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REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.

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1 REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de Almeida Greisse Moser Badalotti Edimilson Bay Elton Giovani Gretter Neli Megliori Sabadin Pedro Sidnei Zanchett Simone Cristina Alésio

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4 O estudo foi fundamentado na Teoria de Representações Sociais, tomando como base os conceitos de Serge Moscovici.

5 As representações se modificam frente às ameaças. Sofrem modificações para adequar-se a todas as instancias possíveis; As representações sociais são concebidas parcialmente pelas pessoas ou pela coletividade, como se fossem um prolongamento do comportamento; Manutenção é uma palavra que fundamenta essa proposta; Considera que a contribuição de cada membro da sociedade é fundamental para a criação e manutenção de crenças e comportamentos que são compartilhados por todos. A teoria das Representações Sociais considera a realidade como algo produzido, constituído, durante a interação entre os indivíduos;

6 Compreender o sistema de referência socialmente elaborado sobre o papel do professor de informática no processo educacional a partir do que pensam e verbalizam os acadêmicos do curso de Licenciatura em Informática do Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

7 O conhecimento das Representações sociais oferecem a compreensão de como os sujeitos sociais apreendem os acontecimentos da vida no seu cotidiano, as características do meio, as informações que são trocadas e as relações sociais a respeito do papel do professor de informática na formação educacional dos seus alunos.

8 Foram definidos como sujeito deste estudo, acadêmicos do curso de licenciatura em informática na modalidade EaD da Uniasselvi.

9 Quem são os sujeito? Dos entrevistados - 90% eram do sexo masculino, as idades dos participantes variaram entre 18 à 60 anos.

10 A metade deles possui experiência na área, principalmente, atuando como professor de informática, compreendem que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento e possibilidade de manter-se no emprego.

11 Reconhecemos que os sujeitos, constituintes desta pesquisa são agentes portadores de significados e experiências, instituídas socialmente como respostas às necessidades econômicas, como também, são portadores de novas necessidades sociais.

12 Qual é a representação social do professor de informática na formação educacional dos seus educandos no contexto escolar ? Aplicação de um questionário.

13 REPRESENTAÇÃO Educação Educação Escolar Processo de Humanização do indivíduo. Baseada na escola tradicional

14 PROCESSO EDUCACIONAL - DIMENSÕES EDUCAÇÃO como ação humana que promove mudanças na raiz; ENSINO como ação humana que divulga, propaga e amplia conhecimentos; Treinamento como ação humana que capacita para a repetição. Fonte: Ernesto Jacob Keim (2011)

15 REPRESENTAÇÃO Do papel do professor de informática na formação educacional do indivíduo. MEDIADOR ARTICULADOR TRANSMISSOR

16 O que é ser MEDIADOR? Só existe medidor diante do conflito. EDUCAÇÃO ENSINO TREINAMENTO ARTICULADOR EDUCAÇÃO ENSINO TREINAMENTO TRANSMISSOR Sujeito pode ser agente de transformação e alienação. DIMENSÕES PROCESSO EDUCACIONAL

17 Considerações Percebemos a educação como um processo que supera a escolarização, a transmissão, articulação da informação e do conhecimento. As representações sociais “alimentam-se” de teorias científicas e também dos grandes eixos culturais, das ideologias formalizadas, das experiências e das comunicações quotidianas.

18 O senso comum norteia não apenas o comportamento de um indivíduo, mas de toda a coletividade, determinando suas práticas e atitudes. Sendo assim, a orientação de comportamento também é constituída por uma organização de saber historicamente construído e que colaboram para a constituição de representações sociais mais enraizadas e, consequentemente, mais estáveis.

19 danicebetania@gmail.com


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