A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10."— Transcrição da apresentação:

1 1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10 slides) 6. O Mal (8 slides) 7. Os anjos (11 slides) 8. O Homem (16 slides) 9. O pecado original (10 slides) Aulas previstas: A Criação Aula 9 O pecado original

2 1/10 O pecado original Gn 3, 4 Gn 3, 4 : «Então a serpente disse à mulher: Não, não morrereis. Mas Deus sabe que, no dia em que comerdes o fruto, os vossos olhos abrir-se-ão e tornar-vos-eis como deuses, conhecedores do bem e do mal». Deus havia recordado a Adão e Eva o perigo da desobediência (se comerdes do fruto, morrereis), não porque quisesse o castigo dos homens, mas para os prevenir do caminho que se abre fora da união com Deus. O tentador oferece-lhes uma divinização falsa, porque não tem em conta a Lei e Jo 8, 44 o Amor de Deus para com eles. É pai da mentira ( Jo 8, 44 ).

3 2/10 O pecado original O homem tem, na sua liberdade, o destino dos seus passos, e pode decidir, em cada instante, se se dirige para a meta querida por Deus, ou se prefere voltar-Lhe 2 Ts 2, 7 as costas. É o mysterium iniquitatis. ( 2 Ts 2, 7 ) São Josemaría, em Cristo que passa, 6 São Josemaría, em Cristo que passa, 6 : Os olhos da alma embotam-se; a razão crê-se auto - suficiente para entender tudo, prescindindo de Deus. É uma tentação subtil, que se apoia na dignidade da inteligência, que o nosso Pai Deus deu ao homem para que O conheça e O ame livremente. Arrastada por essa tentação, a inteligência humana considera-se o centro do universo, entusiasma-se de novo com o sereis como deuses e, enchendo-se de amor por si mesma, volta as costas ao amor de Deus.

4 3/10 O pecado original Gn 3, 7-8 Gn 3, 7-8 : Então abriram-se os olhos aos dois, e eles perceberam que estavam nus. Entrelaçaram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Em seguida, eles ouviram o Senhor Deus que passeava no jardim à brisa do dia. Então o homem e a mulher esconderam-se da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Começaram a ver (visão, inteligência e vontade) com a perspectiva da malícia, do amor próprio desordenado. Aos seus corpos que, até àquele momento, estavam perfeitamente sujeitos à alma, começam a exigir um papel que ultrapassa a capacidade de domínio de que o seu coração é capaz. Não só estão alteradas as relações entre eles, como também as relações com os seres criados e com Deus, que não os deixou abandonados.

5 4/10 O pecado original Todo o género humano é, em Adão, como um só corpo São Tomás, De malo 4, 1, c de um único homem ( São Tomás, De malo 4, 1, c ). Em virtude destaunidade do género humano, todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo. Todavia, a transmissão do pecado original é um mistério que nós não podemos compreender plenamente. Mas sabemos, pela Revelação, que Adão tinha recebido a santidade e a justiça originais, não só para si, mas para toda a natureza humana ; consentindo na tentação, Adão e Eva cometeram um pecado pessoal, mas este pecado afeta a natureza humana que eles vão transmi- tir num estado decaído. CIC 404 CIC 404 responde à pergunta: Como é que o pecado de Adão se tornou o pecado de todos os seus descendentes?.

6 5/10 O pecado original É um pecado que vai ser transmitido a toda a humanidade por propagação, quer dizer, pela transmissão de uma natureza humana privada da santidade e justiça originais. O pecado original chama-se pecado por analogia : é um pecado contraído e não cometido ; um estado, não um ato. CIC 404 CIC 404 continua:

7 6/10 O pecado original Embora próprio de cada um, o pecado original não tem, em qualquer descendente de Adão, caráter de falta pessoal. É a privação da santidade e justiça originais, mas a natureza humana não se encontra totalmente CIC 405 corrompida ( CIC 405 ). A natureza humana ficou ferida pelo pecado original. Concretamente, estão feridas a inteligência (ignorância), a vontade (malícia), o apetite irascível (debilidade) e o apetite concupiscível (concupiscência).

8 7/10 O pecado original O Batismo, ao conferir a vida da graça de Cristo, apaga o pecado original e reorienta o homem para Deus, mas as conseqüências para a natureza, enfraquecida e inclinada para o mal, persistem no homem e convidam-no CIC 405 ao combate espiritual. ( CIC 405 ) O influxo do mal, que começa com o peca- do original, não se reduz à esfera pessoal do indivíduo. Depois do pecado, o mundo 1 Jo 5, 19 está sob o poder do Maligno ( 1 Jo 5, 19 ). Esta situação dramática transforma a vida CIC 409 do homem num combate ( CIC 409 ).

9 8/10 O pecado original De fato, trava-se, ao longo de toda a história humana, uma árdua batalha contra os poderes das trevas, a qual, começada nas origens do mundo, dura- rá, como diz o Senhor, até ao último dia. Embrenhado nesta luta, o homem deve combater continuamente para aderir ao bem; só à custa de grandes esforços, com o auxílio da graça de Deus, é capaz de realizar a sua unidade interior Gaudium et spes 37 ( Gaudium et spes 37 ).

10 9/10 O pecado original São Josemaría, Cristo que passa, 73 São Josemaría, Cristo que passa, 73 : Cristo, que é a nossa paz, é também o Caminho. Se queremos a paz, temos de seguir os seus passos. A paz é consequência da guerra, da luta, dessa luta ascética, íntima, que cada cristão deve sustentar contra tudo o que, na sua vida, não é de Deus : contra a soberba, o egoísmo, a superficialidade, a estreiteza do coração.

11 10/10 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google