A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização Profa. Gabriela Soares Sant´Ana São José/SC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização Profa. Gabriela Soares Sant´Ana São José/SC."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização Profa. Gabriela Soares Sant´Ana São José/SC

2 ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO  Exportar e/ou importar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo cada vez mais integrado e globalizado.  Pensar globalmente, atuar localmente.  Você acha complicado exportar?

3 Internacionalização? “Implica em substituir o conceito de ser competitivo internamente para ser competitivo internacionalmente, inclusive para competir no mercado interno.” Edson Lupatini Jr., Secretário de Comércio e Serviços (MDIC) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

4 1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO  O tema é apenas dirigido para as grandes empresas ou também é para artesãos, pequenas e médias empresas?  De quais os recursos o empresário vai precisar?  Quem poderá ajudá-lo?

5 1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO Competitividade: Sistema competitivo do país; Estrutura da empresa; Conhecimento do mercado internacional. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

6 1.1 Sistema competitivo do país:  Política cambial;  Promoção oficial;  Financiamentos;  Seguros;  Informações;  Incentivos;  Transportes. 1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

7 1.2 Conhecimento de mercado  Conhecimento dos obstáculos;  Seleção do mercado;  Seleção do parceiro;  Seleção do canal de ingresso;  Adaptação do produto;  Logística competitiva;  Gestão financeira.

8 1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO 1.3 Estrutura da empresa  Nível de informação;  Promoção eficaz;  Integração empresarial;  Conhecimento de contratos;  Programação fiscal internacional;  Método de elaboração de custos;  Estrutura interna de exportação.

9 2. POR QUE EXPORTAR?  Melhor programação da produção;  Prolongamento do ciclo de vida de um produto;  Para diversificar riscos;  Melhorar imagem;  Equilibrar-se contra a entrada de competidores no mercado interno;  Estratégia de desenvolvimento da empresa.

10 2. POR QUE EXPORTAR? EXPORTAR: UMA ESCOLA DE CRESCIMENTO DA GERÊNCIA.

11 3. QUEM PODE EXPORTAR?  Sem vínculos às dimensões da empresa  Avaliação da capacidade de internacionalização  Válvula de escape  Estratégia = competitividade  Qualidade  Criatividade  Profissionalismo Exportação está ligada ao compromisso de:

12 4. PARA ONDE EXPORTAR?  Pesquisa de mercado prévia CustosRiscos  Geralmente as empresas exportam para mercados:  Grandes e mais próximos  Em rápido crescimento  Mais similares culturalmente  Competição menos agressiva

13 5. QUANDO EXPORTAR?  Crise do mercado interno = negativo;  Atividade de médio e longo prazo;  Planejamento de recursos;  Paciência.

14 5. QUANDO EXPORTAR? Após avaliar a sua capacidade no projeto, programação, produção, comunicação, embalagem, despacho, administração, de acordo com o mercado internacional. Quando a empresa tiver criado pontos de força competitivos internacionalmente.

15 6. COMO EXPORTAR?  Extensão da atividade praticada no mercado interno = ERRO  Variáveis do mercado internacional incontroláveis

16 6. COMO EXPORTAR?  Principais pontos de fragilidade nas empresas com relação ao mercado internacional:  Falta de informação  Desconhecimento do tipo de apoio  Desconhecimento de como gerenciar  Dificuldades culturais  Estruturas inadequadas.

17 6. COMO EXPORTAR?  Deve-se considerar o seguinte esquema:  Avaliação da capacidade internacional;  Identificação das oportunidades de negócio;  Seleção do mercado e parceiro;  Promoção;  Comercialização;  Administração;

18  Produto ou serviço – exigências do importador;  Infinidade de oportunidades;  Capacidade de entender mercados. 6. COMO EXPORTAR?

19 7. COMO NÃO EXPORTAR?  Falta de política de marca;  Falta de pesquisa de mercado;  Capacidade de produção não é capacidade de internacionalização;  Falta de seleção de mercado;  Falta de serviço pós-venda;  Desconhecimento da mecânica da exportação;  Falta de seleção do parceiro.

20 7. COMO NÃO EXPORTAR? Erros mais comuns: Check-list nº 01:  Falta de avaliação da capacidade de internacionalização;  Não considerar diferenças culturais;  Falta de pesquisa de mercado;  Seleção errada do parceiro;  Falta de pesquisa, registro e monitoramento da marca.

21 7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País exportador:  Falta de uma política de comex;  Excesso de regulamentações;  Falta de um sistema atualizado de oportunidade de negócios;  Empresário despreparado.

22 7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País importador:  Cotas de importações;  Localização geográfica;  Diferenças culturais;  Concorrência local;  Embargos.

23 7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País importador:  Custos elevados de promoção do produto;  Falta de transparência na legislação de importação;  Falta de confiança no país.

24 7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 Empresário - importador:  Falta de estrutura;  Falta de profissionalismo;

25 8. BARREIRAS DA EXPORTAÇÃO  Protecionismo;  Excessiva burocracia e instabilidade econômica;  Normas técnicas;  Aspectos culturais e negociação.

26 9. PARA QUEM EXPORTAR?  Melhores condições;  Seleção do parceiro e avaliação; Quantas vezes deve-se aceitar vender ao primeiro que solicita uma proposta? Quantas vezes o empresário assinou um contrato de exclusividade para um mercado externo com alguém que não foi selecionado?

27 9. PARA QUEM EXPORTAR?  Formas de localizar um importador:  Câmaras de comércio bilateral;  Empresas de consultoria;  Internet;  Revistas especializadas;  Bancos;  Consulados e embaixadas;  Associações e feiras internacionais.

28 10. O UNIVERSO DO EXPORTADOR  Itamaraty;  Camex;  SECEX;  Apex;  Banco do Brasil;  Funcex;  Câmaras de comércio bilaterais;  Eurocentros. Itamaraty, Brasília/DF.

29 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO Como iniciar o processo de internacionalização?

30  Primeiros passos:  Check-list nr 03  Avaliar os pontos fortes e fracos;  Avaliar a união com outros empresários;  Analisar se já existe uma empresa integradora;  Verificar se há empresas comerciais (tradings);  Manter contato com entidades oficiais. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

31  Primeiros passos  Check-list nr 03:  Conseguir um bom agente alfandegário;  Manter treinamento em comércio exterior;  Estudar a possibilidade de contratação de um consultor especializado;  Preparar um catálogo;  Assistir uma feira internacional. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

32 Quais são as principais passos para a gestão de um processo de internacionalização de uma empresa?

33  Sequência do processo de internacionalização:  Check-list nr 04 a)Gerência de exportação: 1.Coleta de dados para realizar uma avaliação; 2.Avaliação interna da empresa; 3.Seleção dos produtos exportáveis; 4.Seleção dos mercados; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

34  Check-list nr 04 a)Gerência de exportação: 5. Seleção da forma de ingresso; 6. Início do processo de comercialização; 7. Plano de comunicação; 8. Seleção do parceiro. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

35  Sequência do processo de internacionalização:  Check-list nr 04 b) Administração da exportação: 1.Recepção da solicitação de orçamento; 2.Orçamento; 3.Negociação; 4.Recepção do pedido; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

36 b) Administração da exportação: 5. Avaliação do pedido; 6. Aceitação do pedido e confirmação ao cliente; 7. Programação da produção; 8. Produção; 9. Controle da qualidade; 10. Confecção do produto e disposição do rótulo; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

37 b) Administração da exportação: 11. Embalagem; 12. Preparação de documentos para embarque; 13. Verificação das condições de pagamento; 14. Despacho interno da mercadoria; 15. Alfândega local; 16. Saída porto/aeroporto/fronteira. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

38 c) Gerência do mercado: 1.Alfândega do país importador; 2.Pagamento de impostos; 3.Retirada da mercadoria e envio para o armazém; 4.Eventual embalagem ou rótulo diferente; 5.Distribuição do produto (promoção); 6.Plano de marketing local; 7.Contato constante. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO

39 12. PONTOS PARA LEMBRAR 1.Não se aventure sem ter objetivos, metas e recursos. 2.Melhor vantagem = competitividade. 3.Exportação é um compromisso com qualidade, criatividade e profissionalismo. 4.Iniciar nos mercados com menores custos e riscos. 5.Não diversificar mercados. 6.Exportação não é saída para crise.

40 12. PONTOS PARA LEMBRAR 7. Não dar um passo na exportação sem antes avaliar a capacidade de internacionalização. 8. Capacidade de produção não é capacidade para ingressar ou entender outros mercados. 9. Desenvolva um plano. 10. Antes de iniciar, deve-se conhecer bem as barreiras que serão enfrentadas. 11. Procurar identificar quem pode ajudar no início da jornada da empresa.

41 12. PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Responde às três grandes perguntas:  Onde a empresa está?  Aonde quer ir?  Como chegar?

42 13. SUGESTÕES PARA LEITURA


Carregar ppt "Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização Profa. Gabriela Soares Sant´Ana São José/SC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google