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Teologia Fundamental Revelação primitiva

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Apresentação em tema: "Teologia Fundamental Revelação primitiva"— Transcrição da apresentação:

0 Aula 4 Etapas da Revelação
Teologia Fundamental Aula 4 Etapas da Revelação

1 Teologia Fundamental Revelação primitiva
Deus deu-se a conhecer aos nossos primeiros pais. Revestiu-os de graça e justiça, e convidou-os a viver em íntima comunhão com Ele. Depois da queda, Deus fez a Adão e a Eva uma promessa de redenção. Deus decide salvar a humanidade, e fá-lo através de uma série de etapas. A Revelação primitiva é continuada na aliança com Noé depois do dilúvio.

2 Teologia Fundamental A Bíblia refere-se a diversas pessoas que são testemunhas do Deus vivo: Abel o justo, Noé, Melquisedec, etc.. Nos escritos tardios do AT encontram-se múltiplas considerações sobre a possibilidade de conhecer Deus através da criação e sobre a insensatez de O rejeitar. Sab 13, 4-5: “São vãos por natureza todos os homens em que haja desconhecimento de Deus, e que, a partir das coisas visíveis, são incapazes de ver Aquele que é, nem pela consideração das obras viram o artífice”.

3 Teologia Fundamental A acção histórica Deus não quis revelar-se aos humanos somente de modo individual, mas ao homem como ser social e histórico. Além da história universal de Deus com os homens, há uma historia especial da Revelação divina: em tempos e lugares concretos, Deus deu-se a conhecer de um modo novo e sobrenatural a determinadas pessoas, às quais conferiu a missão de anunciar a sua palavra publicamente aos demais homens. Esta história especial de Deus com os homens começa com a vida dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacob. Em tal história, Deus manifesta-se fazendo uma eleição imerecida, promete a posse de uma terra maravilhosa. Todavia faltam normas legais e de culto.

4 Teologia Fundamental Com Moisés, Deus constitui Israel como
seu povo libertando-o da escravidão. Dá a este povo indicações éticas e sociais, os dez mandamentos. O Deus de Israel é um Deus vivo, que vê a miséria do homem e escuta os seus clamores. É um Deus que tem compaixão dos que sofrem, um Deus que liberta e guia, que intervém na história. É um Deus de esperança.

5 Teologia Fundamental Com frequência Israel abandona o único Deus vivo e esquece-se do preceito fundamental da sua lei, para adorar os ídolos dos povos vizinhos. Nessas situações, Deus faz surgir homens e mulheres, para ajudar o seu povo. Deus chama os profetas: recebem de Deus o encargo de fazer que o povo volte à obe- diência e à justiça, e, na época do exílio, de lhe dar ânimo e consolá-lo. Por causa da desobediência e injustiça do povo, Deus ameaça-o com um castigo. A sentença converte-se em realidade com a queda do reino do Norte em 722, e a do reino do Sul com o exílio babilónico em 587.

6 Teologia Fundamental Através das diversas etapas da história
sagrada, Deus preparou o seu povo para a Revelação definitiva em Jesus Cristo. Ele é o cumprimento das pro- messas do Antigo Testamento. A pregação de Jesus acerca de Deus tem um novo acento. Conteúdo desta pregação: o Reino de Deus esperado no AT está nas suas palavras, obras e na sua própria Pessoa; a Mensagem de Jesus sobre Deus é de alegria, sobretudo para os pecadores, para que se convertam e sigam a sua chamada; Deus é amor sem limites.

7 Teologia Fundamental Jesus Cristo falou de Deus de modo inteiramente único. A relação de Jesus com o Pai é diferente da que mantemos nós (“meu Pai, vosso Pai”). Jesus está por cima de Moisés e dos profetas, da Lei e do Templo. É o Filho único do Pai, o Verbo divino. É o Filho eterno enviado ao mundo. Em Jesus, Deus não se contentou com intervir na história humana com obras e palavras, mas Ele mesmo se tornou presente. “Em diversos momentos e de muitos modos falou Deus no passado aos nossos pais por meio dos profetas. Nestes últimos dias falou-nos por meio do seu Filho” (Heb 1, 1-2).

8 Teologia Fundamental No NT, Deus manifesta-se-nos como Pai, Filho e Espírito Santo. Cristo vive e actua em constante referência ao Pai. Deus Pai fala eternamente de toda a abun- dância do ser e da vida numa Palavra pessoal, o Verbo, seu Filho. Na plenitude dos tempos, enviou esta Palavra até nós para nossa salva- ção. Cristo, o Filho de Deus feito homem, é “a Palavra única, perfeita e insuperável” (CIC, 65), com a qual, desde a eternidade, se expressa o Pai. N’Ele, Deus comunicou-nos todo o seu mistério, entregou-se-nos completamente. Não haverá outra palavra além desta.

9 Teologia Fundamental A redenção não é um negócio jurídico frio,
segundo o qual se deva realizar um sacrifício para acalmar uma majestade ofendida. Deus Pai reconcilia os homens consigo no seu próprio Filho. É Ele que dá aos homens uma nova vida e lhes oferece a sua graça. Por ela somos feitos participantes da nature- za divina: somos realmente filhos do Pai no Filho. Chamamos-lhe, por isso, “Abba”. A redenção é a história do amor de Deus pelo homem, do amor do Pai unido com o Filho no Espírito Santo, uma história que supera em muito a capacidade do entendimento humano.

10 Teologia Fundamental Morte e Ressurreição
Desde a morte e Ressurreição de Jesus Cristo sabemos quem é Deus: o que se dirige ao débil e desamparado, quebra os laços do pecado, dá a vida. A morte de Cristo é um dos mistérios conti- dos nos planos divinos. O Pai não condena a morte, antes salva, resgata, inclusive glorifica na morte. O que era condenação e vergonha, Deus converteu-o em entrada na glória. O acto próprio de Deus é a Ressurreição. A Ressurreição é obra da Trindade e, portanto, também Cristo ressuscita pela sua própria virtude.

11 Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação
Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


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