A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (8slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (8slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)"— Transcrição da apresentação:

1 01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (8slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides) 04.Terceiro Mandamento (5 slides) 05.Quarto Mandamento (11 slides) 06. Quinto Mandamento ( 23 slides) 07. Sexto Mandamento ( 20 slides ) 08. Sétimo Mandamento (12 slides) 09. Oitavo Mandamento (13 slides) Aulas previstas: Moral especial - Dez Mandamentos 07 Sétimo Mandamento

2 1/12 Ex 20, 15Dt 5, 19 Ex 20, 15 : Não roubarás (cfr. Dt 5, 19 ). O homem pode possuir coisas e tê-las como suas, pelo qual este direito deve ser respeitado por todos. Roubar significa violar este direito: tomar o alheio contra a vontade do seu dono. Moral especial - Sétimo Mandamento Na pregação de Jesus, a relação homem-coisas recebe uma nova e mais profunda interpretação (Sermão das Bem-aventuranças : uso moderado das coisas e risco de as possuir). Mt 6, e 24* Mt 6, e 24* : Não entesoureis na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrom- bam e roubam (...). Ninguém pode servir a dois senhores (...). Não podeis servir a Deus e às riquezas.

3 2/12 Todos os bens criados estão ao serviço de todos os homens. Mas na his- tória de todos os tempos e civilizações aparecem grandes desigualdades sociais e injustiças entre ricos e pobres. Moral especial - Sétimo Mandamento No AT muitas leis evitaram que em Israel se acumulassem grandes fortunas (a do ano sabático, do ano jubilar, a protecção aos órfãos e às viúvas, etc.) e inclusive, depois que perderam vigência, o espírito que as havia animado ajudou a encurtar distâncias entre pobres e ricos. Jesus ensina sobre o risco das riquezas e o mandamento do amor : fez que entre os primeiros cristãos se desse uma generosa comunicação de bens. Os escritos dos apóstolos abundam em condenações da avareza, a cobiça, as injustiças, etc..

4 3/12 A justiça é a virtude que exige que se dê a cada um o que lhe corres- ponde. O objecto da justiça é o direito ( ius ): porque existem direitos, é obrigatório que se respeitem. Moral especial - Sétimo Mandamento A justiça diz relação a outro. É uma virtude de alteridade. Envolve uma obrigatoriedade: origina um debitum que deve ser respeitado. Caso contrá- rio comete-se uma «in-justiça», pela qual se deve uma reparação. Para que se cometa uma injustiça se requer que quem a suporta não a queira sofrer : a quem sabe e consente não se faz injúria.

5 4/12 Justiça comutativa : rege as re- lações dos indivíduos entre si. Justiça distributiva : regula as relações dos governantes com os súbditos. Justiça legal : mede as relações dos súbditos com o Governo e o Estado. Justiça social : considera os direitos e deveres dos cidadãos no âmbito da convivência social, política e económica (o seu fundamento é a dignidade da pessoa humana). Moral especial - Sétimo Mandamento

6 5/12 A justiça social cuida de que o conjunto da vida social se dirija ao bem de todos, ou seja ao bem comum. Moral especial - Sétimo Mandamento O bem comum é o conjunto de condições sociais que permitem ao indivíduo, à família e às sociedades intermédias a consecução dos seus respectivos fins. Nele se integram valores quer materiais quer espirituais. Pode distinguir-se o bem comum transcendente (Deus) do temporal (a respeito da pessoa, bem-estar social e desenvolvimento do grupo, paz). O bem comum tem presente toda a pessoa, mas não contempla exclusivamente o indivíduo e a família nem se esgota na sociedade em que se vive, mas abrange o bem comum entre todas as nações.

7 6/12 O cristianismo tem muito a contribuir no campo da justiça, dado que a moral cristã ensina que a justiça deve ser completada com o exercício da caridade. São A melhor caridade consiste em exceder-se generosamente na justiça ( São Josemaria, Amigos de Deus 83 Josemaria, Amigos de Deus 83 ). Moral especial - Sétimo Mandamento Quem comete injustiça, além de ter de se confessar do pecado cometido, está obrigado a restituir o bem usurpado. Por duas razões: 1 ) a injusta retenção do que é alheio com o consequente lucro pessoal; 2 ) o dano causado ao próximo, mesmo que não se tenha obtido qualquer ganho pessoal. Os colaboradores podem estar obrigados a restituir conforme a forma diversa em que participaram na injustiça (ordenar, encobrir, etc.).

8 7/12 Moral especial - Sétimo Mandamento Existem muitas formas de se apropriar do alheio: furto (sem violência), roubo (com violência nas coisas ou nas pessoas), apropriação indevida (retendo o recebido, por ex.: em depósito), estafa (fazendo de conta, entregar coisas enganando), mau uso de coisas públicas, etc. Q Quanto ao dano ocasionado (injusta danificação), pode afectar os bens da pessoa, a sua fama ou outras realidades diferentes às quais tem direito (ex.: ganhar um concurso, obter um lucro justo, etc.) A malícia moral mede-se pela magnitude objectiva do dano causado: roubar uma pessoa rica é diferente de roubar quem se lhe tira o necessário (certas quantidades sempre são matéria grave).

9 8/12 A totalidade dos seres criados estão ao ser- viço do homem : pode dispor da natureza e dos animais para o seu uso e serviço. Mas não é dono absoluto dos seres criados, mas tão só seu administrador. Moral especial - Sétimo Mandamento Desenvolver : como se Deus tivesse finalizado a criação em bruto e a entregasse ao homem para que a aperfeiçoasse. Proteger : cuidar da criação. O homem pode usá-la, mas não deve abusar, destruindo-a. O homem recebe de Deus duas missões : desenvolver e proteger a natureza.

10 9/12 A condição social do homem e os princípios da justiça distributiva e legal pedem que todos os cidadãos, cada um na justa medida que lhe correspon- de, contribuam para o bem de toda a sociedade. Moral especial - Sétimo Mandamento As leis fiscais obrigam em consciência, sempre que sejam justas, ou seja: lei emitida pela auto- ridade competente ; cuja causa é justa ; com a devida proporção das receitas ; com fins honestos a que se dedique o dinheiro; e com transparência na administração do arrecadado. Por vezes, os cidadãos são vítimas de injustiças na dedução do imposto, João Paulo pelo que devem fazer valer os seus direitos e defendê-los ( João Paulo II, Discurso II, Discurso ).

11 10/12 Gaudium et spes 75 Gaudium et spes 75 : A Igreja louva e estima a actividade de quem, ao serviço do homem, se consagra ao bem da coisa pública e aceita o peso das correspondentes responsabilidades. João Paulo II, Christifideles laici 42 João Paulo II, Christifideles laici 42 : Para animar cristãmente a ordem temporal - no sentido assinalado de servir a pessoa e a sociedade - os fiéis leigos de modo algum podem abdicar da participação na política. (...) Todos e cada um têm o direito e o dever de participar na política, ainda que com diversidade e complementaridade de formas, níveis, tarefas e responsabilidades. Moral especial - Sétimo Mandamento

12 11/12 A liberdade política não está nem pode estar baseada na ideia relativista segundo a qual todas as concepções sobre o bem do homem são igualmente verdadeiras e têm o mesmo valor. Moral especial - Sétimo Mandamento Os católicos não podem ceder ao relativismo laicista em questões que supõem exigências éticas funda- mentais e irrenunciáveis : aborto, eutanásia, família fundada no matrimónio monogâmico entre pessoas de sexo oposto e protegida na sua unidade e estabilidade, liberdade dos pais na educação dos filhos, direito à liberdade religiosa, paz.... Nota doutrinal da CDF, :

13 12/12 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "01.Estrutura (6 slides) 10. Nono e Décimo Mandamento 02.Primeiro Mandamento (20 slides) (8slides) 03.Segundo Mandamento (7slides) 11. Virtudes (26 slides)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google