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PublicouGuilherme Caminha de Figueiredo Alterado mais de 7 anos atrás
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Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização Profa. Gabriela Soares Sant´Ana São José/SC
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ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Exportar e/ou importar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo cada vez mais integrado e globalizado. Pensar globalmente, atuar localmente. Você acha complicado exportar?
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Internacionalização? “Implica em substituir o conceito de ser competitivo internamente para ser competitivo internacionalmente, inclusive para competir no mercado interno.” Edson Lupatini Jr., Secretário de Comércio e Serviços (MDIC) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
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1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO O tema é apenas dirigido para as grandes empresas ou também é para artesãos, pequenas e médias empresas? De quais os recursos o empresário vai precisar? Quem poderá ajudá-lo?
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1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO Competitividade: Sistema competitivo do país; Estrutura da empresa; Conhecimento do mercado internacional. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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1.1 Sistema competitivo do país: Política cambial; Promoção oficial; Financiamentos; Seguros; Informações; Incentivos; Transportes. 1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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1.2 Conhecimento de mercado Conhecimento dos obstáculos; Seleção do mercado; Seleção do parceiro; Seleção do canal de ingresso; Adaptação do produto; Logística competitiva; Gestão financeira.
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1. ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO 1.3 Estrutura da empresa Nível de informação; Promoção eficaz; Integração empresarial; Conhecimento de contratos; Programação fiscal internacional; Método de elaboração de custos; Estrutura interna de exportação.
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2. POR QUE EXPORTAR? Melhor programação da produção; Prolongamento do ciclo de vida de um produto; Para diversificar riscos; Melhorar imagem; Equilibrar-se contra a entrada de competidores no mercado interno; Estratégia de desenvolvimento da empresa.
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2. POR QUE EXPORTAR? EXPORTAR: UMA ESCOLA DE CRESCIMENTO DA GERÊNCIA.
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3. QUEM PODE EXPORTAR? Sem vínculos às dimensões da empresa Avaliação da capacidade de internacionalização Válvula de escape Estratégia = competitividade Qualidade Criatividade Profissionalismo Exportação está ligada ao compromisso de:
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4. PARA ONDE EXPORTAR? Pesquisa de mercado prévia CustosRiscos Geralmente as empresas exportam para mercados: Grandes e mais próximos Em rápido crescimento Mais similares culturalmente Competição menos agressiva
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5. QUANDO EXPORTAR? Crise do mercado interno = negativo; Atividade de médio e longo prazo; Planejamento de recursos; Paciência.
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5. QUANDO EXPORTAR? Após avaliar a sua capacidade no projeto, programação, produção, comunicação, embalagem, despacho, administração, de acordo com o mercado internacional. Quando a empresa tiver criado pontos de força competitivos internacionalmente.
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6. COMO EXPORTAR? Extensão da atividade praticada no mercado interno = ERRO Variáveis do mercado internacional incontroláveis
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6. COMO EXPORTAR? Principais pontos de fragilidade nas empresas com relação ao mercado internacional: Falta de informação Desconhecimento do tipo de apoio Desconhecimento de como gerenciar Dificuldades culturais Estruturas inadequadas.
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6. COMO EXPORTAR? Deve-se considerar o seguinte esquema: Avaliação da capacidade internacional; Identificação das oportunidades de negócio; Seleção do mercado e parceiro; Promoção; Comercialização; Administração;
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Produto ou serviço – exigências do importador; Infinidade de oportunidades; Capacidade de entender mercados. 6. COMO EXPORTAR?
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Falta de política de marca; Falta de pesquisa de mercado; Capacidade de produção não é capacidade de internacionalização; Falta de seleção de mercado; Falta de serviço pós-venda; Desconhecimento da mecânica da exportação; Falta de seleção do parceiro.
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Erros mais comuns: Check-list nº 01: Falta de avaliação da capacidade de internacionalização; Não considerar diferenças culturais; Falta de pesquisa de mercado; Seleção errada do parceiro; Falta de pesquisa, registro e monitoramento da marca.
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País exportador: Falta de uma política de comex; Excesso de regulamentações; Falta de um sistema atualizado de oportunidade de negócios; Empresário despreparado.
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País importador: Cotas de importações; Localização geográfica; Diferenças culturais; Concorrência local; Embargos.
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 País importador: Custos elevados de promoção do produto; Falta de transparência na legislação de importação; Falta de confiança no país.
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7. COMO NÃO EXPORTAR? Principais barreiras: Check-list nº 02 Empresário - importador: Falta de estrutura; Falta de profissionalismo;
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8. BARREIRAS DA EXPORTAÇÃO Protecionismo; Excessiva burocracia e instabilidade econômica; Normas técnicas; Aspectos culturais e negociação.
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9. PARA QUEM EXPORTAR? Melhores condições; Seleção do parceiro e avaliação; Quantas vezes deve-se aceitar vender ao primeiro que solicita uma proposta? Quantas vezes o empresário assinou um contrato de exclusividade para um mercado externo com alguém que não foi selecionado?
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9. PARA QUEM EXPORTAR? Formas de localizar um importador: Câmaras de comércio bilateral; Empresas de consultoria; Internet; Revistas especializadas; Bancos; Consulados e embaixadas; Associações e feiras internacionais.
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10. O UNIVERSO DO EXPORTADOR Itamaraty; Camex; SECEX; Apex; Banco do Brasil; Funcex; Câmaras de comércio bilaterais; Eurocentros. Itamaraty, Brasília/DF.
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11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO Como iniciar o processo de internacionalização?
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Primeiros passos: Check-list nr 03 Avaliar os pontos fortes e fracos; Avaliar a união com outros empresários; Analisar se já existe uma empresa integradora; Verificar se há empresas comerciais (tradings); Manter contato com entidades oficiais. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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Primeiros passos Check-list nr 03: Conseguir um bom agente alfandegário; Manter treinamento em comércio exterior; Estudar a possibilidade de contratação de um consultor especializado; Preparar um catálogo; Assistir uma feira internacional. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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Quais são as principais passos para a gestão de um processo de internacionalização de uma empresa?
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Sequência do processo de internacionalização: Check-list nr 04 a)Gerência de exportação: 1.Coleta de dados para realizar uma avaliação; 2.Avaliação interna da empresa; 3.Seleção dos produtos exportáveis; 4.Seleção dos mercados; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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Check-list nr 04 a)Gerência de exportação: 5. Seleção da forma de ingresso; 6. Início do processo de comercialização; 7. Plano de comunicação; 8. Seleção do parceiro. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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Sequência do processo de internacionalização: Check-list nr 04 b) Administração da exportação: 1.Recepção da solicitação de orçamento; 2.Orçamento; 3.Negociação; 4.Recepção do pedido; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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b) Administração da exportação: 5. Avaliação do pedido; 6. Aceitação do pedido e confirmação ao cliente; 7. Programação da produção; 8. Produção; 9. Controle da qualidade; 10. Confecção do produto e disposição do rótulo; 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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b) Administração da exportação: 11. Embalagem; 12. Preparação de documentos para embarque; 13. Verificação das condições de pagamento; 14. Despacho interno da mercadoria; 15. Alfândega local; 16. Saída porto/aeroporto/fronteira. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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c) Gerência do mercado: 1.Alfândega do país importador; 2.Pagamento de impostos; 3.Retirada da mercadoria e envio para o armazém; 4.Eventual embalagem ou rótulo diferente; 5.Distribuição do produto (promoção); 6.Plano de marketing local; 7.Contato constante. 11. AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO
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12. PONTOS PARA LEMBRAR 1.Não se aventure sem ter objetivos, metas e recursos. 2.Melhor vantagem = competitividade. 3.Exportação é um compromisso com qualidade, criatividade e profissionalismo. 4.Iniciar nos mercados com menores custos e riscos. 5.Não diversificar mercados. 6.Exportação não é saída para crise.
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12. PONTOS PARA LEMBRAR 7. Não dar um passo na exportação sem antes avaliar a capacidade de internacionalização. 8. Capacidade de produção não é capacidade para ingressar ou entender outros mercados. 9. Desenvolva um plano. 10. Antes de iniciar, deve-se conhecer bem as barreiras que serão enfrentadas. 11. Procurar identificar quem pode ajudar no início da jornada da empresa.
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12. PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Responde às três grandes perguntas: Onde a empresa está? Aonde quer ir? Como chegar?
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13. SUGESTÕES PARA LEITURA
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