A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Sem Fio e Comunicação Móvel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Sem Fio e Comunicação Móvel"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Aula I – Visão Geral

2 Porque Instalar Rede de Computadores
Confiabilidade Economia Agilidade Motivação para o crescimento das redes Acesso a informações remotas Comunicação

3 Meios físicos de comunicação
Canal de comunicação pelo qual os computadores enviam ou recebem os sinais que codificam a informação. Meios Físicos de Transmissão Cabos Elétricos Coaxiais UTP ( Par trançado)/ STP ( Par Trançado Blindado) Ópticos Fibra Óptica

4 Meios físicos de comunicação
Ondas no Espaço Ondas de Infravermelhos Ondas de rádio Micro-Ondas Ondas de Satélite

5 Ondas no Espaço Manifestação de um fenômeno físico, no qual uma fonte fornece energia a um sistema e essa energia desloca-se através de pontos desse sistema.

6 Ondas de Infravermelhos
Mesma tecnologia usada em controle remotos . Estes raios podem ser utilizados para transmitir sinais digitais entre os computadores exigindo que os mesmos se encontrem relativamente perto uns dos outros.

7 Ondas a Laser Usados para interligar redes em prédios separados.
Diferença entre Ondas de Infravermelhos e Ondas a Laser é a distância de comunicação .

8 Ondas de Rádio e Microondas
Mesmo tipo de ondas utilizada nas transmissão de rádios . Instalação de antenas emissão e recepção do sinal deve estar em linha de vista para transmitir e receber os sinais.

9 Ondas de Satélite Os satélites encontram-se situados em órbitas geostácionárias. Comunicação através de antenas parabólicas, dispositivos para efetuar uplinks ( emissões da terra para o satélite) e downlinks ( recepções do satélite para a terra).

10 Redes sem Fios ( Wireless) Conceito
Redes sem fio : transmissão de dados utilizando qualquer tipo de meio físico como transmissão por raios infravermelhos, laser, microondas e rádio.

11 Sistema ALOHA - Universidade do Havaí
Primeiro sistema de computadores a empregar a técnica de rádio difusão ao invés de cabos ponto a ponto. Década de 70, linhas telefônicas disponíveis eram caras e pouco confiáveis. Necessidade de interligação de subredes da universidade espalhadas pelas ilhas, ao Centro de Computação principal. Transmissão feita a 9600bps.

12 Desenvolvimento das Redes Sem Fio
Limitações como largura de banda e tecnologia de transmissão não permitiram que o projeto resultasse na utilização em massa das redes sem fio. Pesquisa e desenvolvimento das primeiras redes sem fio no início dos anos 90: Miniaturização de componentes eletrônicos Comunicações pessoais sem fio

13 Tipos de topologia As redes sem fio podem apresentar-se fisicamente de dois modos: redes de infra-estrutura e redes Ad Hoc

14 Infra-Estrutura

15 Redes de Infra-estrutura
Elementos:estações móveis e pontos de acesso (PA). Cada ponto de acesso é responsável pela conexão das estações móveis de uma área de cobertura com a rede fixa. O PA desempenha tarefas importantes na coordenação das estações móveis: aceita ou não a inserção de uma nova estação à rede, colhe estatísticas para melhor gerenciamento do canal e ajuda a definir quando uma estação deve ou não ser controlado por outro ponto de acesso.

16 Ad-Hoc

17 Redes Ad Hoc Caracterizam-se por não possuírem qualquer infra-estrutura de apoio à comunicação. São diversos equipamentos móveis confinadas em uma pequena área que estabelecem comunicação peer-to-peer por certo período de tempo.

18 Computação Móvel Computação móvel: Definição
Acesso a informação a qualquer lugar, a qualquer momento Processamento + Mobilidade + Comunicação sem fio

19 Computação Móvel Processamento Mobilidade
Dispositivo de processamento portátil e tipos variados Pode ser levado para qualquer lugar Não deve depender de “energia de tomada” Mobilidade Não importa onde você esteja!

20 Computação Móvel Existem vários tipos de redes sem fio:
WLAN – Wireless Local Area Network WWAN – Wireless Wide Area Network WPAN – Wireless Personal Area Network MANET – Mobile Ad Hoc Network Existem diferentes tipos de tecnologias que implementam essas redes: Wi-Fi, Bluetooth, 2.xG, 3G, IEEE 802.{11,15,16},... Redes com características diferentes

21 Perspectivas Aumento na Venda de dispositivos portáteis
Melhora nos link’s de comunicação para comunicação móvel Diminuição nos custos de equipamentos e serviços


Carregar ppt "Redes Sem Fio e Comunicação Móvel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google