A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas previstas: 01. Origem e Finalidade (12 slides) 02. Natureza (11 slides) 03.Igreja visível (37 slides) 04. Missão na Terra (35 slides) 05. Confissões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas previstas: 01. Origem e Finalidade (12 slides) 02. Natureza (11 slides) 03.Igreja visível (37 slides) 04. Missão na Terra (35 slides) 05. Confissões."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas previstas: 01. Origem e Finalidade (12 slides) 02. Natureza (11 slides) 03.Igreja visível (37 slides) 04. Missão na Terra (35 slides) 05. Confissões cristãs (24 slides) 06. A Igreja invisível ( 11 slides) Eclesiologia 02 Igreja – Natureza

2 1/11 Natureza  O termo mistério aplicado à Igreja : indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender e de dizer.  Sacrosanctum Concilium 2  Sacrosanctum Concilium 2 : “É característico da Igreja ser, simultaneamente, humana e divina, visível e dotada de elementos invisíveis..., presente no mun- do e, no entanto, peregrina. Mas de tal modo que nela o que é humano está ordenado e subordinado ao divino, o visível ao invisível... e o presente à cidade futura que esperamos”.   Não mera justaposição entre a comunidade espiritual e a instituição social. Am- bas se compenetram, são autenticamente ao mesmo tempo.

3 2/11 Natureza  O mistério da Igreja só encontra ponto adequado de semelhança no mistério do Verbo de Deus encarnado.  Se a sua santíssima humanidade serviu a Jesus de instrumento de redenção universal, analoga- mente Deus serve-se dos elementos visíveis da Igreja a modo de instrumentos para a salvação dos homens.

4 3/11 Natureza   A Santíssima Trindade opera na origem, na fundação e em cada um dos instantes do desenvolvimento eclesial. Também na sua finalidade salvífica e no seu destino último até à instauração definitiva do Reino de Deus.   A incorporação pessoal à Igreja deve reali- zar-se mediante o baptismo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

5 4/11 Natureza Lumen gentium 6  A Lumen gentium 6 toma da Sagrada Escritura muitas imagens da Igreja: redil, cuja única porta é Cristo; rebanho de Deus que Cristo pastoreia; campo e vinha que o Senhor cultiva; edificação de Deus, cuja pedra angular é Cristo; esposa a que Cristo ama e se entrega para santificá-la; etc...   Imagens mais elaboradas alusivas a cada uma das Pessoas divinas: - Povo de Deus - Corpo místico de Cristo - Templo do Espírito Santo IMAGENS DA IGREJA, 1

6 5/11 Natureza   Povo sacerdotal  tem por cabeça a Cristo  a cidadania adquire-se por nascimento do Espírito Santo e traz a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus  a sua lei = mandamento do amor  o seu fim = dilatar mais e mais o Reino de Deus  = instrumento de Cristo para a redenção de todos os homens  peregrina na terra até à consumação do Reino de Deus no final dos tempos. IMAGENS DA IGREJA, 2 POVO DE DEUS

7 6/11 Natureza   organismo espiritual, não redutível só às suas estrutu- ras visíveis  alentado por uma alma, o Espírito Santo  dirigido pela sua cabeça, Cristo  cujos membros são os fiéis cristãos: unem-se com a cabeça e entre si por meio do baptismo e fortalecem-se pela recepção da Eucaristia e dos outros sacramentos  no qual cada membro realiza a sua função própria, e alguns – a hierarquia – tarefas essenciais para o conjunto  cabeça e membros = o “ Cristo total ” (Santo Agostinho, Sobre a unidade da Igreja, 4, 7). IMAGENS DA IGREJA, 3 CORPO MÍSTICO DE CRISTO

8 7/11 Natureza  Santo Agostinho amplia os seus limites de aplicação (Enchiridion 56,15):“Deus habita no seu templo; não só o Espírito Santo, mas tam- bém o Pai e o Filho...Portanto, templo de Deus, ou seja de toda a Trindade, é a Santa Igreja; toda ela, a do céu e a terrena”.  = imagem citada repetidas vezes pelo Concilio Vaticano II, e incluída no Catecismo da Igreja Católica ( ).indica a presença da terceira Pessoa da Trindade co- mo princípio vital, aglutinador e santificante do Povo de Deus e Corpo místico de Cristo. IMAGENS DA IGREJA, 4 TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

9 8/11 Natureza  Congregação para a Doutrina da Fé (carta Communionis notio, 28.V.1992): “O conceito de ‘ comunhão ’ é muito adequado para expressar o núcleo profundo do mistério da Igreja”.  Igreja- Comunhão : “inseparável dimensão de comunhão dos cristãos com Cristo, e de comunhão dos cristãos entre sí ” (João Paulo II, Christifideles laici 19, 30.XII.1988).  Aspectos da comunhão eclesial: - comunhão dos santos : intercomunicação de bens salvíficos divinos entre os fiéis da terra, os do céu e os do purgatório. - comunhão orgânica : complementaridade das diversas voca- ções e condições de vida, ministérios, carismas, etc... - comunhão missionária : participação e responsabilidade de todos.

10 9/11 Natureza  Sacramento = todo sinal e instrumento visível de um efeito divino invisível => Igreja, sinal visível da realidade oculta da salvação = Analogia. Lumen gentium, 1  Lumen gentium, 1 : “a Igreja é em Cristo como um sacramento ; quer dizer, sinal e instrumento da íntima união do homem com Deus e da unidade de todo o géne- ro humano ”. A IGREJA, SACRAMENTO DE COMUNHÃO:

11 10/11 Natureza Contribuições do Vaticano II e Magistério posterior: A Igreja é o sacramento da comunhão dos Homens com Deus e entre si por Cristo no Espírito Santo. Outras definições possíveis: - É a instituição fundada por Jesus Cristo para a salvação das almas. - É o Povo de Deus (e/ou o Corpo místico de Cristo) formado pelos baptizados que professam a mesma fé, participam dos mesmos sacramentos e estão unidos ao Papa. DEFINIÇÃO DA IGREJA 1 2  Não revela o mistério : o elemento divino da Igreja torna sempre insondável ao homem a profundidade do seu mistério.

12 11/11 Ficha técnica  Bibliografia  Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel)  Slides  Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Aulas previstas: 01. Origem e Finalidade (12 slides) 02. Natureza (11 slides) 03.Igreja visível (37 slides) 04. Missão na Terra (35 slides) 05. Confissões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google