A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Veiculares Edilson Fernandes Lucas Canto Sandro Alves Redes de Computadores I 2016.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Veiculares Edilson Fernandes Lucas Canto Sandro Alves Redes de Computadores I 2016.1."— Transcrição da apresentação:

1 Redes Veiculares Edilson Fernandes Lucas Canto Sandro Alves Redes de Computadores I 2016.1

2 O que são?

3 São conexões entre veículos que tem como finalidade possibilitar a interação entre usuários móveis tornando possível a realização de uma série de tarefas em rede, assim eliminando a restrição de interação do condutor somente com seu veículo.

4 Aplicações A ideia de um ramo de comunicação entre veículos cria uma série de possibilidades de aplicações que visam melhorar a experiência no trânsito em vias públicas, como por exemplo: Segurança no Trânsito Assistência ao Motorista Entretenimento

5 Segurança no Trânsito Propagação de informação em caso de acidentes.

6 Segurança no Trânsito Aviso de proximidade de veículos.

7 Assistência ao Motorista Auxílio a cruzamentos.

8 Assistência ao Motorista Aproximação de veículos de emergência.

9 Entretenimento Acesso a internet; Compartilhamento de mídia; Descarga de conteúdo;

10 Tipos de Redes Veiculares A comunicação entre os nós(veículos) em redes veiculares mudam de localidade rapidamente e sua densidade é variável. Essa característica dinâmica pode ser implementada das seguintes maneiras: Vehicle to Infrastructure(V2I): Infraestruturada Vehicle to Vehicle(V2V): Ad-hoc Híbrido

11 Infraestruturado (V2I) A disponibilidade de conexão independe dos nós; Implementação com elevado custo.

12 Veículo para Veículo (V2V) Baixo custo de implementação; Densidade veicular afeta a conectividade.

13 Híbrido Aproveita as vantagens e busca eliminar as desvantagens de cada tipo.

14 Padronizações A partir de 1999 ocorreram movimentações em alguns países a fim de alocar uma faixa de frequência para as comunicações DSRC (Dedicated Short Range Communications) para serem usadas em redes veiculares. Em 2010 o IEEE aprovou o protocolo 802.11p, uma emenda ao padrão 802.11 (de redes Wi-Fi) para a implementação de redes sem fio em ambientes veiculares. Nesta emenda foi apresentada a arquitetura WAVE (Wireless Access in Vehicular Enrviroments).

15 Arquitetura WAVE Os protocolos que normatizam a arquitetura WAVE para redes veiculares são definidos de acordo com sua finalidade da seguinte maneira: IEEE 802.11p : Define a camada MAC para redes veiculares.

16 Arquitetura WAVE IEEE P1609.1 : Define Gerenciamento de serviços entre RSU’s e OBU’s. IEEE P1609.2 : Descreve a metodologia de segurança da rede. IEEE P1609.3 : Especifica os serviços das camadas de controle de enlace lógico. IEEE P1609.4 : Definea utilização de um canal de controle e múltiplos canais de serviço.

17 Desafios e Propostas Um dos principais desafios para redes veiculares é a alta mobilidade dos nós, o que pode causar uma grande probabilidade de instabilidade numa rede veicular. Apesar disto, com o passar dos anos, mais trabalhos sobre o assunto vem sendo publicados e maior aumenta o interesse pela tecnologia

18 Desafios e Propostas Veniam

19 Desafios e Propostas Utiliza o padrão IEEE 802.11p para fornecer internet aos passageiros de ônibus e táxis.

20 Desafios e Propostas Guarda informações sobre padrões de trânsito para aplicações de Smart City e ITS na cidade de Porto.

21 Perguntas e Respostas 1) De que forma uma rede veicular pode auxiliar o trânsito, os motoristas, e os passageiros? R = Uma rede veicular pode fornecer informações sobre o tráfego ao condutor de forma a suavizar o trânsito, fornecer acesso a internet para os passageiros e impedir acidentes.

22 Perguntas e Respostas 2) Quais são os tipos de redes veiculares já formalizados e quais são suas vantagens e desvantagens? R = Veículo para Veículo: Baixo custo, porém dependente da densidade de carros na via. Infraestruturado: Independe da quantidade de carros na via, entretanto, caro de ser implementado. Híbrido: Busca alcançar um equilíbrio entre ambos os tipos.

23 Perguntas e Respostas 3) Quais são os protocolos que normatizam uma rede veicular e de que cada uma trata? R = IEEE 802.11p : Camada física MAC. IEEE P1609.1 : Gerenciamento de Serviço. IEEE P1609.2 : Segurança. IEEE P1609.3 : Serviços de camada de controle de enlace. IEEE P1609.4 : Canal de controle e múltiplos canais de serviço.

24 Perguntas e Respostas 4) Qual a principal dificuldade na implementação de redes veiculares? R = Alta mobilidade dos nós (veículos).

25 Perguntas e Respostas 5) Porque foi utilizado a comunicação DSRC para o aloucamento das frenquências para redes veiculares? R = Por se tratar de uma aplicação de segurança, é interessante que a comunicação seja feita de modo dedicado, além disso, a implementação de uma rede veicular não requere comunicações de longo alcance.


Carregar ppt "Redes Veiculares Edilson Fernandes Lucas Canto Sandro Alves Redes de Computadores I 2016.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google