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D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.

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Apresentação em tema: "D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s."— Transcrição da apresentação:

1 D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s

2 Análise e resumo da Obra A obra conta a história de Bentinho, um homem que sofre devido ao grande ciúme que sente por sua esposa,Capitu.Este ciúme faz com que Bentinho acredite que Capitu o traiu com seu amigo, Escobar. Durante a obra, Bentinho nos coloca a diante de situações para que ele prove que Capitu realmente o traiu, porém, essas situações e cenas são muito tendenciosas pois o narrador é levado principalmente pelo ciúme.

3 Análise e resumo da Obra É dividida em três partes: na primeira parte temos a infância e uma parte da adolescência de Bentinho. Na segunda, mostra o seminário e o ciúme que bentinho sente por Capitu, mostram também o casamento de Escobar e Sancha e a saída do seminário. Já a terceira parte mostra a relação de Capitu e Bentinho e a morte de Ezequiel. Nos dois últimos capítulos, temos uma “explicação final”,que fecham a obra como um círculo.

4 Dom Casmurro “ Dom Casmurro é de 1900. É uma obra - prima e, sob todos os aspectos, o mais cruel dos romances do autor – cruelmente ambíguo. Discute-se até hoje porque Machado transformou em instigante suspeita de infidelidade aquelas cenas idílicas entre Bentinho e Capitu, ocorridas numa infância essencialmente brasileira, com o nome de ambos escrito no quintal, ou quando Bentinho chega à surpresa do primeiro beijo, amorosamente penteando os cabelos de Capitu. Mas a vida é infiel, como infiel teria que ser Capitu; Capitu é a imagem da vida. ” Professor Paulo Monteiro

5 Estrutura da Obra ● Dom Casmurro é dividido em 148 capítulos. Ação: ● Predomina o elemento psicológico ● A narrativa é digressiva, ou seja, interrompida todo o tempo por fugas de linearidade para acrescentar pensamentos ou lembranças fragmentadas do narrador

6 Estrutura da Obra Foco narrativo : ● Narrado em primeira pessoa, por Bento Santiago, que escreve a história de sua vida; ● Dessa forma o romance funciona como uma pseudo-biografia. Espaço : ● A obra se passa no Rio de Janeiro, por diversos bairros e ruas, desde o Engenho Novo até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância e conheceu Capitu. ● É interessante ressaltar que as duas casas são muito semelhantes.

7 Retrato fiel da vida, observada em seus aspectos sociais e psicológicos. Busca da explicação do mundo concreto. Postura documental, experimental, analítica que leva: - à interpretação pessimista do mundo e do homem - ou à atitude de buscar modificar a realidade. Realismo - Características

8 Objetividade – controle da razão sobre a emoção. Análise do cotidiano: - o casamento por interesse - o adultério - o lucro desejado - os problemas familiares Ironia e paródia – formas de analisar o real. Realismo - Características

9 Machado de Assis: o autor Nasceu dia 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro Morreu dia 29 de setembro de 1908 no Rio de Janeiro Origem humilde, mulato e epilético. Estudou apenas o primário. Trabalhou como tipógrafo, revisor, redator e colaborador de jornais e em revistas. Iniciou sua produção intelectual com a crônica, a poesia e o teatro.

10 Seus romances o consagraram como um dos maiores autores da Língua Portuguesa. Fundador da Academia Brasileira de Letras, também chamada de Casa de Machado de Assis. Dono de um estilo em que há: aspectos clássicos: clareza, equilíbrio, harmonia aspectos de vanguardas contemporâneas: humor, inclusão do leitor na narrativa Machado de Assis: o autor

11 Machado de Assis: Suas Obras Conjunto da obra dividido em duas fases muito diferentes: Fase romântica, 1864/1878 marcada por: - - Conformismo com os valores da época - - Esquematismo psicológico - - Uso de lugares- comuns Obras: Crisálidas, Contos Fluminenses, Ressurreição, Histórias da meia-noite, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia. Nesta fase, Machado escreveu peças de teatro, também, crônicas, crítica literária e poesia romântica

12 Machado de Assis: Suas Obras Fase madura ou realista, 1880/1908 marcada por: - - Destruição da narrativa linear - - Análise psicológica - - Técnica do desmascaramento (aparência x essência) - - Análise dos valores sociais - - Pessimismo machadiano - - Humor irônico - - Perfeição expressiva Obras: Memórias póstumas de Brás Cubas, Papéis avulsos, Histórias sem data, Quincas Borba, Várias Histórias, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires e poesia parnasiana.

13 Machado de Assis: Suas Obras Suas Obras eram de difícil classificação, pois : - incorpora traços do Realismo / Naturalismo - supera estilos e modas - possui características próprias Visão de mundo: - pessimismo - humor / ironia - denúncia da hipocrisia e do egoísmo

14 Personagens - Homens e mulheres comuns, dotados de sentimentos contraditórios, complexos, como qualquer pessoa. - É difícil classificá-las como boas ou más. - O autor penetra na consciência das personagens ( maior importância dada ao mundo interior, e não ao exterior) denunciando, muitas vezes: * o apego ao material * a postura egoísta * a vaidade * o medo da opinião dos pares da sociedade * a dissimulação ( forte marca de personagens femininas, a exemplo de Capitu, em Dom Casmurro ). Machado de Assis: Suas Obras

15 O narrador: - 1ª pessoa : personagem narrador : Bentinho. - Desejo de unir as duas pontas da vida: “a velhice e a adolescência”. - Escrever sobre a própria história foi o meio encontrado pelo narrador de fugir: * da própria solidão * da angústia da dúvida * da incapacidade de fugir de si mesmo, tentando escrever sobre política, filosofia... - O narrador não sustenta os determinismos que comprovem e/ou justifiquem o adultério de Capitu. - Constrói uma “teia” de indícios e contraprovas, deixando ao leitor a função de resolver a problemática da obra. Dom Casmurro

16 Capitu – O Centro do Enigma - A construção do enredo se dá com base em fatos ou marcas lingüísticas que revelam e negam possibilidades. - Nesse grande enigma, que é Dom Casmurro, Capitu está no centro, cercada por personagens masculinos: Bentinho, Escobar, Ezequiel. - Na relação entre eles, paira uma dúvida que não é sanada pelo autor. - Os indícios do adultério de Capitu estão no livro, assim como as marcas que negam o mesmo. Dom Casmurro

17 Capitu “Olhos de ressaca” Dissimulada Oblíqua

18 Indeciso “Carola” Inseguro Dom Casmurro Bentinho

19 Escobar “Olhos fugitivos” “ Não falava claro, nem fitava de rosto” Freqüentes visitas a Capitu Bonito Dom Casmurro

20 Ezequiel Diferente dos pais Semelhança com Escobar Forte Dom Casmurro

21 Trechos Para Analisar TRECHO 1 “Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...” ANÁLISE 1 Nesse trecho, Machado lança uma dúvida. De um lado, a visão do narrador condiciona a opinião do leitor quando diz, por exemplo, que Capitu “vencia a si mesma”, dando a entender que ela seria dissimulada. No entanto, o leitor atento percebe que Bento também chorou pouco; por outro lado, temos a situação em que Capitu, ao se ver livre do olhar de todos, parece se despedir de seu amado. Não se pode confiar no narrador, seu relato é revestido de ódio e ressentimento, e não podemos, nós, leitores, confiar nos próprios olhos.

22 Trechos Para Analizar TRECHO 2 “Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios.” ANÁLISE 2 A bela e estonteante metáfora dos “olhos de ressaca” ressalta o poder sedutor de Capitu, que traga Bentinho como areia movediça. Os olhos dão também a idéia metonímica do que Capitu vai representar para o narrador. O poder avassalador que a pequena terá sobre o homem, conduzindo- o de acordo com os interesses dela.


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