A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas

2 INTERPRETAÇÕES E ANÁLISE SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO: TEMAS GERAIS PARA UMA INTRODUÇÃO AO FUNDAMENTO DAS GEOCIÊNCIAS A ORIGEM DO UNIVERSO A existência do universo como um todo, sua natureza e origem foram assuntos de explicação em quase todas as civilizações e culturas. De fato, cada civilização conhecida da antropologia teve uma cosmogonia – uma história de como o mundo começou e continua, de como os homens surgiram e do que os deuses esperam de nós. ( STEINER, 2006) Essas explicações, por falta de outras formas de entendimento da questão, sempre tiveram fundamentos religiosos, mitológicos ou filosóficos. Só recentemente a ciência pôde oferecer sua versão para os fatos. COSMOVISÃO RELIGIOSA (TEOLÓGICA/AFRICANA/INDIGENAS/INDIANOS, MATRIX – A Idéia do Universo Plano) X CONHECIMENTO CIENTÍFICO (Contraposição ou complementação)

3 Colapso Inicial contendo poeira e gás Os materiais giram e concentram-se formando um disco aplainado. Os Materiais denso se concentram no centro e os gases no exterior. As partículas de poeira chocam-se formando partículas maiores, aí estar a oriegem dos primeiros planetas denominados de “planetesimais”. O Sol começa sua fusão e gera forets ventos que varrem para fora os restos da nebulosa.

4 A TERRA COMO UM PLANETA DINÂMICO A Terra é um planeta dinâmico em constante mutação no decorrer de seus 4,6 bilhões de ano de existência. Essas mudanças envolvem tamanho, formato, distribuição geográfica dos continentes e das bacias oceânicas. Por outro lado,a composição da atmosfera e as formas de vida que hoje existem diferem daquelas do passado. (WICANDER; MONROE, 2009) A Terra é o Terceiro planeta do sistema Solar, apresenta massa aproximadamente de 6X10 20 g e de densidade de 5,52 g/cm 3. O Raio Equatorial é de 6.378,2 Km e o seu volume é de 1,083 X 10 12 Km 3. Embora tenha perdido seus elementos Volatéis na fase de acresção do Sistema Solar, a Terra apresenta uma Atmosfera secundária, formada por emanações gasosas durante toda a sua história, sendo constituída, principalmente, por hidrogênio, oxigênio e argônio. (CORDANI, 2009)

5 MÉTODOS DE ESTUDOS DO INTERIOR DA TERRA O conhecimento da estrutura interna da Terra deriva principalmente dos estudos da propagação das ondas sísmicas geradas durante os terremotos ou mediante explosões controladas (método sísmico). Segundo Assumpção; Dias Neto (2009) – Não é ter acesso direto às parte mais profunda da Terra devido às limitações tecnológicas de enfrentar as altas pressões e temperaturas. O furo de sondagem mais profundo até hoje (Kola-Rússia) atingiu apenas 12 Km, uma fração insignificante comparado ao raio da Terra de 6.370 Km. As analises as ondas Sismicas, registradas na superfície, permite deduzir várias características das parte internas da Terra

6 A TERRA: SUA COMPOSIÇÃO A Terra é constituída de três camadas concêntricas: o núcleo, o manto e a crosta. Essa divisão ordenada resulta das diferentes densidades entre as camadas, causadas pelas variações na composição, temperatura e pressão. (WICANDER; MONROE, 2009)

7 A TERRA: SUA COMPOSIÇÃO O Núcleo possui uma densidade calculada de 10 – 13 gramas por centímetro cúbico (g/cm 3 ) e ocupa cerca de 16% do volumem total da Terra – Dados sísmicos indicam que o núcleo tem uma parte interna pequena e sólida e uma porção externa maior e, aparentemente,líquida. Ambas são constituídas, principalmente de ferro e uma pequena quantidade de niquel.

8 O Manto Circunda o núcleo e forma cerca de 83% do volume da Terra. É menos denso que o núcleo (3,3 – 5,7 g/cm 3 ) e acredita-se que seja composto principalmente de peridotito, uma rocha ígnea escura e densa contendo bastante ferro e magnésio. Com base em suas características físicas, o manto pode ser dividido em três zonas distintas. A TERRA: SUA COMPOSIÇÃO A Zona Inferior do Manto é solida e abrange a maior parte do volume do interior da Terra; Astenosfera - Circunda o manto inferior, contendo a mesma composição do manto inferior mas se comporta plasticamente e pode fluir lentamente. Uma fusão parcial dentro da Astenosfera gera o Magma. Manto Superior envolve parte da Astenosfera e rocha metálica consolidada até a base da crosta. A porção sólida do manto superior e a Crosta constitue a Litosfera, que é formada por numerosas peças individuais chamadas Placas, que movem acima da astenosfera como resultado das correntes de convecções.

9 A Crosta a camada mais exterior da Terra, consiste em dois tipos: A TERRA: SUA COMPOSIÇÃO Crosta Continental: É Espessa 20 – 90 Km) possui uma densidade média de 2,7 g/cm3 e contém uma quantidade considerável de silício e alumínio. A composição média de suas rochas é similar ao granito. Crosta Oceânica: é fina (5 – 10 km), mas densa que a crosta continental (3,0 g/cm 3 ) e é constituída, essencialmente, por uma rocha escura ígnea chamada basalto.

10 REFERÊNCIAS FAIRCHILD, TOLEDO e TAIOLI (Orgs.). Decifrando a Terra. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. POPP. José Henrique. Geologia Geral. 5ª ed. Rio de Janeiro, Ed Livros Técnicos e Científicos S.A, 1998.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google