A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

09: O Credo Apostólico e a criação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "09: O Credo Apostólico e a criação"— Transcrição da apresentação:

1

2 09: O Credo Apostólico e a criação
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 O Credo nos coloca diante do poder e soberania de Deus o Pai
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra

5 Deus Pai é todo-poderoso
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 9.1

6 A plenipotência divina (Isaías 46.9-11)
Deus tem a capacidade de anunciar o futuro porque é todo-poderoso: ele estabelece um plano e o cumpre (v. 10) “Conselho”: aquilo que Deus decreta ou delibera O que ele decide fica de pé [...] ele faz “toda” a sua vontade, com quem quer, quando quer (ele é soberano) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7 O fato de Deus ser todo-poderoso não significa que ele pode fazer qualquer coisa, pois, ele não pode pecar Ele pode fazer todas as coisas que sejam consistentes com o seu caráter Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

8 Deus Pai é o criador e sustentador do universo
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 9.2

9 Somente Deus pode fazê-lo Isso é aceito por fé, daí, “creio”
Criar o “visível” a partir de “coisas que não aparecem” – a vida da não-vida, é impossível aos homens Somente Deus pode fazê-lo Isso é aceito por fé, daí, “creio” Professor, nesse ponto, fuja de qualquer debate sobre criacionismo versus evolucionismo. Se achar interessante discutir o assunto, marque um encontro adicional para estudar a questão. O ponto aqui é que a doutrina da criação é um ponto de fé. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

10 Em que você crê quando diz: “Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra?” Creio que o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo criou do nada o céu, a terra e tudo o que neles há e ainda os sustenta e governa por seu eterno conselho e providência. Ele é também meu Deus e meu Pai, por causa de seu Filho, Cristo.[...] Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

11 Em que você crê quando diz: “Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra?” [...] Nele confio de tal maneira, que não duvido que dará tudo o que for necessário para meu corpo e minha alma, e que ele transformará em bem todo mal que me enviar nessa vida conturbada. Tudo isso ele pode fazer como Deus Todo-poderoso e quer fazer como Pai fiel. Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 26. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

12 A crença em Deus não é contrária à razão; nossa especulação racional decorre desta primeira sentença do Credo A Bíblia é verdade absoluta; a declaração “Deus é o criador” afeta nossa ideia de ciência Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

13 O cristianismo bíblico não teme a ciência
A ciência estuda o que foi criado por Deus Nada jamais foi descoberto (nem será), que contrarie a Escritura Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

14 Deus não apenas cria, mas, também, sustenta o que criou
Isso significa que pertencemos a ele Não somos donos de nossos narizes Se uma pessoa achar que ela é quem faz as coisas em sua vida; ela não está dando a Deus a glória devida e não tem como prosseguir saudável em sua vida cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 Crer em Deus como criador e fonte de toda boa dádiva é a base da verdadeira adoração
Em Apocalipse lemos sobre “vinte e quatro anciãos” que se prostram diante de Deus e lhe oferecem adoração porque ele é o criador Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

16 Reformador Protestante
“Pois, até que os homens sintam que tudo devem a Deus, que são assistidos por seu paternal cuidado, que ele é o autor de todas as coisas boas, daí nada se deve buscar fora dele, jamais se lhe sujeitarão em obediência voluntária.” Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. João Calvino Reformador Protestante

17 O discipulado exige a noção de um grande Deus
O discipulado exige a noção de um grande Deus. Deus é Senhor e não servo Não podemos “decretar”, ele é quem dá as ordens – ao admitir isso iniciamos a nossa vida cristã Nossa vida não é o registro de nossas façanhas, mas o registro das grandes obras de Deus Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

18 Quem considera o Credo uma síntese doutrinária seca ou ingênua, não desfruta das preciosas verdades nele contidas O Credo pode e deve ser declamado como um derramamento de nossas almas, como um reconhecimento amoroso de quem Deus é Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

19 Questões ligadas à profissão de fé
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 9.3

20 Vocês creem em um só Deus [
Vocês creem em um só Deus [...] o Pai, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis [...]? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

21 Atividades, palavras finais e oração...
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

22 09: O Credo Apostólico e a criação
Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

23


Carregar ppt "09: O Credo Apostólico e a criação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google