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NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.

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1 NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender e de dizer. Sacrosanctum Concilium 2 divino Sacrosanctum Concilium 2: “É característico da Igreja ser, simultaneamente, humana e divina, visível e dotada de ele- mentos invisíveis..., presente no mundo e, no entanto, pere- grina. Mas de tal modo que nela o que é humano está orde- nado e subordinado ao divino, o visível ao invisível... e o presente à cidade futura que esperamos”. Não mera justaposição Não mera justaposição entre a comunidade espiritual e a se compenetram instituição social. Ambas se compenetram, são autentica- mente ao mesmo tempo.

2 NATUREZA, 2 O mistério da Igreja só encontra ponto adequado de se- melhança no mistério do Verbo de Deus encarnado. Se a sua santíssima humanidade serviu a Jesus de instru- mento de reden- ção universal, analogamente Deus serve-se dos elementos visíveis da Igreja a modo de instrumentos para a salvação dos homens.

3 NATUREZA, 3 A Santíssima Trindade opera na origem, na fundação e em cada um dos instantes do desenvolvimento eclesial. Também na sua finalidade salvífica e no seu destino último até à instauração definitiva do Reino de Deus. A incorporação pessoal à Igreja deve reali- zar-se mediante o baptismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

4 NATUREZA, 4 Lumen gentium 6 A Lumen gentium 6 toma da Sagrada Escritura muitas imagens da Igreja: redil, cuja única porta é Cristo; rebanho de Deus que Cristo pastoreia; campo e vinha que o Senhor cultiva; edificação de Deus, cuja pedra angular é Cristo; esposa a que Cristo ama e se entrega para santificá-la; etc... IMAGENS DA IGREJA, 1 Imagens mais elaboradas alusivas a cada una das Pes- soas divinas: - Povo de Deus - Corpo místico de Cristo - Templo do Espírito Santo

5 NATUREZA, 5 IMAGENS DA IGREJA, 2 POVO DE DEUS - Povo sacerdotal - tem por cabeça a Cristo - a cidadania adquire-se por nascimento do Espírito Santo e traz a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus - a sua lei = mandamento do amor - o seu fim = dilatar mais e mais o Reino de Deus - = instrumento de Cristo para a redenção de todos os homens - peregrina na terra até à consumação do Reino de Deus no final dos tempos.

6 NATUREZA, 6 IMAGENS DA IGREJA, 3 CORPO MÍSTICO DE CRISTO - organismo espiritual, não redutível só às suas estruturas visíveis - alentado por uma alma, o Espírito Santo - dirigido pela sua cabeça, Cristo - cujos membros são os fiéis cristãos: unem-se à a cabeça e entre si por meio do baptismo e fortalecem-se pela recepção da Eucaristia e dos outros sacramentos - no qual cada membro realiza a sua função própria, e alguns -a hierarquia- tarefas essenciais para o conjunto - cabeça e membros = o “Cristo total” (Santo Agostinho, Sobre a unidade da Igreja, 4, 7).

7 NATUREZA, 7 IMAGENS DA IGREJA, 4 TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO - Santo Agostinho amplia os seus limites de aplicação (Enchiridion 56, 15):“Deus habita no seu templo; não só o Espírito Santo, mas também o Pai e o Filho... Portanto, templo de Deus, ou seja de toda a Trindade, é a Santa Igreja; toda ela, a do céu e a terrena”. - = imagem citada repetidas vezes pelo Concilio Vaticano II, e 797-798 incluída no Catecismo da Igreja Católica (797-798). -indica a presença da terceira Pessoa da Trindade como princípio vital, aglutinador e santificante do Povo de Deus e Corpo místico de Cristo.

8 NATUREZA, 8 Congregação para a Doutrina da Fé (carta Communionis notio, 28.V.1992): “O conceito de ‘comunhão’ é muito adequado para expressar o núcleo profundo do mistério da Igreja”. Igreja-Comunhão: “inseparável dimensão de comunhão dos cristãos com Cristo, e de comunhão dos cristãos entre sí” (João Paulo II, Christifideles laici 19, 30.XII.1988). Aspectos da comunhão eclesial: - comunhão dos santos: intercomunicação de bens salvíficos divinos entre os fiéis da terra, os do céu e os do purgatório. - comunhão orgânica: complementaridade das diversas voca- ções e condições de vida, ministérios, carismas, etc... - comunhão missionária: participação e responsabilidade de todos.

9 NATUREZA, 9 A Igreja, sacramento de comunhão: Sacramento = todo sinal e instrumento visível de um efeito divino invisível => Igreja, sinal visível da realidade oculta da salvação = Analogia. Lumen gentium, 1 Lumen gentium, 1: “a Igreja é em Cristo como um sacramento; quer dizer, sinal e instrumento da íntima união do homem com Deus e da unidade de todo o género humano”.

10 NATUREZA, 10 1 Contribuições do Vaticano II e Magistério posterior: A Igreja é o sacramento da comunhão dos homens com Deus e entre si por Cristo no Espírito Santo. DEFINIÇÃO DA IGREJA Não revela o mistério: o elemento divino da Igreja torna sempre insondável ao homem a profundidade do seu mistério. 2 Outras definições possíveis: - É a instituição fundada por Jesus Cristo para a salvação das almas. - É o Povo de Deus (e o Corpo místico de Cristo) formado pelos baptizados que professam a mesma fé, par- ticipam dos mesmos sacramentos e estão unidos ao Papa.


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