A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cooperação na santificação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cooperação na santificação"— Transcrição da apresentação:

0 Aula 6 Cooperação na santificação
Mariologia Aula 6 Cooperação na santificação

1 Cooperação na santificação
Pode-se falar da corredenção da Virgem Maria. A identificação com o seu Filho, não há dúvida, abarca desde o princípio todo o plano de salvação. Foi junto à Cruz de Jesus, onde com particular intensidade exerceu a sua missão corredentora. Arnaldo de Chartres (s. XII): “Uma foi a vontade de Cristo e de Maria; ambos ofere- ciam a Deus um mesmo holocausto: Maria, com sangue no coração; Cristo, com sangue na carne”. “Movida por um imenso amor por nós, ofereceu Ela própria o seu Filho à divina justiça para nos receber como filhos” (Leão XIII, Iucunda semper). Por nós morre Jesus e por nós sofre Maria. Colaborou com seu Filho para nos fazer filhos de Deus e também - por desígnio divino - filhos seus.

2 Cooperação na santificação
Quando Deus disse profeticamente à serpente (o Maligno): “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua, que te esmagará a cabeça”(Gn 3, 15), está a colocar juntos o futuro Vencedor de Satanás e a Mulher, e esta Mulher, em concreto, é Maria. Deus pensou desde toda a Eternidade em Maria como “unum” com Cristo Cabeça da humanidade redimida. Satanás serviu-se da mulher para arrastar Adão e os seus filhos para o abismo do pecado e da perdição. Deus servir-se-á de uma mulher para realizar as maravilhas da Encarnação e da Redenção por meio de Cristo, Verbo encarnado no seio de Maria.

3 Cooperação na santificação
A maternidade divina impõe e justifica radical- mente o principio de uma participação – íntima, intensa e omni-abrangente – de Maria na inteira vida e missão do Verbo encarnado. Por si própria esta associação coloca a Maria em toda a história da redenção e santificação. Cristo é a Cabeça indiscutível e única da Igreja por direito próprio, e é-o inseparavelmente de Maria como Mãe. Cristo é o único Mediador, mas quis manter junto de si, estreitamente unida, associada á sua tarefa redentora e santificadora, uma Mulher. E a Mulher foi Maria, sua Mãe.

4 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Cooperação na santificação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google