A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza de Maria (4 slides) 6. Cooperação na santificação (4 slides) 7. Mãe e Mediadora (5 slides) 8. Culto e devoção (5 slides) 9. São José (6 slides) Mariologia Aula 6 Cooperação na santificação

2 1/4 Cooperação na santificação Arnaldo de Chartres (s. XII) : Uma foi a vontade de Cristo e de Maria; ambos ofere- ciam a Deus um mesmo holocausto: Maria, com sangue no coração; Cristo, com sangue na carne. Pode-se falar da corredenção da Virgem Maria. A identificação com o seu Filho, não há dúvida, abarca desde o princípio todo o plano de salvação. Foi junto à Cruz de Jesus, onde com particular intensidade exerceu a sua missão corredentora. Movida por um imenso amor por nós, ofereceu Ela própria o seu Filho à divina justiça para nos receber como filhos ( Leão XIII, Iucunda semper ). Por nós morre Jesus e por nós sofre Maria. Colaborou com seu Filho para nos fazer filhos de Deus e também - por desígnio divino - filhos seus.

3 2/4 Cooperação na santificação Quando Deus disse profeticamente à serpente (o Maligno): Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua, que te esmagará a cabeça( Gn 3, 15 ), está a colocar juntos o futuro Vencedor de Satanás e a Mulher, e esta Mulher, em concreto, é Maria. Deus pensou desde toda a Eternidade em Maria como unum com Cristo Cabeça da humanidade redimida. Satanás serviu-se da mulher para arrastar Adão e os seus filhos para o abismo do pecado e da perdição. Deus servir-se-á de uma mulher para realizar as maravilhas da Encarnação e da Redenção por meio de Cristo, Verbo encarnado no seio de Maria.

4 3/4 Cooperação na santificação Cristo é a Cabeça indiscutível e única da Igreja por direito próprio, e é-o inseparavelmente de Maria como Mãe. A maternidade divina impõe e justifica radical- mente o principio de uma participação – íntima, intensa e omni-abrangente – de Maria na inteira vida e missão do Verbo encarnado. Por si própria esta associação coloca a Maria em toda a história da redenção e santificação. Cristo é o único Mediador, mas quis manter junto de si, estreitamente unida, associada á sua tarefa redentora e santificadora, uma Mulher. E a Mulher foi Maria, sua Mãe.

5 4/4 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google