A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)"— Transcrição da apresentação:

1 01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides) 04.Terceiro Mandamento (5 slides) 05.Quarto Mandamento (11 slides) 06. Quinto Mandamento ( 23 slides) 07. Sexto Mandamento ( 20 slides ) 08. Sétimo Mandamento (12 slides) 09. Oitavo Mandamento (13 slides) Aulas previstas: Moral especial - Dez Mandamentos 00 Moral especial - Estrutura

2 1/6 Moral fundamental : princípios ou fundamentos do actuar ético (julgar quando os actos são bons ou maus ). Moral especial : matéria e temas concretos nos quais o homem e a mulher hão-de viver moralmente. Estrutura moral especial : separação da Dogmática e Moral: 1) para iluminar mais de perto a conduta dos cristãos; 2) para ajudar os sacerdotes a instruir e orientar os fiéis na confissão. Alguns autores estruturam a moral especial sobre o esquema do De- cálogo, outros à volta das virtudes, outros seguindo o esquema Moral da Pessoa - Moral Social. Aqui: Decálogo e virtudes.

3 2/6 Ensinar que a conduta moral possibilita que o homem e a mulher se comuniquem amistosamente com Deus. Mostrar que as exigências morais dos Dez Mandamentos não são um acrescento à pessoa: não são impostas pela sociedade, nem pelos pais ou mestres, nem pela Igreja ou pelos seus ministros, mas nascem da própria vocação pessoal, pois o homem é um ser moral por natureza. Ensinar que a conduta moral é um elemento imprescindível para que exista uma convivência harmoniosa entre os homens. a b c Três objectivos da Moral Especial Estrutura moral especial Vida moral : âmbito natural no qual a pessoa se aperfeiçoa a si mesma, vive em comunhão com Deus e obtém a paz entre os homens.

4 3/6 Estrutura moral especial CCE 2070 CCE 2070 : Os Dez Mandamentos pertencem à revelação de Deus. Mas ao mesmo tempo ensinam-nos a verdadeira humanidade do homem. Põem de relevo os deveres essenciais, e, por conseguinte, indirectamente, os direitos fundamentais inerentes à natureza da pessoa humana. O Decálogo contém uma expressão privilegiada da « lei natural». Jesus leva à perfeição a Lei antiga. Algumas mudanças: condenação não só da morte do inocente, mas também a simples injúria e irritação; não só o adultério, mas também o pensamento contra a virtude da castidade; corrige a lei do Talião ensinando a devolver bem por mal; condena a aversão pelo inimigo ensinando a amá-lo ; etc..

5 4/6 Estrutura moral especial CCE 1717 CCE 1717 : As bem-aventuranças desenham o rosto de Jesus Cristo; descrevem sua caridade; exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua Paixão e da sua Ressurreição; iluminam as acções e as atitudes características da vida cristã; são promessas paradoxais que sustêm a esperança nas tribulações; anunciam aos discí- pulos as bênçãos e as recompensas já incoadas; ficam inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos. Os Mandamentos explicitam a lei natural. As Virtudes capacitam para discernir, escolher o mais acertado, e fazê-lo com satisfação.

6 5/6 Agnosticismo : afirma que a inteligência humana não pode demonstrar nem negar a existência de Deus ou, simplesmente, prescindem dEle na sua vida. O seu vício inicial: escassa confiança na razão. Ateísmo : para o a-teu Deus não existe. Não é um fenómeno original, mas originado: até ao ponto de que entre os dados que a paleontologia usa para distinguir entre restos humanos ou de animal, conclui que se trata de um ser humano se, junto deles, se encontra algum elemento de culto. Estrutura moral especial Relativismo : se tudo é relativo, não há respostas definitivas. Secularismo : trata de organizar o mundo e as estruturas sociais à margem de Deus. Moral cristã : nem clericalismo nem secularismo. Reverso de uma existência cristã

7 6/6 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (9 slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google