A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

02: Os deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "02: Os deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."— Transcrição da apresentação:

1

2 02: Os deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 Estudo anterior: informações introdutórias A partir de agora: deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 O primeiro mandamento Êxodo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

5 Não terás outros deuses diante de mim Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

6 Nada deve ser considerado como mais amável ou importante do que Deus Colocar qualquer coisa à sua frente é idolatria Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7 Que é idolatria? Idolatria é inventar ou ter alguma coisa em que se deposite confiança, em lugar ou ao lado do único e verdadeiro Deus, que se revelou na sua Palavra Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 95 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

8 O segundo mandamento Êxodo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

9 [4] Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o S ENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem [6] e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

10 Deus não deve ser concebido de acordo com nossa imaginação Deus deve ser reconhecido nos termos de sua Palavra Ao representá-lo a partir de nossas ilusões produzimos caricaturas Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

11 Não podemos representá-lo por imagens, e nem adorá-lo de nenhum outro modo senão aquele que ele nos ordenou na sua Palavra Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 96 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

12 A nota pactual: Deus é zeloso (Êx 20.5). Temos de ser somente dele. Aqueles que o amam e obedecem plantam sementes que produzem bênçãos até sua milésima geração Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

13 O terceiro mandamento Êxodo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

14 Não tomarás o nome do S ENHOR, teu Deus, em vão, porque o S ENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 O nome divino deve ser preservado da banalização Os crentes devem zelar pela santificação de seu nome O modo como nos referimos ao Senhor deve refletir afeto, respeito e elevada consideração para com ele Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

16 A linguagem é veículo do amor Deus não inocentará os levianos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

17 [...] embora os transgressores deste mandamento possam escapar do castigo dos homens, o Senhor nosso Deus não os deixará escapar do seu justo juízo Breve Catecismo de Westminster (BCW), pergunta 56 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

18 O quarto mandamento Êxodo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

19 [8] Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. [9] Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. [10] Mas o sétimo dia é o sábado do S ENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; [11] porque, em seis dias, fez o S ENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o S ENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

20 O quarto mandamento abre espaço para o cultivo da devoção Um dia dentre sete deve ser separado para deixar-se de lado todo o resto a fim de deleitar-se em Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

21 Da criação à ressurreição o dia designado para essa devoção era o sétimo A partir da ressurreição os cristãos passaram a reunir-se para cultuar a Deus no primeiro dia da semana Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

22 [...] O que Deus ordena no quarto mandamento? Que eu, especialmente no domingo, ou seja, no dia de descanso, devo ir à igreja de Deus para ouvir a sua Palavra, participar dos sacramentos, invocar o nome de Deus publicamente e contribuir para aliviar a situação dos necessitados [...] Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 103 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

23 De que modo o domingo deve ser santificado? O domingo deve ser santificado como um santo repouso durante todo esse dia, até mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias, empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, exceto o tempo suficiente para as obras de pura necessidade e misericórdia Breve Catecismo de Westminster (BCW), pergunta 60 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

24 Esse dia prefigura o descanso eterno Em segundo lugar, devo, todos os dias de minha vida, desistir das más obras e entregar-me ao Senhor, para que ele atue em mim pelo seu Santo Espírito, e assim, começar nesta vida o descanso eterno Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 103 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

25 Poucas e excelentes exigências 2.5 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

26 Deus exige poucas coisas de nós: Que o amemos acima de tudo [...] Coração, fala e tempo santificados Tudo o mais é passageiro e ilusório Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

27 Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

28 02: Os deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

29


Carregar ppt "02: Os deveres para com Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google