A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO Ah! O locutor! Tem cada um que parece dois como dizia o “Edmundo” que não era Edmundo coisa nenhuma: havia um sucesso da época,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO Ah! O locutor! Tem cada um que parece dois como dizia o “Edmundo” que não era Edmundo coisa nenhuma: havia um sucesso da época,"— Transcrição da apresentação:

1

2 COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO Ah! O locutor! Tem cada um que parece dois como dizia o “Edmundo” que não era Edmundo coisa nenhuma: havia um sucesso da época, a versão brasileira, bem brasileira do IN THE MOOD – “Edmundo não sabe bem o que faz...”. E o apelido do rapaz era esse, na Rádio Colombo de Curitiba. Fazia tudo às avessas. Era o exemplo da comunicação mal feita ou para público diferente. Locutor existe que diz uma coisa que quer dizer outra e para público diverso usa a mesma linguagem. Às vezes, fala muito e complica a compreensão, adjetivando tudo o que encontra pela frente, colocando frases no meio da outra frase, o escambau, às vezes fala pouco e não se faz entender. Ilustra bem o que eu quero dizer esta da Internet: Depois dos terremotos ocorridos na Europa, o Governo Brasileiro resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, que cobre todo o país. O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país. Assim, enviou um telegrama à Rádio do local e ao Alto Falante que era mais ouvido, endereçado à Polícia e, ao mesmo tempo, aos cidadãos de Icó, uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará. Dizia a mensagem: Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência. Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

3 HOJE, É uma simples notícia. AMANHÃ, Será História. É o destaque do trabalho do Rádio na dinâmica do mundo! O RÁDIO, Desde o seu surgimento, É a testemunha viva e atuante em todas as condições! Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas e todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Só tem uma coisa: aqui tem um locutorzinho de merda na Rádio que anda dizendo bobagens sobre a gente, dizendo que o Epicentro é pessoa de bem que não merecia ser trancafiado e que o movimento das putas era só com as cadeiras. Não sei se apago ele ou coloco uma bomba no transmissor deles... Não respondemos antes porque houve um terremoto da porra aqui... (- Mentira, Terta...? - Verdade!).

4 No livro são citados centenas de radialistas de grande parte do Brasil e as grandes gafes cometidas no dia-a-dia do Rádio. Peça o seu exemplar pelo E-mail do autor: donatoramos@uol.com.br


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO Ah! O locutor! Tem cada um que parece dois como dizia o “Edmundo” que não era Edmundo coisa nenhuma: havia um sucesso da época,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google