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T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1.

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2 T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1

3 2 Por que? Filosofia Como? Ciência Para que? Religião

4 1. O tríplice aspecto da Doutrina Espírita: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações. 3 CiênciaReligiãoFilosofia

5 1. 1 O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: :  O das manifestações;  Dos princípios;  Da filosofia que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. Daí, três classes, ou, antes, três graus de adeptos :  1º. Os que crêem nas manifestações e se limitam a comprová-las; para esses, o Espiritismo é uma ciência experimental;  2º. Os que lhe percebem as conseqüências morais;  3º. Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral. 4

6 1. 2 Tríplice Aspecto: 5 Científico Concernente às manifestações dos espíritos; Filosófico Respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina; Religioso Relativo à aplicação desses princípios.

7 1.2 Tríplice Aspecto: Filosofia 6 Filosofia - do grego philos e sophia significa “amor à sabedoria”. Filósofo é, portanto, o amante da sabedoria. O Método da Filosofia: Todo método, seja na filosofia ou em qualquer outro campo, tem por finalidade formular ou tentar afirmações, previsões e explicações, e, no caso específico da filosofia, descobrir meios de chegar a uma reflexão mais precisa e eficaz sobre o eu, o outro e o mundo da natureza.

8 1.2 Tríplice Aspecto: Filosofia 7 A Corrente filosófica adotada pela Doutrina Espírita é a de Sócrates e Platão. Ver O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução

9 1.2 Tríplice Aspecto: Filosofia 8 Em que consiste este Método? Na Dialética. Vejamos o que é: Sócrates inaugura o método quando institui a maiêutica, ou seja, a arte de perguntar. Platão aperfeiçoa a maiêutica de Sócrates e a transforma no que ele chama dialética. A dialética platônica conserva a idéia de que o método filosófico é uma contraposição, não de opiniões distintas, mas de uma opinião e a crítica da mesma. Conserva pois, a idéia de que é preciso partir de uma hipótese primeira e depois ir melhorando, à força das críticas que se lhe fizerem.

10 1.2 Tríplice Aspecto: Filosofia 9 Vejamos um exemplo prático de Dialética: Ela é composta por 3 fases: Tese, Antítese e Síntese. Tese : Sei Antítese : Não sei. Síntese : Sei que nada sei.

11 EXAMINA OS ATRIBUTOS DE DEUS, SUAS RELAÇÕES COM O HOMEM E APRESENTA UM CÓDIGO MORAL, POR MEIO DO QUAL A CRIATURA VAI DE ENCONTRO AO SEU CRIADOR. Espiritismo como Filosofia O aspecto filosófico encontra-se abordado em O Livro dos Espíritos. (abril de 1857) 10

12 O ASPECTO CIENTÍFICO DA DOUTRINA ESPÍRITA É DESENVOLVIDO POR ALLAN KARDEC NAS OBRAS BÁSICAS: O LIVRO DOS MÉDIUNS E A GÊNESE. Espiritismo como Ciência: 1861 Janeiro de 1868 11

13 O ASPECTO RELIGIOSO DA D OUTRINA E SPÍRITA É DESENVOLVIDO POR A LLAN K ARDEC NAS OBRAS BÁSICAS : O E VANGELHO S EGUNDO O E SPIRITISMO E O C ÉU E I NFERNO. Espiritismo como Religião 12 (agosto de 1865) (abril de 1864)

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15 14 Marque V ou F a) Espiritismo é ciência, filosofia e religião. b) O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. c) O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: 1º. Os que crêem nas manifestações e se limitam a comprová-las; 2º. Os que lhe percebem as conseqüências morais; 3º. Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral. d) O tríplice aspecto do Espiritismo, consiste: Manifestações, consequências morais e pratica V V V F

16 15 Marque V ou F e) Compreende o tríplice aspecto da Doutrina: Ciência, Filosofia e Religião. f) a)científico – concernente às manifestações dos Espíritos; b)filosófico – respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina; c) religioso – relativo à aplicação desses princípios. g) A ciência, de uma forma geral, é fruto de OBSERVAÇÃO. h) O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal V V V V

17 16 Marque V ou F i) O Espiritismo é uma Doutrina Dogmática. j) Gabriel Delanne, em sua obra O Fenômeno Espírita também salienta que o papel científico do Espiritismo é: O Espiritismo é uma ciência cujo fim é a demonstração experimental da existência da alma e sua imortalidade, por meio de comunicações com aqueles aos quais impropriamente têm sido chamados mortos. k) O Espiritismo será ultrapassado, por causa das novas descobertas da ciência. l) A Doutrina Espírita faz parte da Filosofia Espiritualista. F V F V

18 17 Marque V ou F m) O aspecto filosófico do Espiritismo vem destacado na folha de rosto de O Livro dos Espíritos. n) Espiritismo é uma doutrina essencialmente filosófica. o) Quando o Homem pergunta, interroga, cogita, quer saber o «como» e o «porquê» das coisas, dos fatos, dos acontecimentos, nasce a FILOSOFIA p) A regra moral de vida e comportamento, faz parte da parte científica do Espiritismo. V V V F

19 18 Marque V ou F q) O Espiritismo [diz Allan Kardec] é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos r) As bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. s) No aspecto geral, uma religião é constituída de: culto, rito, templos e que, de sacerdote ou de sumo sacerdote. t) O Espiritismo é uma religião constituída de: culto, rito, templos e que, de sacerdote ou de sumo sacerdote. V V V F

20 19 Marque V ou F u) O Espiritismo é uma religião, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos. V) Segundo Emmanuel: A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. V V Religião CiênciaFilosofia

21 Conclusão  O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Allan Kardec: O evangelho segundo o espiritismo – Cap. 1, item 5.  O Espiritismo é uma doutrina essencialmente filosófica, embora seus princípios sejam comprovados experimentalmente, o que lhe confere também o caráter científico. [...] O caráter filosófico do Espiritismo está, portanto, no estudo que faz do Homem, sobretudo Espírito, de seus problemas, de sua origem, de sua destinação. Pedro Franco Barbosa: Espiritismo básico – Segunda parte – O espiritismo filosófico.  O [...] Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças; [...] um de seus efeitos é incutir sentimentos religiosos nos que os não possuem, fortalecê-los nos que os tenham vacilantes. Allan Kardec: O livro dos médiuns – Primeira parte. Cap. 3, item 24.  O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Allan Kardec: Obras póstumas – Ligeira resposta aos detratores do espiritismo.  No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da natureza. Allan Kardec: Revista espírita. Dezembro de 1868 – discurso de abertura pelo senhor Allan Kardec. 20

22 Bibliografia: 1. KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 1, item 54, p. 42. 2. ______. Item 55, p. 44. 3. ______. Conclusão 6, p. 484. 4. ______. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Conclusão 7, p. 486-487. 5. ______. Obras póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. 38. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. (Ligeira resposta aos detratores do espiritismo). Primeira parte, p. 260-261. 6. ______. O que é o espiritismo. 53. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Preâmbulo, p. 50. 7. ______. Revista espírita. Jornal de estudos psicológicos. Ano 1868. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Poesias traduzidas por Inaldo Lacerda Lima. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Ano 11. Dezembro de 1868. Nº 12. Item: Discurso de abertura pelo senhor Allan Kardec: O espiritismo é uma religião?, p. 490- 491. 8. BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo básico. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. (O espiritismo filosófico). Segunda parte, p. 101. 9. ______. p. 103. 10. ______. p. 104. 11. DELANNE, Gabriel. O fenômeno espírita. Tradução de Francisco Raymundo Ewerton Quadros. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Prefácio, p. 13. 12. XAVIER, Francisco Cândido. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 26. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Definição, p. 19-20. Vade Mecum on line: http://www.vademecumespirita.com.br 21

23 Sociedade Beneficente Espírita Email para contado: sociedadebeneficenteespirita@gmail.com Curtam nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita Home Page: www.sbesociedadebeneficenteesprita.wordpress.com Sociedade Beneficente Espírita Email para contado: sociedadebeneficenteespirita@gmail.com Curtam nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita https://www.facebook.com/sociedadebeneficenteespirita Home Page: www.sbesociedadebeneficenteesprita.wordpress.com


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