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Comercialização e Cooperativismo Eliana Medeiro do Carmo Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru – COOMAPEM Cooperativismo e Comercialização.

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1 Comercialização e Cooperativismo Eliana Medeiro do Carmo Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru – COOMAPEM Cooperativismo e Comercialização

2 COOPERATIVISMO COOPERATIVISMO As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças. Os Pioneiros de Rochdale

3 Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma. cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É uma cultura baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva. No Brasil o movimento surgiu com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no Brasil, em Ouro Preto (MG), no ano de 1889, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. COOPERATIVISMO NO BRASIL COOPERATIVISMO NO BRASIL

4 COOMAPEM É uma cooperativa agropecuária, fundada em 07 de Setembro de 1963 (53 Anos), Por 84 Juticultores, sendo a primeira cooperativa do estado do Amazonas, registrada no sistema OCB. 1º Presidente: Genézio Camilo de Lima. Objetivo: Trabalhar pela melhoria das condições de vidas dos produtores de juta e malva e pequenos produtores rurais do município de Manacapuru e outros. Atualmente o quadro social é composto por 232 cooperados. Atual presidente: Eliana Medeiro, a primeira mulher a conquistar a presidência.

5 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS Fibras Naturais de Juta e Malva Fruticultura

6 PROCESSO DA COMERCIALIZAÇÃO DE FIBRA NATURAL financiamentos para compra das sementes. Venda das sementes aos cooperados. Comercialização das fibras com os cooperados. Comercialização ao mercado.

7 COMERCIALIZAÇÃO DA SEMENTE COMERCIALIZAÇÃO DA SEMENTE A logística é a maior dificuldade enfrentada

8 COMERCIALIZAÇÃO DA FIBRA COM OS COOPERADOS A logística é feita através de transportes fluviais

9 COMERCIALIZAÇÃO COM O MERCADO As fibras naturais depois de passar pelo processo de classificação e prensagem é vendida para as indústrias têxteis e tecelagem.

10 PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

11 A comercialização é feita através do Programa do Governo Estadual para Merenda escolar Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Governo Federal Feiras Regionais COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTICULTURA

12 PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

13 CONTATOS: Eliana Medeiro do Carmo eliana@coomapem.coop.br +55 (92) 99185-2783


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