A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores Meios de transmissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores Meios de transmissão."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores Meios de transmissão

2 Meios de transmissão O meio de transmissão serve para transportar fisicamente os sinais codificados entre o transmissor e o receptor. Os meios de transmissão podem ser classificados em duas categorias: Meios com fio; Meios sem fio.

3 Meios de transmissão Meios com fio: Par trançado; Cabo coaxial;
Fibra óptica. Nessa categoria existem fios ou cabo ligando transmissor ao receptor.

4 Meios de transmissão Meios sem fio: Rádio; Microondas; Satélite
Infravermelho. Nessa categoria não existem cabos e sim o ar, a água ou vácuo.

5 Características dos meios de transmissão
As principais características dos meios de transmissão e que permitem diferenciá-los são relacionadas ao tipo de sinalização, largura de banda e capacidade de transmissão, confiabilidade, segurança, facilidade de instalação e custo do meio.

6 Características dos meios de transmissão
Tipo de sinalização: Quanto ao tipo de sinalização, um determinado meio de transmissão pode suportar sinalização analógica, digital ou ambas. Meios de transmissão Sinalização analógica Sinalização digital Par trançado Cabo coaxial Fibra óptica Rádio, microondas e satélite Infravermelho

7 Características dos meios de transmissão
Largura de banda e capacidade de transmissão: A largura de banda representa a quantidade de sinais que podem ser transportados por um canal, sendo assim quanto maior a largura de banda maior será sua capacidade de transmissão.

8 Características dos meios de transmissão
Confiabilidade: A confiabilidade de um meio de transmissão está associada à sua capacidade de ser menos suscetível a problemas na transmissão, como ruídos e atenuação. Segurança: A segurança de um meio de transmissão está associada a sua capacidade de garantir a confidencialidade das informações trafegadas ou, pelo menos, dificultar o processo de escuta indevida dos dados.

9 Características dos meios de transmissão
Instalação e manutenção: A complexidade de instalação e manutenção do meio de transmissão vai depender, basicamente, do tipo do meio e interfaces de comunicação, número de dispositivos e distâncias que os separam. No caso de redes cabeadas, a passagem de cabos nem sempre é simples, especialmente quando envolve prédios antigos. A vantagem dos meios de transmissão sem fio é justamente a facilidade de instalação.

10 Características dos meios de transmissão
Custo: O custo do meio de transmissão envolve, além do próprio meio, os custos de instalação e manutenção. Quanto maior o número de dispositivo e a distância que os separam, maior será o custo.

11 Tipos de meios de transmissão
Par trançado: consiste em dois fios de cobre envoltos em material plástico, enrolado em forma de espiral para reduzir efeito de ruídos e manter constantes suas propriedades elétricas. Suporta sinalização analógica ou digital. Existem dois tipos de cabo: Par trançado não blindado Par trançado blindado

12 Tipos de meios de transmissão
Par trançado não-blindado ou UTP: Oferece baixo custo e fácil instalação, porém é suscetível a diferentes tipos de ruídos. É padronizado internacionalmente em categorias que evoluem para oferecer maiores larguras de faixas e, conseqüentemente, melhores taxas de transmissão. A tabela apresenta as principais categorias de cabo UTP utilizadas em redes locais Ethernet.

13 Tipos de meios de transmissão
Categoria Largura de banda Taxa de transmissão Cat. 3 16 MHz Até 10 Mbps Cat. 5 100 MHz Áté 100 Mbps Cat. 5e Até 1 Gbps Cat 6 250 MHz Acima de 1 Gbps Cat 6a 500 MHz Até 10 Gbps Cat 7 600 MHz Acima de 10 Gbps

14 Tipos de meios de transmissão

15 Tipos de meios de transmissão
O par trançado blindado ou STP: Possui um revestimento externo que reduz interferências, permitindo maiores distâncias e taxas de transmissão. Por outro lado é mais caro e difícil de manusear, sendo, por isso, raramente utilizado.

16 Tipos de meios de transmissão

17 Tipos de meios de transmissão
Cabo coaxial: É formado por dois condutores, um interno e outro externo, e entre os condutores existe um material isolante. Devido a sua construção, ele é menos suscetível a ruídos que par trançado, oferecendo taxas de transmissão mais altas e distâncias maiores. Porém seu custo é maior e sua instalação não é tão simples. Permite sinalização tanto analógica quanto digital.

18 Tipos de meios de transmissão
Porém seu custo é maior e sua instalação não é tão simples. Permite sinalização tanto analógica quanto digital.

19 Tipos de meios de transmissão
Fibra ótica: Utiliza a luz para a transmissão de dados, ao contrário do par trançado e do abo coaxial, que utilizam sinais elétricos. A utilização da fibra oferece vantagens como uma enorme capacidade de transmissão, pois possui uma grande largura de banda. É imune a ruídos e, portanto, ideal para ambientes com grandes interferência eletromagnética, cm em fábricas.

20 Tipos de meios de transmissão
O problema com atenuação tem um efeito bem menor que em outros meios, permitindo maiores distâncias e menos repetidores. O cabo de fibra é mais leve e fino, o que facilita a instalação física da rede. Porém a fibra é mais cara e mais difícil de reparar caso haja rompimento do cabo.

21 Tipos de meios de transmissão

22 Tipos de meios de transmissão
Rádio: A transmissão via rádio utiliza antenas onidiecionais, ou seja, os sinais são transmitidos em todas as direções. Nesse caso não há necessidade de que o transmissor e o receptor estejam alinhados ponto a ponto.

23 Tipos de meios de transmissão
Como os sinais na frequência de rádio são transmitidos em todas as direções, o problema com interferências deve ser evitado.

24 Tipos de meios de transmissão
Microondas: Utiliza antenas direcionais, ou seja, as antenas funcionam no esquema ponto a ponto. Em função da curvatura da Terra, a distância entre duas antenas de microondas pode ser de n máximo 48 Km, sem nenhum tipo de obstáculo entre elas.

25 Tipos de meios de transmissão
São suscetíveis a interferências e atenuação, especialmente em caso de chuva.

26 Tipos de meios de transmissão
Satélite: Utiliza estações terrestres e satélites que ficam em órbita da Terra e funcionam como repetidores. A grande vantagem da transmissão via satélite é a cobertura geográfica. Com poucos satélites é possível cobrir todas as áreas do planeta, chegando a locais em que a utilização de cabos não é possível. Possui grande largura de banda, oferecendo altas taxas de tranmissão. São suscetíveis a ruídos e atenuação, além de existir um tempo de atraso de propagação do sinal.

27 Tipos de meios de transmissão

28 Tipos de meios de transmissão
Infravermelho: O sinal infravermelho não ultrapassa obstáculos, como paredes, e é indiado para a conexão de dispositivos próximos, geralmente dentro do mesmo ambiente. É utilizado para a conexão de periféricos, como teclado e mouse sem fio, a um computador.


Carregar ppt "Redes de computadores Meios de transmissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google