A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura moral especial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura moral especial"— Transcrição da apresentação:

0 Moral especial - Dez Mandamentos
00 Moral especial - Estrutura

1 Estrutura moral especial
Moral fundamental: princípios ou fundamentos do actuar ético (julgar quando os actos são bons ou maus). Moral especial: matéria e temas concretos nos quais o homem e a mulher hão-de viver moralmente. 1600: separação da Dogmática e Moral: 1) para iluminar mais de perto a conduta dos cristãos; 2) para ajudar os sacerdotes a instruir e orientar os fiéis na confissão. Alguns autores estruturam a moral especial sobre o esquema do De- cálogo, outros à volta das virtudes, outros seguindo o esquema “Moral da Pessoa” - “Moral Social”. Aqui: Decálogo e virtudes.

2 Três objectivos da Moral Especial
Estrutura moral especial Três objectivos da Moral Especial Mostrar que as exigências morais dos Dez Mandamentos não são um acrescento à pessoa: não são impostas pela sociedade, nem pelos pais ou mestres, nem pela Igreja ou pelos seus ministros, mas nascem da própria vocação pessoal, pois o homem é um ser moral por natureza. a Ensinar que a conduta moral possibilita que o homem e a mulher se comuniquem amistosamente com Deus. b Ensinar que a conduta moral é um elemento imprescindível para que exista uma convivência harmoniosa entre os homens. c Vida moral: âmbito natural no qual a pessoa se aperfeiçoa a si mesma, vive em comunhão com Deus e obtém a paz entre os homens.

3 Estrutura moral especial
CCE 2070: “Os Dez Mandamentos pertencem à revelação de Deus. Mas ao mesmo tempo ensinam-nos a verdadeira humanidade do homem. Põem de relevo os deveres essenciais, e, por conseguinte, indirectamente, os direitos fundamentais inerentes à natureza da pessoa humana. O Decálogo contém uma expressão privilegiada da «lei natural»”. Jesus leva à perfeição a Lei antiga. Algumas mudanças: condenação não só da morte do inocente, mas também a simples injúria e irritação; não só o adultério, mas também o pensamento contra a virtude da castidade; corrige a lei do Talião ensinando a devolver bem por mal; condena a aversão pelo inimigo ensinando a amá-lo; etc..

4 Estrutura moral especial
CCE 1717: “As bem-aventuranças desenham o rosto de Jesus Cristo; descrevem sua caridade; exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua Paixão e da sua Ressurreição; iluminam as acções e as atitudes características da vida cristã; são promessas paradoxais que sustêm a esperança nas tribulações; anunciam aos discí- pulos as bênçãos e as recompensas já incoadas; ficam inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos”. Os Mandamentos explicitam a lei natural. As Virtudes capacitam para discernir, escolher o mais acertado, e fazê-lo com satisfação.

5 Estrutura moral especial
Reverso de uma existência cristã Ateísmo: para o “a-teu” Deus não existe. Não é um fenómeno original, mas originado: até ao ponto de que entre os dados que a paleontologia usa para distinguir entre restos humanos ou de animal, conclui que se trata de um ser humano se, junto deles, se encontra algum elemento de culto. Agnosticismo: afirma que a inteligência humana não pode demonstrar nem negar a existência de Deus ou, simplesmente, prescindem d’Ele na sua vida. O seu vício inicial: escassa confiança na razão. Relativismo: se tudo é relativo, não há respostas definitivas. Secularismo: trata de organizar o mundo e as estruturas sociais à margem de Deus. Moral cristã: nem clericalismo nem secularismo.

6 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Estrutura moral especial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google