A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DEZ MANDAMENTOS SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO VII NÃO NÃO ROUBAR ROUBAR XNÃO COBIÇAR OS BENS ALHEIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DEZ MANDAMENTOS SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO VII NÃO NÃO ROUBAR ROUBAR XNÃO COBIÇAR OS BENS ALHEIOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 OS DEZ MANDAMENTOS SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO

3 VII NÃO NÃO ROUBAR ROUBAR XNÃO COBIÇAR OS BENS ALHEIOS

4 Sétimo e Décimo Mandamentos Respeitar os bens do próximo Aprender a dar e a compartilhar

5 O sétimo e o décimo mandamentos da Lei de Deus ensinam-nos a respeitar os bens do próximo com estas palavras: Não furtarás (7º Mandamento) Não cobiçarás os bens alheios (10º Mandamento)

6 O sétimo mandamento ensina a respeitar os bens dos outros e o décimo a não ter inveja dos que possuem mais coisas que nós.

7 Não cumpre estes mandamentos: O que rouba ou ajuda a roubar.

8 Quem não devolve o que lhe emprestaram. Não cumpre estes mandamentos:

9 Quem destrói os bens de uso comum (por exemplo, os bancos dos parques, os móveis da escola, as papeleiras das ruas, os jardins, etc.). Não cumpre estes mandamentos:

10 O que não trabalha como deve. Não cumpre estes mandamentos:

11 Quem não paga os impostos. Não cumpre estes mandamentos:

12 O que tem inveja do que os outros têm. Não cumpre estes mandamentos:

13 O que deseja apropriar-se do que têm os outros. Não cumpre estes mandamentos:

14 Deus criou a terra e todos os bens que contém para o proveito de todos os homens. Contudo, todos esses bens não estão bem repartidos.

15 Enquanto uns possuem muito, outros carecem do necessário para viver com a dignidade a dignidade própria do própria do ser humano. ser humano.

16 Assim no-lo ensina com a parábola do rico Epulão e o pobre Lázaro (Lucas 16, ). É vontade de Jesus que os que têm muito o compartilhem com os outros.

17 O rico até negava ao pobre as migalhas que caíam da sua mesa. É vontade de Jesus que os que têm muito o compartilhem com os outros.

18 Quando morreu, Epulão foi condenado, porque não pôs a sua riqueza ao serviço do necessitado. É vontade de Jesus que os que têm muito o compartilhem com os outros. É vontade de Jesus que os que têm muito o compartilhem com os outros.

19 Jesus chama-nos, através do Magistério da Igreja, a construir uma sociedade mais justa. Os que possuem muito devem compartilhá-lo com os que não têm nem não têm nem o necessário. o necessário.

20 Devemos estar dispostos a dar do que Devemos estar dispostos a dar do que temos, a compartilhar com os outros as temos, a compartilhar com os outros as nossas coisas e a trabalhar para que no nossas coisas e a trabalhar para que no futuro os bens da terra estejam melhor futuro os bens da terra estejam melhor repartidos seguindo os ensinamentos da repartidos seguindo os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja. Doutrina Social da Igreja.

21 Pensa: Mais depressa se apanha um mentiroso Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. O que se dá não se tira. A avareza rompe o saco. que um coxo. O que se dá não se tira. A avareza rompe o saco. De quem muito mente, foge a gente. De quem muito mente, foge a gente. Crê o ladrão que todos são da sua condição. Crê o ladrão que todos são da sua condição.

22 O que nos manda o sétimo Mandamento? O sétimo mandamento da Lei de Deus manda-nos respeitar os bens alheios, viver a justiça e compartilhar o que é nosso com os que estão mais necessitados. Aprendemos

23 O que nos manda o décimo mandamento? O décimo mandamento manda-nos não desejar nem cobiçar os bens alheios. Aprendemos

24 Jesus tinha muitos amigos e discípulos que o seguiam para todo o lado, mas havia sobretudo doze, os Apóstolos, que eram os mais próximos d Ele e a quem explicava tudo com mais detalhe. Apesar disso, um deles, Judas, foi quem o atraiçoou e o vendeu por trinta moedas para que o crucificassem. Judas tinha o vício de roubar, era ele quem levava a bolsa do dinheiro dos Apóstolos para as pequenas compras que tinha que fazer. Uma história da Bíblia

25 Judas aproveitava para ficar com parte desse dinheiro que tinha que ser para os pobres ou para a comida. No Evangelho, São João diz-nos que Judas era um ladrão, o que o impediu de se dar conta de que quem atraiçoava por apenas algumas moedas era o Filho de Deus, que tinha vindo ao mundo.

26 O que Deus me propõe para ser feliz: Respeitar as coisas dos outros, ser generosos e justos com os nossos irmãos e amigos.. Ajudar os necessitados com as nossas esmolas ou dedicando-lhes parte do nosso tempo. Imitar Jesus que nos ensinou a compartilhar com os outros. Ser generoso. Ser humilde; a humildade evita a inveja. Alegrar-se e agradecer pelo que somos e pelo que temos. Praticar a caridade, dando do nosso ao que tem menos ou necessita. Imitar Jesus, que disse que há mais felicidade em dar do que em receber

27 O que me afasta de Deus Roubar. Romper o danificar as coisas dos outros só parar me divertir ou por inveja. Não ser agradecidos a Deus e aos nossos pais pelas coisas que possuímos. Desprezar e não ajudar as pessoas necessitadas. Cobiçar os bens alheios. Ser egoísta, querer tudo para mim. A inveja, que nos faz ficar tristes ante o bem ou o êxito dos outros. O consumismo, quer dizer, ter por ter; ansiando sempre mais.

28 Senhor, quantas coisas boas nos dás cada dia. E quantas vezes me esqueço eu de agradecer essas coisas boas que me concedes. Perdoa-me, Senhor. Quero ser agradecido. FIM


Carregar ppt "OS DEZ MANDAMENTOS SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO VII NÃO NÃO ROUBAR ROUBAR XNÃO COBIÇAR OS BENS ALHEIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google