A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

06: Os deveres para com o próximo (IV) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "06: Os deveres para com o próximo (IV) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."— Transcrição da apresentação:

1

2 06: Os deveres para com o próximo (IV) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 Neste estudo aprendemos sobre o décimo mandamento. O que os Mandamentos nos revelam sobre o nosso coração e nossa relação com Deus? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 O décimo mandamento Êxodo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

5 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

6 Por cobiça os homens desonram aos pais, matam, adulteram, furtam e mentem Cobiçar é querer caprichosamente O segredo para a liberdade e felicidade: encontrar o próprio eixo de satisfação e organizar-se em torno dele Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7 O cristão se satisfaz em Deus Buscar satisfação fora de Deus produz pecado A raiz dos demais pecados é a cobiça do coração o Mandamento nos faz questionar a origem de nossas motivações Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

8 O que o décimo mandamento exige de nós? Que nem mesmo a menor inclinação ou pensamento contra qualquer dos mandamentos de Deus nunca surja no nosso coração, mas que sempre odiemos o pecado com todo o nosso coração, e nos deleitemos em toda a justiça. Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 113. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

9 Um resumo dos Dez Mandamentos Mateus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

10 [37] Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. [38] Este é o grande e primeiro mandamento. [39] O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. [40] Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

11 Cumpre perfeitamente a vontade divina aquele que confirma seu amor puro a Deus e ao próximo, em todos os seus sentimentos, motivações, atitudes e comportamentos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

12 A perfeição e a solenidade espiritual da lei 6.3 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

13 A lei divina é perfeita e espiritual Ela aponta para o caminho da virtude e do pleno agrado de Deus Quem não obedece a todos os mandamentos é maldito o pecado produz morte Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

14 Quem obedece a lei? 6.4 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 Deus é santo e nós pecadores Não conseguimos obedecer plenamente porque somos inclinados para o mal Isso é assim por causa da desobediência de Adão somos escravos do pecado Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

16 Razões pelas quais Deus nos deu os Dez Mandamentos Para que o reconheçamos como o Santo e saibamos o que o agrada Para que busquemos a ajuda de Cristo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

17 Diante dos Mandamentos percebemos que estamos perdidos: Por um lado o Deus pessoal nos convoca a termos comunhão com ele, e, por outro, estamos separados dele devido aos nossos pecados Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

18 Como você conhece sua miséria? Pela lei de Deus. Você pode observar essa lei perfeitamente? Não, não posso, porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo Catecismo de Heidelberg (CH), perguntas 3 e 5 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

19 Precisamos ser perdoados e religados a Deus mas não temos em nós merecimento ou capacidade para isso Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

20 Mas aqueles que se converteram a Deus podem guardar perfeitamente esses mandamentos? Não, mas mesmo os mais santos dos homens, enquanto estão nesta vida, apenas começam a obedecer; no entanto, com um sincero propósito, eles começam a viver não somente de acordo com alguns, mas todos os mandamentos de Deus Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 114 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

21 Pelos Dez Mandamentos aprendemos sobre nossa pobreza espiritual, bem como sobre a santidade e bondade de Deus Isso nos deixa prontos para o evangelho Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

22 Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

23 06: Os deveres para com o próximo (IV) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

24


Carregar ppt "06: Os deveres para com o próximo (IV) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google