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MODALIDADES  Auto-avaliação – CPA ( diretrizes e roteiro da CONAES).  Avaliações externas – Comissões do INEP (padrões de qualidade expressos nos instrumentos.

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1 MODALIDADES  Auto-avaliação – CPA ( diretrizes e roteiro da CONAES).  Avaliações externas – Comissões do INEP (padrões de qualidade expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios da auto-avaliação. VISÃO MULTIDIMENSIONAL Naturezas formativa e de regulação – globalidade SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR

2 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DE CURSOS Avaliar – atribuir valor, dar valia a alguma coisa (não neutralidade) ---- contexto histórico e social da IES Avaliação : 1.compromisso com a crítica 2.com a expressão do pensamento divergente 3.processo: importante foco da IES 4.processo dialógico: o vivido e o almejado 5.atividade política e técnica que requer competências dos atores sociais envolvidos no processo de construção coletiva

3 PRINCIPIOS NORTEADORES  GLOBALIDADE – avaliação de todos os elementos com compõem a IES.  COMPARABILIDADE – busca de uma padronização de conceitos e indicadores.  RESPEITO À IDENTIDADE DA IES e suas características próprias.  LEGITIMIDADE – adoção de metodologias e construção de indicadores capazes de conferir significado às informações que devem ser fidedignas.  RECONHECIMENTO, por todos os agentes, da legitimidade do processo.

4 CONCEITO DE PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) Importante instrumento teórico-metodológico que define as políticas para a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. Importante instrumento teórico-metodológico que define as políticas para a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. Mais que um documento burocrático que atende às exigências legais é a própria organização do trabalho acadêmico- administrativo da IES. Mais que um documento burocrático que atende às exigências legais é a própria organização do trabalho acadêmico- administrativo da IES. Princípios, finalidades, eixos norteadores constituem elementos de caráter político e filosófico que definem as condições de homem e de sociedade almejados e estabelecem o conjunto de valores que a instituição assume. Princípios, finalidades, eixos norteadores constituem elementos de caráter político e filosófico que definem as condições de homem e de sociedade almejados e estabelecem o conjunto de valores que a instituição assume.

5 CONCEITO DE PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) O PPI define o que se tem intenção de realizar no futuro – tem uma dimensão utópica, devendo transformar em real os princípios e práticas subjacentes a uma instituição. O processo de sua construção exige reflexão e debates entre os segmentos da comunidade universitária sobre:  A visão de mundo contemporâneo e o papel da ES em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica;  o ensino, a pesquisa e a extensão como componentes para a formação crítica do futuro profissional e cidadão;  a produção e a socialização dos conhecimentos na busca da articulação entre a situação real e a desejada dos diferentes atos operacionais e administrativos, conceituais e pedagógicos.

6 CONCEITO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Sua elaboração pelos envolvidos em cada curso, deve dialogar com o PPI, incorporando seus valores. É um documento de mesma dimensão do PPI e nele se pauta ainda que restrinja-se a um determinado curso. É a referência de todas as ações e decisões do curso. Cada projeto de curso, articulará a especificidade da(s) área(s) de conhecimento(s) no contexto da respectiva evolução histórica do campo de saber, estabelecendo, ao mesmo tempo, o espaço particular relacionado à sua história. A organização curricular, que prevê as ações pedagógicas regulares do curso, elemento fundamental de um Projeto Pedagógico, é hoje orientada por Diretrizes Curriculares Nacionais. Deste modo, define a identidade formativa nos âmbitos humano e profissional, concepções e orientações pedagógicas, matriz curricular e estrutura acadêmica de seu funcionamento.

7 CONCEITO DE PDI – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) É um instrumento de gestão sob a forma de planejamento flexível pautado em objetivos e metas para um período determinado. Sua elaboração deve ser de caráter coletivo e os referenciais são os resultados da avaliação institucional. Articula-se ao PPI como sua orientação e deve apresentar os seguintes eixos temáticos: perfil institucional; gestão institucional (organização administrativa,organização e gestão de pessoal, política de atendimento ao discente); organização acadêmica (organização didático-pedagógica, oferta de cursos e programas — presenciais e a distância); infra-estrutura ; aspectos financeiros e orçamentários e avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional.

8 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EXTERNA Matriz Orientadora  Eixo Estrutural : instrumentos que contemplem as dez dimensões do SINAES  Institucional : visão macro : políticas e seus desdobramentos  Curso : visão detalhada e especificidades dos cursos

9 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DE CURSOS DIMENSÕES : são agrupamentos de grandes traços ou características referentes aos aspectos institucionais sobre os quais se emite juízo de valor e que, em seu conjunto, expressam a totalidade da instituição. DIMENSÕES : são agrupamentos de grandes traços ou características referentes aos aspectos institucionais sobre os quais se emite juízo de valor e que, em seu conjunto, expressam a totalidade da instituição. CATEGORIAS : são subdivisões ou aspectos específicos que compõem uma dimensão e que, em conjunto, expressam a situação em que se encontra a instituição com relação a cada dimensão. CATEGORIAS : são subdivisões ou aspectos específicos que compõem uma dimensão e que, em conjunto, expressam a situação em que se encontra a instituição com relação a cada dimensão. GRUPO DE INDICADORES : é o conjunto de medidas e/ou evidências usadas para caracterizar o estado de categoria. GRUPO DE INDICADORES : é o conjunto de medidas e/ou evidências usadas para caracterizar o estado de categoria. INDICADORES : são evidências concretas dos grupos de indicadores (quantitativas ou qualitativas) relativas a cada um dos conjuntos de indicadores, que de uma forma simples ou complexa caracterizam a realidade dos múltiplos aspectos institucionais que retratam. INDICADORES : são evidências concretas dos grupos de indicadores (quantitativas ou qualitativas) relativas a cada um dos conjuntos de indicadores, que de uma forma simples ou complexa caracterizam a realidade dos múltiplos aspectos institucionais que retratam. CRITÉRIOS : são atributos ou qualidade dos indicadores que permitem avaliar uma categoria. CRITÉRIOS : são atributos ou qualidade dos indicadores que permitem avaliar uma categoria.

10 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1.1.Para a categoria Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI: 1.1.1.Aderência com a realidade institucional 1.1.2..Envolvimento do corpo social 1.1.3.Articulação entre o PDI e o PPI 1.1.4.Articulação do PDI com a gestão institucional e com a avaliação institucional 1.2.Para a categoria Projeto Pedagógico Institucional: 1.2.1.Ensino 1.2.2.Pesquisa 1.2.3.Extensão 1.3.Para a categoria Gestão institucional: 1.3.1.Administração institucional 1.3.2.Responsabilidade social 1.3.3.Estrutura de órgãos colegiados 1.4.Para a categoria Avaliação institucional: 1.4.1.Auto-Avaliação 1.4.2.Avaliações Externas 2.1.Para a categoria Corpo docente: 2.1.1.Perfil docente 2.1.2.Condições institucionais 2.1.3.Produtividade docente

11 2.2.Para a categoria Corpo discente e egressos: 2.2.1.Programa de apoio ao desenvolvimento acadêmico do discente 2.2.2.Condições institucionais 2.2.3.Egressos 2.3.Para a categoria Corpo técnico-administrativo: 2.3.1.Perfil técnico-administrativo 2.3.2.Condições institucionais 3.1.Para a categoria Instalações gerais: 3.1.1.Espaço físico 3.1.2.Equipamentos 3.1.3.Serviços 3.2.Para a categoria Biblioteca: 3.2.1.Espaço físico 3.2.2.Acervo 3.2.3.Serviços 3.3.Para a categoria Laboratórios e instalações específicas: 3.3.1.Espaço físico e equipamentos 3.3.2.Serviços

12 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Avaliação dos cursos de graduação Modalidades AvaliaçõesPeso Contexto Institucional30 ENADE20 Avaliação do curso50

13 Contexto institucional DimensõesPeso Condições Institucionais Auto-avaliação Dimensão 1 – Contexto Institucional Grupo de Indicadores 1.1.1 Coerência das ações projetadas no PDI com a realidade institucional 1.1.1.1 Articulação entre o PDI e a Gestão Institucional 1.1.1.2 Cumprimento do cronograma de implementação do PDI 1.1.1..3 Suporte financeiro para o cumprimento das ações propostas 1.1.2 Administração Institucional e Órgãos colegiados 1.1.2.1 Estrutura e funcionamento do sistema de registro acadêmico 1.1.2.2 Representatividade dos órgãos colegiados 1.1.3 Responsabilidade Social1.1.3.1 Responsabilidade social no Ensino 1.1.3.2 Responsabilidade social na Pesquisa 1.1.3.3 Responsabilidade social na Extensão

14 1.2 Corpo Social1.2.1 Corpo docente1.2.1.1 Titulação 1.2.1.2 Regime de Trabalho 1.2.1.3 Plano de carreira 1.2.1.4 Políticas de capacitação 1.2.1.5 Apoio à participação em eventos 1.2.1.6 Incentivo à formação/atualização pedagógica 1.2.1.7 Acompanhamento do trabalho docente 1.2.2 Corpo discente1.2.2.1 Programas de acompanhamento psicopedagógico 1.2.2.2 Programas de acompanhamento do desempenho acadêmico 1.2.2.3 Políticas de apoio à realização/participação em eventos científicos, culturais, técnicos e artísticos 1.2.2.4 Bolsas de estudos, acadêmicas ou de esporte 1.2.2.5 Meios de divulgação de trabalhos e produção 1.2.3 Corpo técnico- administrativo 1.2.3.1 Plano de carreira 1.2.3.2 Políticas de qualificação

15 1.3Infra-estrutura física e logística 1.3.1 Instalações gerais1.3.1.1 Instalações para o ensino 1.3.1.2 Instalações para os docentes 1.3.1.3 Instalações administrativas 1.3.1.4 Condições de acesso para portadores de necessidades especiais 1.3.1.5 Infra-estrutura de segurança 1.3.1.6 Salas de conferência/auditório 1.3.1.7 Políticas de expansão, manutenção e de conservação das instalações físicas 1.3.2 Equipamentos de informática e multimídia 1.3.2.1 Equipamentos de informática para docentes 1.3.2.2 Equipamentos de informática para discentes 1.3.2.3 Recursos audiovisuais e multimídia 1.3.2.4 Redes de comunicação (intranet e internet) 1.3.2.5 Políticas de atualização, de manutenção e de conservação dos equipamentos 1.3.3 Biblioteca 1.3.3.1 Instalações para o acervo 1.3.3.2 Instalações para estudos individuais 1.3.3.3 Instalações para estudos em grupo 1.3.3.4 Informatização 1.3.3.5 Base de dados 1.3.3.6 Multimídia 1.3.3.7 Políticas de aquisição, de expansão e de atualização 1.3.3.8 Horário de funcionamento 1.3.3.9 Modo de acesso ao acervo 1.3.3.10 Recursos humanos

16 Dimensão 2 – Auto-avaliação Categorias de Análise Grupo de IndicadoresIndicadores 2.1 Concepção e resultados 2.1.1 Programa2.1.1.1 Concepção 2.1.1.2 Atuação da CPA 2.1.1.3 Participação do corpo social 2.1.2 Metodologia e procedimentos 2.1.2.1 Metodologia do processo 2.1.2.2 Sistematização e análise de dados 2.1.3 Resultados2.1.3.1 Divulgação dos resultados 2.1.3.2 Incorporação dos resultados nas ações acadêmico- administrativas

17 Enade do Curso avaliado DimensõesPeso Exame Nacional de Desempenho do Estudante 100 Dimensão 1 – Exame Nacional de Desempenho do Estudante Categorias de Análise Grupo de Indicadores 1.1 Resultados obtidos do curso avaliado 1.1.2 Conceitos1.1.2.1 Conceito da última avaliação 1.1.2.2 Média de todas as participações, exceto a última 1.1.3 Utilização1.1.3.1 Planejamento em função dos resultados obtidos 1.1.3.2 Execução das ações planejadas

18 Avaliação de Curso DimensõesPeso Organização do curso 35 Corpo Social 35 Infra-estrutura específica 30 Dimensão 1 – Organização do curso Categorias de Análise Grupo de Indicadores 1.1 Administração acadêmica 1.1.1 Coordenação do curso Atuação do coordenado fFormação acadêmica do coordenador Eefetiva dedicação à administração e à condução do curso Eexperiência profissional no magistério superior Eexperiência profissional fora do magistério superior 1.1.2 Colegiado de curso Pparticipação do coordenador, dos docentes e discentes em colegiado de curso ou equivalente Aatuação do colegiado de curso

19 1.2 Projeto pedagógico do curso - PPC 1.2.1 Concepção do curso Articulação do PPC com o Projeto Pedagógico Institucional - PPI Objetivos do curso Perfil do egresso 1.2.2 Currículo Coerência do currículo com os objetivos do curso Coerência do currículo com o perfil desejado do egresso Coerência do currículo face às diretrizes curriculares nacionais Adequação da metodologia de ensino à concepção do curso Inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo Dimensionamento da carga horária das disciplinas Adequação e atualização das ementas e programas das disciplinas Adequação, atualização e relevância da bibliografia Coerência da proposta curricular com os recursos humanos (docentes e técnicos) Coerência da proposta curricular com os recursos materiais específicos do curso (laboratórios e instalações específicas, equipamentos e materiais) 1.2.3 Avaliação Coerência do sistema de avaliação do processo ensino- aprendizagem com a concepção do curso Procedimentos de avaliação do processo de ensino- aprendizagem Auto-avaliação do curso

20 1.3 Atividades acadêmicas articuladas à formação 1.3.1 Prática profissional e/ou estágio 1.3.2 Trabalho de conclusão de curso Existência de mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do trabalho de conclusão de curso; Existência de estrutura de apoio para a execução de trabalhos de conclusão de curso; Existência de meio de divulgação de trabalhos de conclusão de curso; Relação aluno/professor na orientação de trabalho de conclusão de curso. 1.3.3 Atividades complementares Existência de mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento das atividades; Previsão de atividades no nível do ensino Previsão de atividades no nível da pesquisa Previsão de atividades no nível da extensão Oferta regular de atividades pela própria IES; Incentivo à realização de atividades fora da IES. Existência de mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento das atividades Forma de apresentação dos resultados parciais e finais Relação aluno/orientador Participação em atividades internas Participação em atividades externas Participação em atividades simuladas Abrangência das atividades (áreas de formação) Adequação da carga horária

21 Dimensão 2 – Corpo Social Categorias de Análise Grupo de IndicadoresIndicadores 2.1 Corpo Docente (coerência com o projeto do curso) 2.1.1 Perfil docente  2.1.2 Produtividade docente  Publicações  Produções científicas, técnicas, pedagógicas, culturais e artísticas. 2.1.3 Atuação nas atividades acadêmicas Dedicação ao curso Docentes com formação adequada às disciplinas que ministram Docentes com orientação de alunos (prática profissional e/ou estágio, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica ou práticas de investigação, monitoria, etc) Docentes com atuação na pós-graduação Docentes com atuação na pesquisa ou em outras atividades de produção do conhecimento Docentes com atuação em atividades de extensão 2. 2 Corpo discente e egressos 2.2.1 Atenção aos discentes 2.2.2 Participação dos discentes nas atividades acadêmicas Apoio à promoção de eventos internos Apoio à participação em eventos Mecanismos de nivelamento Participação dos alunos em atividades de prática profissional e/ou estágio Participação dos alunos em programas / projetos / atividades de iniciação científica ou em práticas de investigação Participação dos alunos em atividades de extensão Participação dos alunos em atividades articuladas com o setor produtivo ou de serviços ou em atividades fora da IES Participação dos alunos em atividades complementares Formação acadêmica Experiência profissional no magistério superior Experiência profissional fora do magistério superior

22 2. 2 Corpo discente e egressos 2.2.1 Atenção aos discentes 2.2.2 Participação dos discentes nas atividades acadêmicas 2.2.3 Atenção aos egressos  2.3 Corpo técnico- administrativo 2.3.1 Atuação no âmbito do curso  Adequação da formação profissional  Adequação da experiência profissional  Adequação da quantidade de profissionais às necessidades do curso Apoio à promoção de eventos internos Apoio à participação em eventos Mecanismos de nivelamento Participação dos alunos em atividades de prática profissional e/ou estágio Participação dos alunos em programas / projetos / atividades de iniciação científica ou em práticas de investigação Participação dos alunos em atividades de extensão Participação dos alunos em atividades articuladas com o setor produtivo ou de serviços ou em atividades fora da IES Participação dos alunos em atividades complementares Acompanhamento de egressos Utilização dos resultados do sistema de acompanhamento para introdução de ajustes e melhorias no curso Participação efetiva do egresso

23 Dimensão 3 – Infra-estrutura específica Categorias de Análise Grupo de Indicadores 3.1 Biblioteca3.1.1 Adequação do acervo à proposta do curso  3.2Instalações especiais laboratórios específicos 3.2.1 Cenários/Ambientes/laboratórios para a formação geral/básica/... Livros Periódicos Jornais e revistas Base de dados específica Tipos de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Quantidade de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Espaço físico (adequação as especificidades, dimensões, mobiliário, iluminação etc) Equipamentos Condições de uso dos equipamentos Condições de conservação das instalações Materiais Normas e procedimentos de segurança Equipamentos de segurança Atividades de ensino (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Serviços prestados (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Orientação de alunos Protocolos de experimentos Comitê de Ética em Pesquisa

24 3.2.2 Cenários/Ambientes/laborató rios para a formação profissionalizante/específica Tipos de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Quantidade de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Espaço físico (adequação as especificidades, dimensões, mobiliário, iluminação etc) Equipamentos Condições de uso dos equipamentos Condições de conservação das instalações Materiais Normas e procedimentos de segurança Equipamentos de segurança Atividades de ensino (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Serviços prestados (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Orientação de alunos Protocolos de experimentos Comitê de Ética em Pesquisa 3.2.3 Cenários/Ambientes específicos para a prática profissional e prestação de serviços à comunidade Tipos de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Quantidade de ambientes/laboratórios de acordo com a proposta do curso Espaço físico (adequação as especificidades, dimensões, mobiliário, iluminação etc) Equipamentos Condições de uso dos equipamentos Condições de conservação das instalações Materiais Normas e procedimentos de segurança Equipamentos de segurança Atividades de ensino (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Serviços prestados (planejamento, abrangência ou áreas de ensino atendidas, qualidade etc) Orientação de alunos Protocolos de experimentos Comitê de Ética em Pesquisa


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