A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,"— Transcrição da apresentação:

0 Dez Mandamentos 02 Segundo Mandamento

1 Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
em falso, pois o Senhor não deixará impune o que jure o seu nome em falso” (cfr. Dt 5, 11). Mt 5, 33-34: “Ouvistes o que se disse aos antepassa- dos: Não perjurarás, antes cumprirás ao Senhor os teus juramentos. Pois eu digo-vos que não jureis nunca”. Designar o “nome” é referir-se à pessoa que o ostenta, pelo que o nome de “Deus” evoca a mesma pessoa divina. CCE 2143: “O nome de Deus é santo. Por isso o homem não pode usar mal dele. Deve-o guardar na memória num silêncio de adoração amorosa”.

2 Teologia Fundamental Deus é sagrado e introduz o homem no âmbito do
sacro” ou “sagrado”. O “sacro” caracteriza as realidades que participam de algum modo da santidade de Deus, na medida em que se dedicam a Ele “consagrando-se” ao seu culto ou serviço. Existem coisas sagradas (cálices, templos dedicados ao culto divino,...) e pessoas sagradas porque se consagram ao serviço de Deus e da Igreja. Mas a categoria de “sagrado” corresponde mais direc- tamente aos sacramentos e de forma singular à Eucaristia.

3 O oposto ao “sagrado” é o “profano”
Segundo Mandamento O oposto ao “sagrado” é o “profano” Houve épocas nas quais se sacralizaram” realidades que em si mesmas são profanas. Com rigor o mundo, a ciência, a técnica e as diversas insti- tuições sociais são profanas. Há épocas em que parece que se quer apagar todo o âmbito do sagrado, até pretender “dessacralizar” tudo. A “secularização” é pertinente quando se refere a realidades em si mesmas “profanas”. Pelo contrário se se defende uma secularização absoluta, corre-se o risco de acabar no “secularismo”, o qual repudia qualquer referência a Deus. Jean Guitton: “uma das coisas importantes hoje em dia é trabalhar pela regeneração do sentido do sagrado” (Memória de um século).

4 Segundo Mandamento Jurar é tomar Deus por testemunho da verdade. Santo Agostinho: “jurar é devolver a Deus o direito que tem a toda verdade” (Sermão 180). São Tomás: “o homem, ao jurar tomando Deus por testemunho, confessa a excelência superior de Deus cuja verdade é infalível e o seu conhecimento universal. Pelo que tributa a Deus de algu- ma maneira reverência” (II-II, q. 89, a. 4). Jesus condenou a prática abusiva do povo judeu do seu tempo (jurar sem necessidade e sem cumprir). Juramento assertório e juramento promissório. Válido: intenção e fórmula devida. Licitude: com justiça, com necessidade e com verdade.

5 Segundo Mandamento Voto é a promessa deliberada e livre feita a Deus de um bem possível e melhor que o seu contrário. O voto é emitido em honra de Deus (se pode fazer sob a intercessão da Virgem ou de um santo). Validade: que se delibere com liberdade plena acerca do que se promete; é necessário que quem o emita possa cumpri-lo em tempo devido. Faz-se voto de realizar algo que em si mesmo é óptimo. O voto supõe um compromisso sério com Deus, o qual origina a obrigação grave de o cumprir. As promessas são algo que se promete fazer em honra de Deus por ter obtido, ou para alcançar d’Ele, alguma graça especial. “Nalguns casos, a Igreja pode, por razões proporcionadas, dispensar dos votos e das promessas” (CCE 2103).

6 Pecados contra o segundo mandamento
Abusar do nome de Deus; 1 Blasfémia: injúria directa de pensamento, palavra ou obra contra Deus e os santos; 2 Sacrilégio: profanação ou lesão de uma pessoa, coisa ou lugar sagrado (especial- mente grave a recepção da Eucaristia em pecado mortal); 3 4 Perjúrio; 5 Incumprimento dos votos.

7 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google