A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."— Transcrição da apresentação:

1

2 18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 A suprema finalidade de nossas vidas é cultuar a Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 Características do culto 18.1 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

5 Base bíblica: Só consta no culto aquilo que é ordenado pela Escritura Foco em Cristo: O centro do culto é a pessoa e obra do Redentor Instrução bíblica: A pregação é parte destacada da adoração Simplicidade: Não fazemos uso de sofisticações que desviam a atenção de Cristo para a religião Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

6 Liberdade de consciência: No culto bíblico não há manipulação psicológica Solenidade: O culto cristão é reverente Ordem: O culto deve ser organizado Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7 O culto público é um ato religioso através do qual o povo de Deus adora o Senhor, entrando em comunhão com ele, fazendo- lhe confissão de pecados e buscando, pela mediação de Jesus Cristo, o perdão, a santificação da vida e o crescimento espiritual. É ocasião oportuna para proclamação da mensagem redentora do evangelho de Cristo e para doutrinação e congraçamento dos crentes. Princípios de Liturgia da IPB (PL/IPB), Artigo 7. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

8 A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força [...] Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

9 [...] mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e é tão limitado pela sua vontade revelada, que ele não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens, ou sugestões de Satanás, nem sob qualquer representação visível, ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras. Confissão de Fé de Westminster (CFW), Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

10 As partes do culto 18.2 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

11 Não há rigidez excessiva quanto ao arranjo das partes do culto O importante é que constem a leitura bíblica, a pregação, os cânticos, os sacramentos, as ações de graças, ofertório e as dedicações em ocasiões especiais (juramentos, votos e jejuns) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

12 O culto público consta, ordinariamente, de leitura da Palavra de Deus, pregação, cânticos sagrados, orações e ofertas. A ministração dos sacramentos, quando realizada no culto público, faz parte dele. Princípios de Liturgia da IPB (PL/IPB), Artigo 8. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

13 O culto cristão protestante é sóbrio Uma das bandeiras do protestantismo foi a purificação do culto Os reformadores lutaram para retirar da adoração todos os elementos não prescritos pela Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

14 Não se cultiva um ambiente de entretenimento Não se faz alarde de fenômenos ditos sobrenaturais As pessoas devem sair dos cultos transbordantes da graça do Senhor Jesus, do amor de Deus Pai e da comunhão do Espírito Santo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 A leitura das Escrituras, com santo temor; a sã pregação da Palavra e a consciente atenção a ela, em obediência a Deus, com inteligência, fé e reverência; o cântico de salmos, com gratidão no coração; bem como a devida administração e digna recepção dos sacramentos instituídos por Cristo [...] Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

16 [...] são partes do culto comum oferecido a Deus, além dos juramentos religiosos, votos, jejuns solenes e ações de graça em ocasiões especiais, os quais, em seus vários tempos e ocasiões próprias, devem ser usados de um modo santo e religioso. Confissão de Fé de Westminster (CFW), Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

17 O modo de execução dessas partes pode variar de lugar para lugar Quanto à música: Há abertura para novas composições, mas evitam-se modismos Os hinos não são dispensados A música é serva e não substituta da pregação Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

18 O lugar e dia para o culto 18.3 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

19 Invocamos a Deus em qualquer lugar O culto é um ato que se inicia no coração do adorador O culto deve ser realizado em família (o culto doméstico) e grupos menores Valorizam-se as assembleias solenes no lugar de adoração pública Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

20 Agora, sob o Evangelho, a oração ou qualquer outro ato do culto religioso não é restrito a um certo lugar, nem se torna mais aceitável por causa do lugar em que se ofereça ou para o qual se dirija [...] Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

21 [...] mas Deus deve ser adorado em todo o lugar, em espírito e em verdade, tanto em família, diariamente, e em secreto, estando cada um sozinho, como também, mais solenemente, em assembleias públicas – que não devem ser descuidadas, voluntariamente desprezadas ou abandonadas – sempre que Deus, pela sua providência, proporcione ocasião. Confissão de Fé de Westminster (CFW), Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

22 O templo cristão não é considerado nos mesmos termos do templo de Jerusalém das épocas do AT Os crentes são o templo do Espírito O edifício de reunião cristã é respeitado e mantido como lugar dedicado exclusivamente para a adoração Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

23 Quanto ao dia para o culto público, o domingo é o dia do Senhor Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

24 Questões ligadas à profissão de fé 17.6 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

25 Vocês prometem comparecer às reuniões da igreja com assiduidade, respeitar o culto divino e participar dele? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

26 Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

27 18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

28


Carregar ppt "18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google