A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão"— Transcrição da apresentação:

1

2 11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 Uma vez que Jesus Cristo completou nossa redenção, como somos salvos
Uma vez que Jesus Cristo completou nossa redenção, como somos salvos? A resposta está na última declaração do Credo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 Creio no Espírito Santo; na santa igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

5 O Pai envia o Filho para padecer, morrer, ressuscitar e ser exaltado
Ambos enviam o Espírito Santo para aplicar a salvação no coração dos que são salvos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

6 O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo
O Pai envia o Filho Redenção O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo Aplicação da salvação Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7 Precisamos responder ao evangelho
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 11.1

8 Os salvos passam pela conversão
Deus nos fala pelo evangelho Respondemos ao evangelho Os salvos passam pela conversão A conversão é nossa resposta ao evangelho Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

9 Esta resposta envolve: Ouvir as declarações da Bíblia sobre a salvação
Arrepender-se (abandonar a autossuficiência e voltar-se pra Deus) Crer em Cristo, recebê-lo (invocá-lo de coração), reconhecendo-o como autoridade máxima (Senhor) e Redentor (único e suficiente Salvador) Ouvir: Hebreus Arrepender-se: Salmo ; Atos Crer: João 3.16; Romanos ; Efésios 1.13; João 1.12; Jeremias 29.12, 33.3; Romanos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

10 Não conseguimos buscar a Deus, arrepender-nos ou crer
O problema 1Coríntios 2.14; 2Coríntios 4.3-4; Romanos ; [Efésios 2.13 – mortos e escravizados, portanto, incapazes de responder a Deus]. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF Não conseguimos buscar a Deus, arrepender-nos ou crer

11 Como o homem natural pode compreender o evangelho
Como o homem natural pode compreender o evangelho? Como é que ele pode arrepender-se? Como é que ele pode crer? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

12 Precisamos ser regenerados pelo Espírito Santo
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 11.2

13 Deus mesmo é quem nos regenera e converte
Deus nos regenera Deus nos fala pelo evangelho Respondemos ao evangelho Deus mesmo é quem nos regenera e converte Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

14 A conversão é obra divina
11.2.1 A conversão é obra divina O Espírito Santo ilumina nossa mente (compreendemos sua mensagem) O Espírito amolece o nosso coração (assim nos arrependemos) A fé que colocamos em Cristo é um presente que dele recebemos Deus nos converte: Jeremias Iluminação do entendimento: 2Coríntios 4.6; [arrependimento: Jo ]. Jesus como fonte e origem da fé: Hebreus 12.2. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 O Espírito Santo nos regenera pela Palavra
11.2.2 O Espírito Santo nos regenera pela Palavra O Espírito nos traz a salvação Ele nos faz participantes da herança de Cristo O seu envio cumpriu promessas e garantiu nossa redenção A salvação aplicada no coração (a grandiosa promessa da redenção): Ezequiel A participação na herança pelo convencimento do pecado: Mais uma vez João ; [a coparticipação na herança em Romanos e a garantia de nossa redenção na figura do Espírito como penhor de nossa herança, em Efésios 1.14] Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

16 O que você crê sobre o Espírito Santo
O que você crê sobre o Espírito Santo? Primeiro: creio que ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e com o Filho. Segundo: que ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, ele me torna participante de Cristo e de todos os seus benefícios. Ele me fortalece e fica comigo para sempre. Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 53. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

17 Pelo Espírito Santo “nascemos de novo” – recebemos uma nova vida
O novo nascimento (regeneração) nos capacita ao arrependimento e fé João 3.5-8; Efésios 2.4-7; 1Tessalonicenses 1.5; 1Pedro 1.23 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

18 Somos salvos unicamente pela graça mediante a fé
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 11.3

19 Somos salvos unicamente pela graça mediante a fé
Até as boas obras que realizamos foram preparadas por ele Somente Deus é glorificado pela salvação Somente Deus é Salvador: Isaías A salvação é unicamente pela graça mediante a fé: Efésios Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

20 “Sem aceitar inteiramente a convicção de que a salvação pela graça e a Trindade são verdadeiras, é difícil imaginar alguém experimentando o crescimento espiritual autêntico de um cristão”. Greg L. Hawkins e Cally Parkinson. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

21 A obra do Espírito Santo e o mistério da eleição
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 11.4

22 O dilema Por que algumas pessoas são salvas e outras não?
As pessoas sem Deus não conseguem arrepender-se e crer Deus é todo-poderoso. Se ele quiser salvar uma pessoa ele a salvará Por que algumas pessoas são salvas e outras não? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

23 A Escritura fala do mistério da eleição ou predestinação
Eleição é “o ato divino antes da criação no qual ele escolhe algumas pessoas para serem salvas, não com base em qualquer mérito previsto nelas, mas somente por causa de seu beneplácito soberano” Os que são alcançados pelo evangelho são chamados de “eleitos” Romanos e 33, ; Efésios 1.4-5 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

24 Esta eleição é o imutável propósito de Deus, pelo qual ele, antes da fundação do mundo, escolheu um número grande e definido de pessoas para a salvação, por graça pura. Estas são escolhidas de acordo com o soberano bom propósito de sua vontade, dentre todo o gênero humano, decaído, por sua própria culpa, de sua integridade original para o pecado e a perdição. Os eleitos não são melhores ou mais dignos que os outros, mas envolvidos na mesma miséria. São escolhidos, porém, em Cristo, a quem Deus constituiu, desde a eternidade, Mediador, Cabeça de todos os eleitos e fundamento da salvação. Cânones de Dort (CDt), 1.7. Os Cânones de Dort são um resumo da doutrina da salvação, produzido no século XVII em uma reunião de teólogos em Dordrecht, Holanda. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

25 Questões ligadas à profissão de fé
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 11.5

26 Vocês creem no Espírito Santo, doador da vida
Vocês creem no Espírito Santo, doador da vida? Vocês confessam firmemente que não há outro meio de se alcançar o perdão senão a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo, que Jesus dá a todo o que lhe pede? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

27 Atividades, palavras finais e oração...
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

28 11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

29


Carregar ppt "11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google