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Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.

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1 Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias

2 Gerenciamento de Projetos Disciplina de apoio

3 O Guia PMBOK – conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”

4 A Disciplina Gerenciamento de Projeto fornece o framework por meio do qual um projeto é criado e gerenciado. Com isso, todas as outras disciplinas são utilizadas como parte do trabalho do projeto: Modelagem de Negócios, Requisito, Análise e Design, Implementação, Teste, Implantação. Relação com Outras Disciplinas

5 O gerente de projeto estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto. Gerenciamento de Projeto

6 Disciplina de Gerência de Projeto O planejamento de projeto no RUP ocorre em dois níveis. - Baixa granularidade ou planos de Fase que descreve todo o Projeto - Alta granularidade ou planos de Iteração que descrevem os passos iterativos.

7 Finalidade do Gerenciamento de Projeto Fornecer um framework para gerenciar projetos intensivos de software. Fornecer diretrizes práticas para planejar, montar a equipe, executar e monitorar os projetos. Fornecer um framework de gerenciamento de risco.

8 Essa disciplina enfatiza principalmente os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento iterativo: Gerenciamento de risco Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iteração particular Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, métrica

9 Entretanto, essa disciplina do Rational Unified Process (RUP) não tenta cobrir todos os aspectos do gerenciamento de projeto. Por exemplo, ela não cobre problemas como: Gerenciamento de pessoal: contratação, treinamento,ensino Gerenciamento de orçamento: definição, alocação etc. Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes

10 Áreas de conhecimento Existem nove áreas de conhecimento: 1.Integração 2.Escopo 3.Tempo 4.Custos 5.Qualidade 6.Recursos humanos 7.Comunicações 8.Riscos 9.Aquisições 10

11 Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 11 Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto.

12 Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 12 Define e refina os objetivos, planejamento e a estratégia de implementação, programação das atividades, prazos, custos, riscos e formação de equipe.

13 Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 13 Coordena as pessoas e os recursos para execução do plano do projeto.

14 Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 14 Mede e monitora regularmente o progresso do projeto visando identificar desvios em relação ao planejamento, de forma que possam ser implementadas ações corretivas para trazer o projeto de volta ao seu caminho.

15 Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 15 Formaliza a aceitação dos produtos e serviços entregues, ou qualquer outro resultado importante do projeto.

16 Principais artefatos: - Plano de desenvolvimento de projeto: é composto e abrangente que reúne todas as informações necessárias ao gerenciamento do projeto. - Plano de iterações: Um conjunto de atividades e tarefas divididas por sequências de tempo, com recursos atribuídos e dependências de tarefas, para a iteração; um plano sofisticado.

17 - Modelo de negócio: Descreve a realização de casos de uso de negócios. - Medidas do projeto: É o repositório ativo de dados de métricas do projeto. Ele contém as métricas mais atuais de produto, processo, recursos e projeto no nível primitivo e derivado.

18 http://www.wthreex.com/rup http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. Rio de Janeiro, 2010. REFERÊNCIAS


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