A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura cristã da Criação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura cristã da Criação"— Transcrição da apresentação:

0 Aula 2 Leitura cristã da Criação

1 Leitura cristã da Criação
Com a Encarnação do Verbo divino, os dados do Antigo Testamento não são suprimidos, senão recolocados num novo horizonte que permite entender com maior profundidade as ações divinas a partir da origem do mundo. CIC 287: «Deus, que escolheu os patriarcas, que fez sair Israel do Egito e que, escolhendo Israel, o criou e formou, revela-Se como Aquele a quem pertencem todos os povos da terra e toda a terra, como sendo o único que ‘fez o céu e a terra’».

2 Leitura cristã da Criação
São Paulo em Atenas: “esse Deus que adorais sem conhecer, é exactamente Aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas (...). De um só homem, fez toda a raça humana, para que habitasse sobre toda a face da terra” (Act 17, 23-26). Destas palavras se deduz que, para os primeiros cristãos, pregar o Deus de Jesus Cristo, está imediatamente unido ao pensamento da Criação divina, porque sem esta realidade primeira e capital não faz sentido nada do que Deus fez posteriormente.

3 Leitura cristã da Criação
Ef 1, 4: “Ele (Deus) escolheu-nos em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante d’Ele, pelo amor”. Recorda aos Efésios que estão chamados, desde toda a eternidade, a ser filhos de Deus. Todo o projecto da nossa santidade se encontrava já presente no momento da Criação. Tudo está organizado em função da nossa chamada a participar da vida divina em Cristo. .

4 Leitura cristã da Criação
Na obra da Criação, as Pessoas divinas intervêm segundo o seu ser pessoal característico, mesmo quando, por se tratar de obra de Deus “ad extra”, actua toda a Trindade como unidade de essência. CIC 292: “Insinuada no AT, revelada na Nova Aliança, a acção criadora do Filho e do Espírito Santo, inseparavelmente unida à do Pai, é claramente afirmada pela regra de fé da Igreja: “ Existe um só Deus. Ele é o Pai, é Deus, é o Criador, o Autor, o Ordenador. Fez todas as coisas por Si mesmo, quer dizer, pelo Seu Verbo e pela sua Sabedoria’, ‘pelo Filho e o Espírito’, que são como as ‘suas mãos’ (San Ireneo, Adv. haereses 2, 30, 9; 4, 20, 1). A criação é obra comum da Santíssima Trinidade”.

5 Leitura cristã da Criação
Col 1, 16-17: “N’Ele (Cristo) foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra (...). Tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele e Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele ”. Símbolo niceno-constantinopolitano: “Creio no Espíritu Santo, Senhor que dá a vida” Veni Creator: “Vem, ó Espírito, Criador!”. A tarefa do Espírito Santo é criar nos corações de todos os homens e mulheres a imagem sobrenatural de ser filhos de Deus. Todos os bens naturais e sobrenaturais provêm do Espírito, “Fonte de todo o bem” (Liturgia bizantina, 2º Topário dasVésperas de Pentecostes).

6 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Leitura cristã da Criação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google