A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores I Prof: Diovani Milhorim. Meios de transmissão Meio físico sobre o qual a informação é enviada e recebida pelos dispositivos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores I Prof: Diovani Milhorim. Meios de transmissão Meio físico sobre o qual a informação é enviada e recebida pelos dispositivos de."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores I Prof: Diovani Milhorim

2 Meios de transmissão Meio físico sobre o qual a informação é enviada e recebida pelos dispositivos de rede.

3 Meios de transmissão Cabo coaxial Cabo metálico par trançado Fibra óptica Ondas de rádio

4 Cabo coaxial Cabo grossoCabo fino TipoRG58URG58A Velocidade max.10 Mbps Impedância50 ohms Distância max.500 m185 m CustoBaixo Indução de ruidoBaixa conectorTipo NTip BNC

5 Cabo coaxial Conector BNC

6 Cabo coaxial Placa com conector BNC

7 Cabo coaxial Conector BNC com T

8 Cabo coaxial VantagensDesvantagens Baixo custo de manutenção Limitado em distância e tecnologia Fácil instalar e conectar Pouca segurança, sofre danos com facilidade. Maior resistência ao ruído e indução de outros sinais Maior dificuldade em efetuar mudanças no cabeamento..

9 Cabo par trançado O cabo de par trançado é composto em geral de 8 pares de cabos de cobre, trançados dois a dois. Os pares também formam entre si uma outra trança.

10 Cabo par trançado

11 Conector rj45

12 Cabo par trançado Cat 1Serviços telefônicos e dados de baixa velocidade Cat 2RDSI e circuitos T1/E1 - 1,536 Mbps/2,048 Mbps Cat 3Dados até 16 MHz, incluindo 10Base-T e 100Base-T Cat 4Dados até 20 MHz, incluindo Token-Ring Cat 5Dados até 100 MHz, incluindo 100Base-T Cat 5eDados até 100 MHz, 1000Base-T 1000Base-TX Cat 6Dados até 200/250 MHz, incluindo 1000Base-T e TX Cat 7Dados até 500/600 MHz

13 Cabo par trançado blindado

14 Cabo par trançado A diferença entre cada nível é o número de tranças por polegada, além das camadas isolantes externa e internas. Impedância de 100 ohms Conectores RJ 45 Mínimo de 2 pares de fios.

15 Cabo par trançado VantagensDesvantagens Tecnologia bem assimiladaSuscetível a ruídos Facilidade de inserir novos dispositivos Limitação de largura de banda Baixo custoLimitação de distância Pode-se utilizar o mesmo cabo para a rede telefônica

16 Fibra óptica Os cabos de fibra óptica são usados para transmitir sinais digitais de dados em forma de pulsos modulados de luz.

17 Fibra óptica

18 Devem existir pelo menos um par de fibra para que ocorra comunicação. Uma fibra para transmissão e outra para recepção.

19 Fibra óptica Elementos da fibra óptica Core (núcleo) Cladding Resina (buffer) Capa plástica Gel (opcional) Capa externa (opcional) Elemento de tração (kevlar)

20 Fibra óptica A fibra óptica é reconhecida pelo tamanho do core em relação ao cladding Ex: Fibra 62.5/125 tem core de 62.5 mícron e cladding de 125 mícron. Obs: 1 mícron é a milionésima parte de um centímetro.

21 Fibra óptica Tipos de fibra Monomodo Multimodo step index Multimodo grade index

22 Fibra óptica Monomodo Permite a passagem de um único raio de luz pelo core. Longa distância Utiliza laser como fonte de luz Obs: 9/125 mícron

23 Fibra óptica Multimodo Permite a passagem de vários raios de luz no core (problemas de perda de largura de banda) Curtas distâncias (redes locais) Utiliza led como fonte de luz.

24 Fibra óptica Monomodo step index. Apresenta uma mudança acentuada do índice de refração na passagem do core para o cladding.

25 Fibra óptica Monomodo grade index. Apresenta uma mudança gradativado índice de refração na passagem do core para o cladding.

26 Fibra óptica

27 Placa ethernet para fibra óptica

28 Fibra óptica Conectores de fibra ST

29 Fibra óptica Conectores de fibra Sc

30 Fibra óptica Conectores de fibra FC

31 Fibra óptica VantagensDesvantagens Altas velocidades (10Mbps a 50 Gbps) Custo elevado da fibra e dos ativos de rede. Não é suscetível a ruídos Requer pessoal capacitado para instalação e manutenção Utilizado como backbone Largura de banda elevada

32 Fibra óptica Fibra com gel protetor para ambientes externos Fibras LSZH (low smoke zero Halogen) Cabos com 2, 4, 6 e mais fibras.

33 Wireless A transmissão de dados se dá por meio de ondas de rádio. Neste caso o meio físico de transporte é o ar.

34 Wireless Arquitetura de redes wireless : Infraestrutura: existe um concentrador wireless ou ponto de acesso (AP) Ad Hoc : redes wireless sem um AP onde cada ponto se comunica com os demais diretamente.

35 wireless

36 Wireless

37 wireless

38 Modulação: Forma de se adicionar a informação em um sinal de radio-freqüência (onda portadora) Informação embutida nos parâmetros de amplitude, freqüência ou fase da onda

39 Wireless Padrões para redes wireless (IEEE): a b g

40 Wireless b Primeiro padrão para redes wireless Utiliza a freqüência da faixa de 2.4 Ghz (faixa livre). Velocidade nominal de 11Mbps

41 Wireless g. Aperfeiçoamento do padrão a. Utiliza a freqüência da faixa de 2.4 Ghz (faixa livre). Velocidade nominal de 54Mbps.

42 Wireless a Utiliza a freqüência da faixa de 5.8 Ghz (faixa livre). Velocidade nominal de até 128 Mbps.

43 Wireless As redes wireless operam em faixas de freqüência livre de 2,4 ou 5,8 Ghz em caráter de transmissão secundário (sujeitos a interferência). O uso comercial é sujeito a a aprovação e licenciamento pela agência reguladora (Anatel). O uso privado sem exploração comercial não requer licenciamento. Os equipamentos devem ser homologados pela agência reguladora(Anatel)


Carregar ppt "Redes de computadores I Prof: Diovani Milhorim. Meios de transmissão Meio físico sobre o qual a informação é enviada e recebida pelos dispositivos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google