A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)"— Transcrição da apresentação:

1 Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)
Consiste em transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. Multiplexadores (multiplexers) São equipamentos de comunicação responsáveis pela multiplexagem. Esta operação consiste em receber diferentes sinais de várias comunicações por um único canal de transmissão. Demultiplexadores (demultiplexers) Consiste em receber os sinais misturados de um único canal e separá-los novamente.

2 Existem três técnicas de multiplexagem:
FDM (Frequency Division Multiplexing) TDM (Time Division Multiplexing) STDM (Statistical Time Division Multiplexing)

3 FDM (Frequency Division Multiplexing)
Multiplexagem por divisão de frequência: Consiste em fazer passar por um mesmo cabo sinais de frequência diferentes. Usadas em transmissões analógicas. Ex: TV por cabo (várias frequências dos canais das operadoras no mesmo cabo coaxial)

4 FDM (Frequency Division Multiplexing)
Multiplexador Desmultiplexador A multiplexagem em frequência permite que 24 canais de voz analógica a 4 kHz cada, possam ser multiplexados num canal de 96 kHz 0 – 4 kHz 4 – 8 kHz 8 – 12 kHz 92 – 96 kHz 2 pares de cobre

5 TDM (Time Division Multiplexing)
Multiplexagem por divisão do tempo: Consiste na divisão do tempo de transmissão do canal em pequenas partes (slots). O canal fica reservado para cada emissor durante um certo intervalo de tempo. Usadas nas transmissões digitais.

6 TDM (Time Division Multiplexing)
Multiplexador Desmultiplexador Time slot 30 Time slot 1 Time slot 2 Time slot 3 2 pares de cobre Time slot Time slot … Time slot 30 .

7 STDM (Statistical Time Division Multiplexing)
Multiplexagem por divisão do tempo que aproveita o facto dos utilizadores não transmitirem (não utilizarem o meio) durante 10 a 30% do tempo, e usa essa banda livre para enviar dados de outro slot. Não há desperdício de banda, como ocorre com o TDM puro.

8 STDM (Statistical Time Division Multiplexing)
Se o Time slot 2 não tem dados para enviar, o STDM salta o seu tempo e trata outros slots Multiplexador Desmultiplexador Time slot 30 Time slot 1 Time slot 2 Time slot 3 2 pares de cobre Time slot Time slot … Time slot 30 .

9 Pacotes de dados ou frames
É a forma como as informações circulam na rede. Quando um computador quer enviar dados para outro computador, os dados devem ser primeiro “empacotados”, através de um processo chamado encapsulamento. Encapsulamento – empacota as informações necessárias para que os computadores que querem comunicar saibam identificar a origem, a mensagem propriamente dita e o destino.

10 Pacotes de dados ou frames
Informação relacionada com o tipo de transmissão Elemento de controlo de erros CRC Dados Informações de controlo Endereço de origem Endereço de destino

11 O Decibel O decibel é uma unidade logarítmica usada para medir relações entre duas grandezas do mesmo tipo. As percas e ganhos de potência expressam-se geralmente em decibéis.

12 Bit rate ou Bitrate É a taxa de transferência de bits. É o número de bits convertidos ou processados por unidade de tempo. É medido em “bits por segundo” (bps ou b/s), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo SI, como kbps, Mbps, Gbps, etc., de acordo com o seguinte: 1.000 bps = 1 kbps (1 kilobit ou mil bits por segundo) bps = 1 Mbps (1 megabit ou 1 milhão de bits por segundo) bps = 1 Gbps (1 gigabit ou mil milhões de bits por segundo) O bit rate útil de uma comunicação refere-se à capacidade de transferência de um canal excluindo os dados de controle transmitidos (para correcção de erros, etc).

13 Throughput É a quantidade de dados transferidos de um lugar para outro, ou a quantidade de dados processados num determinado espaço de tempo. Pode-se usar o termo throughput para referir a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou numa rede, por exemplo.

14 Degeneração dos sinais
Os sinais analógicos e digitais no meio da comunicação estão sujeitos a diversos fenómenos físicos que os degeneram, gerando erros na transmissão. Fenómenos que afectam os meios e a qualidade da transmissão: Atenuação – perda de intensidade ou de amplitude do sinal transmitido; Distorção – perda da forma do sinal transmitido; Interferência – contaminação do sinal transmitido por outros sinais estranhos do mesmo tipo e frequência. Ruído – sinal de comportamento aleatório que pode ser gerado interna ou externamente ao sistema de transmissão.

15 Degeneração dos sinais
Métodos de verificação de erros: Método de verificação de paridade (par ou ímpar) Métodos de verificação polinominal, conhecidos como CRC Códigos de hamming FEC – Forward Error Correction


Carregar ppt "Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google