A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos."— Transcrição da apresentação:

1 Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. Consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada de vidro concêntrica. Consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada de vidro concêntrica. Duas fibras por cabo: uma para transmitir e uma para receber as informações. Duas fibras por cabo: uma para transmitir e uma para receber as informações.

2 Fibras Óticas A fibra óptica em si foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany A fibra óptica em si foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany Foi criada a partir de um Fotofen, objeto que convertia sinais de voz em sinais óticos utilizando a luz do sol e lentes montadas em um transdutor que vibrava ao entrar em contato com o som. Foi criada a partir de um Fotofen, objeto que convertia sinais de voz em sinais óticos utilizando a luz do sol e lentes montadas em um transdutor que vibrava ao entrar em contato com o som. Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha Década de 60 - Fibras de vidro de alta qualidade livreas de impurezas - Luz de estado sólido - Raio lazer - LEDs (do inglês light-emitting diodes) Década de 60 - Fibras de vidro de alta qualidade livreas de impurezas - Luz de estado sólido - Raio lazer - LEDs (do inglês light-emitting diodes)

3 Vantagens: Vantagens: altas taxas de transmissão; altas taxas de transmissão; o cabeamento não está sujeito à interferências; o cabeamento não está sujeito à interferências; suporta voz, dados, vídeo; suporta voz, dados, vídeo; altamente confiável. altamente confiável. Desvantagens: Desvantagens: bem mais cara que qualquer outro cabeamento; bem mais cara que qualquer outro cabeamento; cabeamento inflexível; cabeamento inflexível; requer maiores cuidados na instalação e manutenção; requer maiores cuidados na instalação e manutenção; altos custos de instalação. altos custos de instalação.

4 Vantagens da Fibra Ópticas nas comunicações Grande Banda passante Varias sinais transmitidos simultaneamente Baixas perdas grandes distancias sem uso de repetidores Totalmente dielétrica Imune a interferências & Linhas cruzadas Segurança nos dados Dificuldade de efetuar grampos Isolação elétrica Material não condutor de eletricidade Leve e pequena Economia de espaço e baixo peso

5 Ar Propagação da luz na Fibra

6 a) Multimodo Índice degrau c) Monomodo Tipos de Fibra Óptica b) Multimodo Índice gradual

7 125 m Núcleo 50 / 62.5 m Fio de cabelo 75 m 125 m núcleo 8 m Diâmetro das Fibras

8 FIBRAS ÓPTICAS Suas características de transmissão podem ser descritas essencialmente pelas suas propriedades de: Suas características de transmissão podem ser descritas essencialmente pelas suas propriedades de: atenuação: associada as perdas por transmissão. atenuação: associada as perdas por transmissão. Dispersão: caracteriza a fibra pela capacidade de transmissão expressa em taxa de transmissão ( bits por segundo), ou pela banda passante. ( em Hertz) Dispersão: caracteriza a fibra pela capacidade de transmissão expressa em taxa de transmissão ( bits por segundo), ou pela banda passante. ( em Hertz)

9 Parâmetros Típicos da Fibra


Carregar ppt "Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google