A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10."— Transcrição da apresentação:

1 1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10 slides) 6. O Mal (8 slides) 7. Os Anjos (11 slides) 8. O Homem (16 slides) 9. O pecado original (10 slides) Aulas previstas: A Criação Aula 1 Introdução

2 1/9 No princípio Vaticano I O Concílio Vaticano I define: 1 ) que Deus é criador : Se alguém negar o único Deus verdadeiro, criador e senhor das coisas visíveis e Dei Filius, De Deus criador, can. 1 invisíveis, seja anátema ( Dei Filius, De Deus criador, can. 1 ); e 2 ) que a razão humana natural pode chegar a entendê-Lo: Se alguém disser que Deus vivo e verdadeiro, criador e senhor nosso, não pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana por meio das coisas que Dei Filius, Da revelação, can. 1 foram feitas, seja anátema ( Dei Filius, Da revelação, can. 1 ). No princípio, Deus criou o céu e a terra. Verdade de fé cristã, crida também pelos judeus e pelos muçulmanos.

3 2/9 No princípio As coisas criadas não procedem de Deus de modo necessário. Nada há fora de Deus, nem dentro dEle, que O obrigue a criar. A liberdade do ato criativo é conseqüência direta da transcendência divina e da distinção radical entre Deus e o mundo. Sem a vontade divina que a queira na existência, toda a realidade criada (material e espiritual) não poderia ter sido. Deus quer que as coisas sejam, porque quer dar-lhes o ser, por desígnio amoroso. Vaticano I Vaticano I afirma que Deus levou a cabo a criação com libérrimo desígnio Dei Filius, cap. 1 ( Dei Filius, cap. 1 ).

4 3/9 No princípio CIC 296 CIC 296 : «Deus cria do nada. Cremos que Deus não necessita de nada preexistente, nem de nenhuma ajuda para criar. A criação tão-pouco é emanação necessária da substância divina. Deus cria livremente do nada». A criação a partir do nada é um mistério da fé, e apresenta notáveis dificuldades à imaginação. O nada de que falam os físicos nos limites da teoria do Big Bang não é o nada da doutrina cristã, mas sim o vazio de algo preexistente. A noção de criação é teológica: está para lá da ciência empírica.

5 4/9 No princípio IV de LatrãoVaticano I Para os cristãos, a criação do mundo implica que teve um princípio e não existe desde a eternidade. Trata-se de uma verdade de fé, definida nos Concílios IV de Latrão e Vaticano I. A existência do mundo desde a eternidade não repugna à razão humana, ao nível puramente especulativo. Contra os seus predecessores, Aristóteles defende a tese de que o mundo não tem princípio e não terá fim. CIC 299 CIC 299 : Uma vez que Deus cria com sabedoria, a criação possui ordem (...). Saída da bondade divina, a criação partilha dessa bondade (...). A Igreja, em diversas ocasiões, viu-se na necessidade de defender a bondade da criação, mesmo a do mundo material.

6 5/9 No princípio São Gregório Magno, Moralia 16 São Gregório Magno, Moralia 16 : de tal modo depende de Deus o ser de todas as criaturas que nem por um só instante poderiam subsistir, voltariam ao nada, se não fossem conservadas no ser pela acção e força divinas. O facto de ser criatura não se refere unicamente a ser originado, mas também à mais profunda estrutura desse ser que, devido à sua contingência, requer contínua assistência divina para existir. As criaturas são conservadas na existência por Deus. Deus não só dá o ser à sua criatura, mas a cada instante a mantém no CIC 301 ser, lhe dá o agir e a conduz ao seu termo ( CIC 301 ).

7 6/9 No princípio CIC 287 CIC 287 : Para além do conhecimento natural, que todo o homem pode ter do Criador, Deus revelou progressivamente a Israel o mistério da Criação. Ainda que, sob a letra da Bíblia, haja subjacente um modelo de universo, que corresponde à época em que foi redigida, o interesse do texto dirige-se ao horizonte da vontade de Deus. O Génesis não quer acolher nenhum tipo de hipótese física. Dizer que, no principio, Deus criou os céus e a terra, é saltar para um plano transcendente.

8 7/9 No princípio As criaturas não têm todas as perfeições do ser: não são, mas necessitam de que alguém seja a origem do seu ser. Deus não necessita de nada para ser: verdadeiramente é, porque não deve o seu ser a outro. Tal realidade situa imediatamente a diferença radical entre Deus e o criado. Ex 3, Ex 3, : «Moisés replicou a Deus: Quando eu for ter com os filhos de Israel, dir-lhes-ei: o Deus dos vossos antepassados enviou-me a vós; e se eles me perguntarem qual o nome d'Ele?, o que é que eu vou responder? Deus disse a Moisés: Eu sou Aquele que sou ».

9 8/9 No princípio Guiados pela Revelação, vemos na Criação um Deus que quer compartilhar a riqueza do seu ser, dando o ser a uma infinidade de seres, que reflectem o Seu poder e a Sua glória. Decide comunicar-Se a quem não Lho possa exigir. Gn 1, 3 : Disse Deus: Que exista a luz. E a luz começou a existir. Através da Palavra, que é a manifestação da sua vontade, Deus traz tudo à existência. Sendo o único ser auto-suficiente, não tem necessidade de fazer participar da existência qualquer das criaturas.

10 9/9 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "1.No princípio (9 slides) 2.Leitura cristã da Criação (6 slides) 3.O Amor de Deus (11 slides) 4.Criação e Ciência (12 slides) 5.Providência de Deus (10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google