A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto."— Transcrição da apresentação:

1 Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo I Introdução ao Estudo do Espiritismo. Roteiro 2 Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

2 Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I Objetivo Geral Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

3 Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 Objetivo Específico Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto.

4 O que significa...? Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que significa...? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

5 Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina “Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião” O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo. Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.

6 O que é ...? Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que é ...? O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

7 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução ESPIRITUALISMO É uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

8 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução “Crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte (...); é o oposto de ESPIRITUALISMO: O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo. MATERIALISMO.” Allan Kardec. Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas. p30-31

9 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina Espírita É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

10 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 – Introdução A Doutrina Espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes princípios: existência e unicidade de Deus;  existência e imortalidade do Espírito;  defesa da reencarnação;  criação igualitária dos Espíritos;  comunicação com os Espíritos desencarnados;  lei de causa e efeito, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

11 Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O Espiritismo é uma que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Ciência Ciência moderna é todo o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenada em relação a determinado domínio do saber. NUNES, R. P. . Métodos para a Pesquisa Agronômica. 1. ed. Fortaleza, CE, Brasil: ABC Fortaleza, v p. (p.43) Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

12 Programa Fundamental – Tomo I
Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões “O tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual.” Espiritismo Essas manifestações, sendo averiguadas, conduzem à prova irrecusável da existência da alma de sua sobrevivência ao corpo, de sua individualidade depois da morte, isto é, de sua vida futura; por isso ele é a negação das doutrinas materialistas, não tanto por meio de raciocínio, mas precisamente por fatos. Allan Kardec. O que é o espiritismo – Cap. II – Noções Preliminares de Espiritismo. Item 20

13 O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma de observação e uma...
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma de observação e uma... ciência doutrina filosófica. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

14 Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões Como , o Espiritismo consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os ciência prática Espíritos. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

15 Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões Como filosofia, compreende todas as consequências que se originam das relações entre nós e os Espíritos. morais Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

16 O objeto da _______ é o estudo das leis do princípio material;
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O objeto da _______ é o estudo das leis do princípio material; ciência O objeto especial do __________ é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Espiritismo Desse modo como assevera Allan Kardec, a Ciência e o Espiritismo se completam reciprocamente. Isto porque o Espiritismo tem por “objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo” – o Espírito (o outro é a matéria) – e por isso “toca forçosamente na maior parte das ciências”. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

17 Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões “O _____________________ se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.” Espiritismo e a Ciência Desse modo como assevera Allan Kardec, a Ciência e o Espiritismo se completam reciprocamente. Isto porque o Espiritismo tem por “objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo” – o Espírito (o outro é a matéria) – e por isso “toca forçosamente na maior parte das ciências”. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

18 Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Conclusões “O Espiritismo realiza o que _______ disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o _______ saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de ______ e consola pela fé e pela esperança.” Jesus homem Deus Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)

19 Fim


Carregar ppt "Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google