A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm."— Transcrição da apresentação:

1

2 01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm o mesmo significado? (9 slides) 04.Deus existe: é uma questão de fé ou de razão? (10 slides) 05.A existência de um Interlocutor Absoluto (8 slides) 06. Matéria e casualidade? No mundo há mais…( 8 slides) 07. Porquê meter-se na complicação de criar? ( 11 slides ) 08. Ser (pessoa): amar e ser amado (10 slides) Índice: 09. A entrega total só pode ser mútua (8 slides) 10. É lógico que Deus se revele (10slides) 11. Deus não está fora do mundo (8 slides) 12. Deus não apareceu antes do mundo (8 slides) 13. Criatividade e Criação (9 slides) 14. Deus está no íntimo, e em cada detalhe (10 slides) 15. Se Deus está em cada detalhe, por que há mal? (9 slides) 16.E os males e dores naturais? (10 slides) Índice: Questões para ateus 11 Deus não está fora do mundo

3 1/8 Esquema habitual da relação entre Deus e o mundo Quando pensamos na relação entre Deus e o mundo, temos uma imagem na cabeça: por um lado, o Universo material, e no outro, fora dele, Deus.

4 2/8 Esquema habitual da relação entre Deus e o mundo Uns consideram que Deus olha para o mundo e para os homens com carinho. Outros pensam que Deus se desinteressa pelo mundo. Contudo, todos temos a mesma imagem genérica na ca- beça: Deus está fora do mundo. Na realidade, esta imagem é um claro erro mental.

5 3/8 Não existe um fora do mundo Deus não está fora do mundo, pela sim- ples razão que não existe um fora. Dentro e fora referem-se, ambos, a lugares mate- riais. E o conjunto dos lugares reais é o conjunto do Universo material. A expressão fora do mundo, na realidade, não faz sentido, não se refere a nada real. O que se passa é que, ingenuamente, nós imaginamos outro espaço fora do espaço material. Uma es- pécie de espaço vazio fora do Universo. Mas isto não existe. É algo puramente imaginário.

6 4/8 Não há um limite do Universo O conjunto dos lugares reais constitui o Universo material. Ser espacial, ter partes, é uma característica interna da ma- téria física. E o Universo tem uma quantidade de matéria e energia finita. Muito grande, em parte des- conhecida, mas finita: existe uma quantidade concreta de matéria, não uma quantidade infinita. Mas, por outro lado, não há nada fora, nada que o limite. Não há nenhum lugar do Universo donde possamos afirmar – Acaba aqui. O Universo material é, por isso, finito, mas ilimitado.

7 5/8 Espaços finitos e ilimitados À primeira vista, parece contraditório: se algo é finito, tem que ser limitado. Os matemáticos e físicos sabem bem que isto não é verdade. Mas também nós vemos, todos os dias, espaços finitos e ilimitados. Uma linha recta, se medir um metro, começa e acaba: tem limites. Mas uma circunferência de um metro não começa nem acaba, é um espaço fechado, finito e ilimitado.

8 6/8 Espaços finitos e ilimitados Uma superfície plana de 1 m 2 tem limites. Uma superfície esférica de 1 m 2 é finita mas ilimitada. O mes- mo sucede com os espaços de três dimensões. Para os matemáticos é- -lhes claro. Para nós não é tão fácil. Nós vemos a curvatura na dimensão n+1, mas a curvatura é interna, está na dimensão de um espaço. Por isso não po- demos cobrir uma esfera com um papel plano. E não pode- mos fazer um planisfério da Terra, estragamos tudo.

9 7/8 Deus não está fora do mundo O Universo é curvo. Sabemos que se distende internamente, sem um fora ao qual possamos ir. E gera curvatura interna. Tudo isto nos permite entender que não é contraditório que o espaço real do Universo seja finito e ilimitado. E podemos perceber que a nossa ima- gem ingénua da relação entre Deus e o mundo é necessariamente falsa. Deus não está fora do mundo, porque esse fora não existe.

10 8/8 Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google