A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação PowerPoint

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação PowerPoint"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação PowerPoint
cablagem Apresentação PowerPoint

2 Cabo coaxial O cabo coaxial usado para transmitir sinais de televisão. Possui formato cilíndrico. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor (sinais eléctricos) revestido por um material isolante e por duas camadas protectoras. O Cabo Coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências eléctricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado. Os cabos coaxiais geralmente são empregados na ligação de pontos próximos um do outro (rede local de computadores, por exemplo). A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças a malha de protecção desses cabos.

3 Cabo de par trançado O par de fios ou par trançado foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica. Utilizando o sistema de transmissão por par de fios aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas. O cabo de par trançado é o tipo de cabo mais usado para ligar computadores em rede. Existem dois tipos de cabos Par trançados: – UTP (cabo sem blindagem): São quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC é o mais usado actualmente e mais barato. - STP (cabo com blindagem): É igual ao UTP a diferença é que possui Uma blindagem feita com a malha do cabo, que o protege mais que o UTP. Porém é mais caro, menos usado e necessita de aterramento. Este gênero de cabo, por estar revestido diminui as interferências eletromagnéticas externas, protege mais da unidade.

4 Fibra óptica Fibra óptica é um filamento, de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. Estes filamentos têm diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micra (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. A transmissão da luz pela fibra segue um mesmo princípio, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra através de consecutivas reflexões. A fibra possui no mínimo duas camadas: O núcleo e o revestimento. No núcleo ocorre a transmissão da luz propriamente dita, embora o revestimento não seja menos importante. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado.

5 FIBRAS MULTIMODO Step Index Graded Índex
(índice em degrau) em que o índice de refracção do núcleo é constante. A energia de um impulso luminoso vai distribuir-se por todos os modos. Uma vez que as velocidades de propagação dos vários modos são idênticas, os tempos de propagação, pois alguns modos percorrem distâncias maiores. Isto origina a «dispersão intermodal», ou seja, da-se um alargamento do impulso que é tanto maior quanto maior for o comprimento da fibra. Este fenómeno limita a aplicação deste tipo de fibra a curtas distâncias e a uma largura de banda de utilização inferior à de outros tipos. Esta fibra utiliza-se normalmente em transmissão de dados. Graded Índex (índice gradual) em que o índice de refracção do núcleo tem uma variação parabólica. Esta característica tem o efeito de aproximar os tempos de propagação dos vários modos, reduzindo a dispersão intermodal. A largura de banda utilizável é superior à da fibra Step index. Pode assim ser utilizada em ligações telefónicas entre centrais e ligações de assinantes

6 Fibras Monomodo As fibras monomodais são adequadas para aplicações que envolvam grandes distâncias, embora requeiram conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo. Nas fibras monomodais, a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre interior do núcleo por apenas um caminho. As dimensões do núcleo variam entre 8 mm a 10 mm, e a casca em torno de 125 mm. As fibras monomodais também se diferenciam pela variação do índice de refração do núcleo em relação à casca; classificam-se em Índice Degrau Standard, Dispersão Deslocada (Dispersion Shifed) ou Non-Zero Dispersion. Obs: As fibras ópticas transmitem luz com um comprimento de onda invisível ao olho humano. Portanto, nunca devemos olhar directamente para uma fibra óptica enquanto ela estiver transmitindo, pois corremos o sério risco de ficarmos cego


Carregar ppt "Apresentação PowerPoint"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google