de todo mal contra vós por minha causa!”

21 Versículo 11 Aqui Jesus muda o discurso da terceira para a segunda pessoa e fala não só aos que o ouviam, mas estende o seu discurso a toda humanidade. Seus seguidores sofreram as mais cruéis atrocidades.

22 Exemplo da firmeza dos Apóstolos (Atos 4.1-23): 1-E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, 3 -E lançaram mão deles e os encerraram na prisão;

23 ––1––18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. 19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; 20 porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. 21 Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo;

24 Paulo de Tarso Foi julgado e condenado à morte por Nero que, naqueles tempos, estava perseguindo duramente os cristãos. Em face de ser cidadão romano, ao invés de ser crucificado, Paulo teria sido decapitado em 64 d.C. Nero64 Nero64

25 Descubra:


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