A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Argentina Giovanna Matera Amaralnº 10 Maria Clara Peregrina Audenº 15 8º Ano A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Argentina Giovanna Matera Amaralnº 10 Maria Clara Peregrina Audenº 15 8º Ano A."— Transcrição da apresentação:

1 Argentina Giovanna Matera Amaralnº 10 Maria Clara Peregrina Audenº 15 8º Ano A

2 Clima:  Norte: Possui um clima subtropical quente e húmido, com chuvas durante todo o ano. A melhor época para visitar são os meses de inverno que são relativamente mais secos e menos quente entre Julho e Setembro.  Centro: Possui um clima temperado, mas pode ser quente e húmido no verão e frio no inverno. Os verões são quentes com temperaturas máximas de 28°/29° C e mínima de 16°/17° C em Janeiro. Os invernos são relativamente suaves com temperaturas máximas de 17° a 20° C e as mínimas de 4° a 7° C em Julho.

3 A parte ocidental da Argentina é ocupada principal pela cordilheira andina, que conta várias cimeiras importantes, entre as quais Aconcágua, vulcão que culmina à 6.960 m (mais elevada cimeira do continente americano) e Tupungato (6 800 m). Outro maciço montanhoso do país é a serra Córdoba, ao centro do país; o seu ponto culminante é o Champaquí (2 850 m). O leste dos Andes, da fronteira do Paraguai ao rio o Colorado, as planícies e as bandejas ocupam o essencial do território argentino (1 000.000 de km2). Relevo:

4 Vegetação: Belas paisagens acabam por se formar no território argentino devido a essa grande variação com relação às espécies e tipos de matas. Nos locais onde o clima é mais úmido e quente predominam as florestas subtropicais, com vegetação composta por ervas, bambus, pinheiros, cedros, ipês, cipós e samambaias. Também podem ser encontradas vegetações parecidas com nosso cerrado, onde a presença de palmeiras e gramíneas são mais comuns. Existem também as espécies adaptadas para regiões mais secas, plantas estas que ficam localizadas na região leste da Argentina.

5 Hidrografia: Cuenca del Plata: Esta bacia é a mais importante da Argentina e pertence a rios cuja nascente se encontra fora do território nacional e, ao mesmo tempo, representam um canal para a Argentina, Paraguai e Brasil. Além disso, a Bacia da Prata coleta a água dos rios que descem da Puna, o Sistema Subandino, Precordillera e andando pelas planícies do Pampa e Chaco e toda a Mesopotâmia. Os principais rios que compõem a bacia são:  Rio Paraná: nascido no Brasil.  Rio Uruguai: nascido no Brasil.  Rio Da Plata: estende-se a partir da junção do Paraná e Uruguai a uma linha imaginária que une Cabo San Antônio (Argentina) a Punta del Este (Uruguai).  Rio Iguaçú: tem grande importância para o seu potencial hidrelétrico.  Rio Preto: o rio mais importante da Patagônia.  Rio Chubut: nascido nos Andes.

6 Hidrografia:

7 A população da Argentina é de aproximadamente 40.301.927 (estimativa de Julho 2007). A metade da população vive na província de Buenos Aires (pampas) e na Capital Federal, sendo essa a região de maior concentração populacional do país. A região de menor concentração é a Patagônia. A recente crise argentina diminuiu o número de pessoas de classe média e consequentemente aumentou o número da população de classe baixa. O crescimento demográfico estimado para 2007 foi de 0,938%. A taxa de fertilidade é de 2,13 filhos a cada mulher. A taxa de mortalidade infantil é de 14 mortes a cada mil nascimentos. A expectativa de vida média dos argentinos é de 76 anos (homens 72, mulheres 80). A taxa de mortalidade é de 7,55 mortes a cada 1.000 habitantes. População:

8 Setor Primário O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Setor Secundário É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países. Setor Terciário É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Economia:

9 O Tango desenvolveu-se principalmente na cidade de Buenos Aires em finais do século XIX e nos últimos anos renasceu não somente como atração turística, tendo-se tornado também mais popular no país, sobretudo a dança. A gastronomia argentina destaca-se por um ingrediente especial em quase todos os seus pratos: a carne. As "parrillas" são os restaurantes típicos em que se serve carne grelhada e outros pratos característicos da culinária argentina. Alguns pratos típicos da Argentina são os seguintes: as carnes grelhadas, o "mate" (infusão de erva- mate), os "alfajores" (especialidade pasteleira), as "empanadas" (empadas), o "dulce de leche" (doce de leite caramelizado), o bife à milanesa, o "locro" (feijoada) e as "picadas" (entradas compostas por diversos tipos de carnes frias e queijos acompanhado de pão). No interior do país, a música popular é o folclore, o qual compreende uma grande variedade de danças e ritmos diferentes como os seguintes: "Gato", "Chamamé", "Zamba", "Chacarera", "Malambo", etc. As festas folclóricas mais importantes do país são o Festival de Cosquín e o de Jesus Maria, ambos na Província de Córdoba. Cultura:

10 Ela ordena a separação de poderes em Executivo, legislativo e judicial, a nível nacional e provincial. Cada província contém sua própria constituição, com a estrutura da constituição nacional. O presidente e vice-presidente da Argentina são eleitos diretamente para mandatos de quatro anos. A Constituição concede ao presidente um poder considerável, incluindo o poder de nomear ministros, a autoridade para aprovar leis por decreto presidencial em condições de "urgência e necessidade" e da linha de veto. Em menos de um mês na presidência da Argentina, Mauricio Macri promoveu uma mudança radical em vários pilares que sustentaram a política econômica em 12 anos de kirchnerismo, especialmente na última etapa do Governo de Cristina Kirchner. Depois de anos de crescente intervenção do Estado, a maioria das mudanças de Macri antecipa uma política mais amistosa em relação ao mercado. Fim do controle cambial. A medida mais chamativa de Macri após assumir a presidência argentina foi a eliminação do cepo (controle) no câmbio entre pesos e dólares. Desde 2011, tanto particulares como empresas só podiam comprar divisas de maneira legal a conta-gotas, porque o Governo de Cristina Kirchner impôs os controles de capitais como alternativa a uma desvalorização do peso. Com a intenção de estimular a atividade econômica, o investimento e o emprego privado, Macri eliminou essas limitações uma semana depois de tomar posse, em 10 de dezembro. A decisão provocou uma desvalorização do peso, que voltou ao nível que tinha em 2013 Política:


Carregar ppt "Argentina Giovanna Matera Amaralnº 10 Maria Clara Peregrina Audenº 15 8º Ano A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google