A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação em Larga Escala Multidimensional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação em Larga Escala Multidimensional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação em Larga Escala Multidimensional
AVANÇOS E DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS Avaliação em Larga Escala Multidimensional Adilson Dalben 03 de Março de 2017.

2 Questões básicas na educação (e para a avaliação!):
O quê? Como? Por quê? Para quê? Para quem? Que sentido está fazendo? (já temos 20 anos de avaliação!)

3 O art. 205 da Constituição Federal Brasileira
estabelece que o direito à educação é assegurado quando são adquiridos os aprendizados necessários para se atingir “o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

4 Qual o sentido as avaliações fazem para os atores escolares?
A avaliação não representa o que faço! Como é possível usar um único indicador para representar um fenômeno tão complexo quanto é a Educação? ? Hoje, ensino mais para a prova do que para o aluno. Que outras aprendizagens são desenvolvidas na escola e não são captadas nas avaliações em larga escala ?

5 Respostas encontradas...
Relações interpessoais Cultura Esporte Aprendizagem política Responsabilidade Compromisso social Auto-organização Trabalho Criticidade Afetividade Solidariedade Ação Social PROFICIÊNCIA PORTUGUES E MATEMÁTICA Avaliação Criatividade Acesso e permanência Projeção Futuro Valores Satisfação com a escola Singularidade Trabalho Coletivo Participação Respeito à diversidade Aprendizagem ética

6 O processo de elaboração do instrumento (referência principal: Prof
O processo de elaboração do instrumento (referência principal: Prof. Pasquali) Quais são as outras aprendizagens que ocorrem na escola? DEFINIÇÃO CONSTITUTIVA (qualidade social e matriz de formação humana) Seleção das dimensões para DEFINIÇÃO OPERACIONAL Análise Fatorial Exploratória (base de dados coletada)

7 Grandes e significativos avanços:
Proposta do Prof. Tuffi: modelo que considera o valor agregado em um modelo multinível para estimar novas Metas do IDEB Proposta do Prof Chico Soares: modelo que estima por meio de integrais a distância da distribuição de proficiências entre escolas reais e uma distribuição referência, composta por países participantes do PISA Proposta por Dalben: modelo multinível com dados longitudinais para identificar fatores escolares e extraescolares que interferem na proficiência Mas todos continuam a usar: Como referência (variável resposta) apenas a proficiência Usam modelos matemáticos e estatísticos cada vez mais complexos Produzem números sem significado para aqueles que efetivamente “fazem” a Educação na ponta

8 Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Considera algumas das muitas dimensões da Qualidade Social da escola Resgata uma matriz da plena formação humana O processo também forma pesquisadores da própria rede Os papéis de avaliador e avaliado são sobrepostos Escolha da Análise Fatorial Exploratória (AFE) Dá a devolutiva para o professor, escola e Secretaria Municipal Faz mais sentido para os atores escolares Pode fornecer variáveis-resposta de outra natureza Torna o ranqueamento impraticável!

9 Representação Gráfica do Resultado
Legenda: PP- Práticas Pedagógicas TC - Trabalho Coletivo AP - Acesso e Permanência PA - Participação REC - Relação Escola-Comunidade CAT - Compromisso com a Aprendizagem de Todos PM5 - Média das proficiências LP e Mat da Prova Brasil de 2013 no 5º ano PM9 - Média das proficiências LP e Mat da Prova Brasil de 2013 no 9º ano

10 QUALIDADE SOCIAL - DIMENSÕES MEDIDAS NO PROJETO OBEDUC
RELATÓRIO QUANTITATIVO Os resultados são apresentados em quatro partes: Parte I - dados de sua escola referentes ao ano de 2015, obtidos do Sistema Integre Parte II - perfil dos respondentes de sua escola e da rede municipal de Campinas Parte III – resultados das dimensões da qualidade social analisadas quantitativamente Parte IV – resultados de sua escola e da rede municipal de Campinas encontrados em cada um dos itens da matriz multidimensional. RELATÓRIO QUANTITATIVO DE UMA ESCOLA FICTÍCIA

11 Finalizando... Retomar os estudos de eficácia escolar para finalidade pedagógica e não meramente econômica.


Carregar ppt "Avaliação em Larga Escala Multidimensional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google