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Criação e Ciência CIC 282: «A catequese sobre a Criação reveste-se de importância capital. Diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã,

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0 A Criação Aula 4 Criação e Ciência

1 Criação e Ciência CIC 282: «A catequese sobre a Criação reveste-se de importância capital. Diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã, porque torna explí- cita a resposta da fé cristã à questão elementar que os homens de todos os tempos têm vindo a pôr-se: ‘De onde vimos?’ ‘Para onde vamos?’ ‘Qual a nossa origem?’ Qual o nosso fim?’, ‘Donde vem e para onde vai tudo o que existe?’». Qualquer religião procura dar resposta a estas perguntas. Ibidem: “As duas questões, da origem e do fim, são inseparáveis. E são decisivas para o sentido e para a orientação da nossa vida e do nosso proceder”.

2 Criação e Ciência CIC 285: “Desde os princípios que a
fé cristã teve de defrontar-se com respostas, diferentes da sua, sobre a questão das origens. De fato, nas religiões e nas culturas antigas en- contram-se muitos mitos relativos às origens”. O interesse da Bíblia concentra-se num problema de ordem superior. CIC 284: “Não se trata apenas de saber quando e como surgiu materialmente o cosmos, nem quando é que apareceu o homem, mas, sobretudo, de descobrir qual o sentido de tal origem: se foi determinado pelo acaso, por um destino cego ou uma fatalidade anónima, ou, antes, por um Ser transcendente, inteligente e bom, chamado Deus”.

3 Criação e Ciência As tradições religiosas antigas formularam as suas intuições sobre a origem do real sob a forma que conhecemos como mito (criação poética carregada de significado profundo e misterioso). Não é linguagem científica. A revelação da criação na Sagrada Escritura exprime a sua verdade envolvida por diferentes formas literárias. Dei Verbum 11: “A Santa Madre Igreja, por fé apostólica, reconhece que todos os livros do Antigo e do Novo Testamento, com todas as suas partes, são sagrados e canônicos, enquanto que, escritos por inspiração do Espírito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram confiados à Igreja”.

4 Criação e Ciência CIC 289: “Entre tudo quanto a Sagrada Escritura nos diz sobre a criação, os três primeiros capítulos do Génesis ocupam um lugar único. Do ponto de vista literário, estes textos podem ter diversas fontes. Os autores inspirados puseram-nos no princípio da Escritura, de maneira a exprimirem, na sua linguagem solene, as verdades da criação, da sua origem e do seu fim em Deus, da sua ordem e da sua bondade, da vocação do homem, e enfim, do drama do pecado e da esperança da salvação”. Ibidem: “Lidas à luz de Cristo, na unidade da Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja, estas palavras continuam a ser a fonte principal para a catequese dos mistérios do ‘princípio’: criação, queda, promessa da salvação”.

5 Criação e Ciência CIC 283: “A questão das origens do mundo
e do homem tem sido objeto de numerosas investigações científicas, que enriqueceram magnificamente os nossos conhecimentos sobre a idade e a dimensão do cosmos, a evolução dos seres vivos, o aparecimento do homem”. Ibidem: “Tais descobertas convidam-nos, cada vez mais, a admirar a grandeza do Criador e a dar-Lhe graças por todas as suas obras, e pela inteligência e saber que dá aos sábios e investigadores”.

6 Criação e Ciência Os textos bíblicos, em comparação com
os avanços da ciência, falam-nos de outra coisa mais profunda e importante para a vida do homem. Remetem-nos para as verdades transcendentes. Falam-nos de um mais além do experimental, da origem absoluta de todas as coisas. O científico e o religioso são dois horizontes de compreensão diferentes, que não podem contradizer-se, pois ambos têm Deus como autor. A fé não levanta objeções à investigação científica, antes pelo contrário, pois a ciência não supõe senão uma melhor compreensão das obras de Deus. Quanto mais conhecemos o criado, tanto mais nos aproximamos do autor de tudo.

7 Criação e Ciência Há um certo tipo de evolucionismo que é incompatível com a admissão da criação: é uma ideologia materialista, que afirma que a matéria tem que dar conta de si mesma e das suas próprias transformações. Existe também um criacionismo, que exclui rotundamente qualquer evolução. Mas João Paulo II precisa (Alocução, ) que “o debate à volta de modelo explicativo da evolução não encontra obstáculos na fé, sempre que a discussão permaneça no contexto do método naturalista e das suas possibilidades”. Em mensagem dirigida à Academia Pontifícia das Ciências ( ), João Paulo II afirmou que a teoria da evolução é, hoje em dia, algo mais do que uma hipótese; e acrescentou que uma interpretação filosófica da evolução que não deixe lugar às dimensões espirituais da pessoa humana chocaria com a verdade acerca da pessoa e seria incapaz de proporcionar o fundamento da sua dignidade.

8 Criação e Ciência “O Magistério da Igreja não proíbe que (...) se trate nas investigações e disputas dos especialistas, num e noutro campo, da doutrina da ‘evolução’, enquanto busca a origem do corpo humano numa matéria viva preexistente, pois a fé católica manda-nos sustentar que as almas são criadas imediatamente por Deus” (Pío XII, Enc. Humani generis (1950)). João Paulo II recorda-o, na Audiência geral de , por exemplo. João Paulo II sublinha que não se vê dificuldade em explicar a origem do corpo do homem mediante o evolucionismo, mas que “a doutrina da fé afirma invariavelmente que a alma espiritual do homem foi criada diretamente por Deus” (Ibidem).

9 Criação e Ciência A noção de Criação não influi na visão física do mundo, mas antes remete para um plano mais profundo de compreensão da realidade: dá razão, à luz da revelação divina, da mesma origem de tudo, num sentido metafísico e não só temporal, e relaciona esta origem com o sentido final do mundo, a sua relação com Deus, e com a história da Salvação. A origem do mundo e do homem não se resolve somente com a explicação do seu ser natural. O mundo e o homem estão abertos a uma ordenação sobrenatural que os transcende. Foram criados com um fim, uma vocação íntima: a comunhão com Deus. Esta vocação do homem à comunhão com Deus está na raiz da sua dignidade mais alta.

10 Criação e Ciência O crente aceita as verdades de Deus, não porque elas cheguem demonstradas, mas porque a sua origem está em Deus, que não pode enganar: por isso, são dignas de apreço e, inclusive, de sacrifício na hora de ser congruentes com elas. Os relatos bíblicos estão cheios de significado sobre quem é Deus, o homem, o mundo e qual é o sentido transcendente da sua realidade. Cumprem com a missão de nos ensinar quem é Deus, por que é que criou o homem e como quis, desde sempre, que fosse. São relatos carregados de religião e de vida espiritual. Não são biologia, nem astrofísica, nem química..., mas fé e vida.

11 Criação e Ciência A fé não repele a ciência, nem a ciência
deveria estar de costas voltadas para a fé. São ordens diferentes do conhecimento humano, que se complementam muito bem se não se cai em problemas estéreis. Não há, portanto, incompatibilidade entre o relato do Génesis e as descobertas científicas. A ciência pode iluminar muitos pontos que estão à porta da fé e permite ao homem crente compreender melhor a grandeza da criação e da vocação do homem. A fé pode dar uma dimensão mais profunda e elevada à atividade de ordem científica, enquanto o homem procura preocupar-se com outras dimensões da sua existência.

12 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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