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Polliana Érika Araújo de MORAIS Juciano de Sousa LACERDA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN AS REDES SOCIAIS E SUA APROPRIAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO.

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1 Polliana Érika Araújo de MORAIS Juciano de Sousa LACERDA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN AS REDES SOCIAIS E SUA APROPRIAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO LOCAL E ALTERNATIVA NO RN

2 INTRODUÇÃO  Este artigo pretende mostrar como se manifestam as apropriações de comunicação local e alternativa no Rio Grande do Norte através do uso de redes sociais. Para isso, analisamos as relações de interação em comunidades virtuais do Orkut. Este trabalho é parte do projeto de Ação Acadêmica Associada (ensino, pesquisa e extensão) “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN”.

3 METODOLOGIA  A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo parte do estudo e análise dos conceitos de Redes Sociais, Mídias Sociais, Comunicação Alternativa e Comunicação Local para determinar se há manifestações nesse sentido em comunidades virtuais do Orkut. Para isso, utilizamos conceitos de Raquel Recuero, Alex Primo, Cicília Peruzzo, Cláudio Torres, Juliano Spyer, entre outros. Também analisamos as comunidades virtuais “Felipe Camarão – Natal/RN” e “RN Política”.

4 REDES SOCIAIS: MÍDIAS GLOBAIS, AÇÕES LOCAIS  Redes Sociais São formadas por dois elementos principais, segundo definição de Raquel Recuero (2009): - Atores (pessoas, instituições ou grupos); - Conexões. Redes sociais são os laços sociais que constituem um grupo.

5 REDES E LAÇOS SOCIAIS A ampliação dos laços sociais determina o tipo de rede social em que estamos inseridos, que pode ser feita de: a) Conexões (links); b) Interação (conversação mediada por computador); c) Conexão e Interação. Os tipos de relações estabelecidas na rede podem resultar em laços sociais fortes ou fracos.

6 REDE SOCIAL E SITES DE REDES SOCIAIS As redes sociais muitas vezes são confundidas com os chamados sites de redes sociais. No entando, esses sites (ex. Orkut, Facebook, Twitter, Flickr etc) são suportes informáticos utilizados para expressar uma rede social.

7 WEB 2.0 E MÍDIAS SOCIAIS Temos, então: - Participação dos usuários, interação; - Desconstrução do conceito de propriedade; - Busca por fontes alternativas de conteúdo; - Questionamento do papel dos grandes veículos de comunicação. Dentro desse contexto, surgem as mídias sociais. A web 2.0 modificou a forma de produção e consumo de informação. Com a consolidação das tecnologias digitais, a fácil disseminação de conteúdos informativos na sociedade colocou o usuário também na condição de produtor de informação. A partir disso, gera-se uma "crise" nos meios tradicionais de comunicação de massa.

8 MÍDIAS DIGITAIS SOCIAIS  Serviços de Buscas : Yahoo! e Google são considerados os sites mais acessados da web em janeiro de 2008;  Blogs: Ferramentas colocaram a rede a serviço da expressão de novas vozes e também se transformaram em modelos de negócio, através de grupos jornalísticos como a Folha de S. Paulo ou a Globo. Ex: Noblat, Josias, Interney. A partir disso, as Mídias Sociais são: sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação. Elas recebem esse nome porque são sociais, ou seja, são livres e abertas à colaboração e interação de todos, e porque são mídias, ou seja, meios de transmissão de informação e conteúdo. (TORRES, 2009)

9 REDES SOCIAIS E MÍDIAS SOCIAIS Redes Sociais podem ser mídias sociais, mas nem sempre o inverso acontece. As mídias sociais são veículos, meios de comunicação formados por pessoas, mas nem sempre constitui-se como rede social. Redes Sociais = relacionamento Mídias Sociais = compartilhamento E quando as redes sociais podem ser consideradas mídias sociais? Quando relacionamento, geração de conteúdo e compartilhamento podem ser feitos dentro de uma mesma plataforma. Como a maioria das redes sociais são ambientes propícios a isso, elas são consideradas, também, mídias sociais.

10 COMUNIDADES VIRTUAIS E GLOCALIZAÇÃO Nos espaços de redes sociais, as comunidades virtuais podem assumir caráter global e local ao mesmo tempo. As comunidades virtuais são grupos sociais preocupados com a manutenção dos laços sociais através do ciberespaço. A motivação para a construção dessas comunidades é a troca de experiências em comum sem preocupação com o limite geográfico. O novo limite geográfico é o ciberespaço. Desse modo, as comunidades virtuais assumem o aspecto global. Quando a interação dentro da comunidade virtual permite a troca de informação, conhecimento e costumes, há influência do local no global, não apenas o inverso. Glocalização é a tentativa de colocar o global e o local num mesmo patamar de influência mútua.

11 REGIONALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS  A regionalização das redes sociais ocorre quando há interesses em trazer os laços sociais constituídos online para o meio offline.  Como suportes globais à comunidade, as redes sociais são apropriadas pelos usuários para conexão local, ou seja, para a glocalização das redes sociais.

12 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E COMUNIDADES VIRTUAIS DO ORKUT Segundo Perruzzo (2009), a comunicação alternativa pretende ser uma opção como canal de expressão e de conteúdos infocomunicativos em comparação à grande mídia comercial e à mídia pública de tendência conservadora. A partir disso, analisamos as comunidades virtuais do Orkut Felipe Camarão – Natal/RN e RN Política.

13 FELIPE CAMARÃO – NATAL/RN -Fundação: 24 de julho de 2005 -Total de membros: 574 -55 tópicos de discussão* -169 mensagens* *Até o dia 06 de maio de 2010.

14 RN POLÍTICA -Fundação: 26 de julho de 2004 -Total de membros: 1.815 -4.861 tópicos de discussão* -5.165 mensagens só em 2010* *Até o dia 06 de maio de 2010.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com este artigo, tentamos identificar como se manifestam as apropriações das redes sociais para comunicação local e alternativa no Rio Grande do Norte. Para isso, foram analisadas comunidades virtuais no Orkut. Verificamos, então, que nem sempre uma comunidade é capaz de atingir seu objetivo dentro da rede, sendo apenas um ambiente propício à associação e não interação, característica essencial de uma rede social. No entanto, há comunidades que conseguem desempenhar bem seu papel, sempre buscando a manutenção dos laços sociais em rede. Tudo depende da disposição dos atores que formam a comunidade.

16 OBRIGADA! Polliana Araújo Twitter: @pollibud Blog: neobudega.wordpress.com E-mail: polliana_araujo@hotmail.com Me adiciona: meadiciona.com/pollianaaraujo


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