A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meios Físicos de Transmissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meios Físicos de Transmissão"— Transcrição da apresentação:

1 Meios Físicos de Transmissão
Lauro Alves Material -> Redes de computadores 2º Ensino Médio

2 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Definição Um meio físico de transmissão, numa rede de computadores, é o canal de comunicação pelo qual os computadores enviam e recebem os sinais que codificam a informação. O mais comum é utilização de um entre vários tipos de cabos existentes para o efeito.  No entanto, também existem redes e sistemas de comunicação entre computadores que funcionam sem cabos, através da propagação de ondas no espaço - comunicações wireless ou sem fios. Guiado Meio Físico Não-guiado

3 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Finalidade do meio físico de transmissão  O objetivo do meio físico é transmitir um fluxo bruto de bits de uma maquina para outra. Vários meios físicos podem ser usados para realizar a transmissão real. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, atraso, custo e facilidade de instalação e manutenção. Os meios físicos são agrupados e meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não guiados, como as redes terrestres sem fio, satélites e os raios laser transmitidos pelo ar.

4 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios Físicos Cabo Coaxial Guiado Cabo UTP Fibra Óptica Wireless Não-guiado Bluetooth Infra-vermelho

5 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Guiados Cabo UTP - Um dos meios de transmissão mais antigos e ainda mais comuns é o par trançado. Os fios são entrelaçados de forma helicoidal como uma molécula de DNA. O trançado dos fios é feito porque dois fios paralelos formam uma antena simples. Quando os fios são trançados, as diferentes partes dos fios se cancelam, o que significa menor interferência.

6 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Guiados   Cabo Coaxial - Outro meio de transmissão comum é o cabo coaxial, ele tem melhor blindagem que os pares trançados e, assim pode se estender por distancias mais logas em velocidade mais altas. Um deles é o cabo de 50 ohms é comumente empregado nas transmissões digitais. Outro tipo, o cabo de 75 ohms, é usado com frequência nas transmissões analógicas e de televisão a cabo.

7 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Guiados Fibra Óptica -  Os cabos de fibra óptica são filamentos de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir sinais digitais sob a forma de sinais luminosos. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Graças a essa característica, são cabos que conseguem ter uma velocidade ilimitada, se comparados com cabos elétricos. Também torna seu uso desejável quando existe a necessidade de transmitir dados a grandes distâncias. Outra característica interessante destes tipos de cabos é que eles não sofrem interferência de campos eletromagnéticos. São cabos com custo mais alto, e com certa dificuldade de manuseio. Entretanto, seu uso vem se disseminando cada vez mais, com a necessidade cada vez maior de velocidades mais altas. Seu custo também diminui dia após dia, e a matéria-prima para a construção do cabo é abundante.

8 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Não-Guiados Ondas de Rádio - As tecnologias que utilizam as frequências rádio são: Bluetooth(802.15) Wi-Fi (802.11) Estas trabalham na gama de frequência dos 900 MHz-2.4 HGz-5GHz

9 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Não-Guiados Infravermelho – O comprimento de onda da radiação infravermelho não lhe permite atravessar a maior parte dos objetos. A distância entre emissor e receptor deve ser curta.

10 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Não-Guiados Bluetooth - É um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos, desde que um esteja próximo do outro. Uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que esse procedimento ocorra entre os mais variados tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita por meio de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, sendo necessário apenas que ambos estejam dentro do limite de proximidade

11 Introdução aos Meio Físicos de Transmissão
Meios de transmissão Não-Guiados Satélite - A comunicação via satélite são aquelas que utilizam como forma de transmitir dados ondas de rádio (normalmente microondas) enviadas por satélites artificiais em órbita da Terra. Este tipo de comunicação tem a vantagem de poder estabelecer contato com navios e aviões, algo impossível de ser feito por meio de cabos. Outra vantagem é que mensagens enviadas por meio de satélites podem chegar até as regiões mais isoladas do planeta, mesmo que o local não tenha infra-estrutura de cabos. A grande desvantagem da comunicação via satélite são os seus custos elevadíssimos. Colocar em órbita um satélite artificial é algo bastante caro e além disso, o equipamento precisará de manutenções constantes. Existem empresas e organizações que alugam satélites que já estão em órbita, mas os custos são bastante altos. Esta forma de comunicação é bastante usada para enviar sinais de televisão e rádio.


Carregar ppt "Meios Físicos de Transmissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google