A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinais e tipos de transmissão;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinais e tipos de transmissão;"— Transcrição da apresentação:

1 Sinais e tipos de transmissão;
Modulação e tipos de modulação; Degradação; Meios de transmissão.

2 Comunicação: Componentes
Transmissor; Mensagem; Canal de transmissão; Protocolo de comunicação; Receptor.

3 Sentido da transmissão
Simplex: apenas um sentido, sempre; unidirecional. Transmissor Receptor Instante T2 Instante T1 Transmissor ou receptor Instante T2 Instante T1 Transmissor ou receptor Half Duplex ou Duplex: ambas as direções, porém um de cada vez; Full Duplex: ambas as direções, simultaneamente. Transmissor e receptor Transmissor e receptor

4 Sinal Analógico

5 Características do sinal analógico
O sinal pode assumir qualquer valor dentro de uma faixa ao longo do tempo; Exemplo clássico: áudio.

6 Sinal Digital

7 O sinal pode assumir valores discretos dentro de uma faixa;
Sinal digital O sinal pode assumir valores discretos dentro de uma faixa; Exemplo: trafego de informações dentro de uma rede local.

8 Vantagens do sinal digital
Os dados não degradam ao longo do tempo. Enquanto os números poderem ser lidos, o mesmo valor será recuperado de maneira exata. O sinal digital pode passar por diversos tratamentos (compressão por exemplo) usando circuitos especiais (DSP) ao invés de associações de componentes (bobinas, capacitores, etc).

9 Transmissão serial Os bits que compõe o byte são serializados e transmitidos um a um. Existe alguma forma de sincronismo governando o fluxo de dados Usada principalmente em distâncias longas. É o tipo de transmissão mais usada em teleprocessamento.

10 Transmissão Paralela Todos os bits que compõe o byte são transmitidos de uma única vez. O fluxo de dados é controlado através da troca de sinais entre as partes comunicantes. Usada em distâncias curtas (Exemplos: barramento interno dos computadores, comunicação com impressoras padrão CENTRONICS)

11 Transmissão Serial Síncrona
Por um circuito é enviado o sinal (os bits, de forma serial). Por outro circuito é enviado um sinal de temporização ou sincronismo – o clock: cada pulso do sinal de clock representará um bit, por exemplo.

12 Transmissão Serial Síncrona
Exige um sinal separado para estabelecer o sincronismo ( o sincronismo é obtido no início de cada bloco de mensagem); É a forma mais eficiente de transmissão serial; Possui um custo maior que a transmissão assíncrona.

13 Transmissão Serial Assíncrona

14 Transmissão Serial Assíncrona
Sincronismo é estabelecido a cada caractere através de bits com finalidade específica (START e STOP); Menor custo que a transmissão síncrona; Largamente utilizada.

15 Modulação Preparar um sinal a ser transmitido, “envolvendo-o” (modulando) em um outro sinal menos propenso a degradação, chamado de portadora (carrier, em inglês). Na recepção descarta-se a portadora, filtrando o sinal transmitido. Ex.: uma música transmitida por uma estação de rádio FM: o sinal analógico da música é modulado na freqüência (ou próximas desta, no caso de FM) da emissora de FM.

16 Modulação

17 Tipos de Modulação AM – Amplitude modulation – modulação por amplitude
A amplitude da onda portadora varia conforme o sinal a ser enviado Tipos de Modulação SINAL A SER ENVIADO SINAL TRANSMITIDO PORTADORA

18 FM – Frequency modulation – modulação por freqüência
A frequência da onda portadora varia conforme o sinal a ser enviado Tipos de Modulação SINAL A SER ENVIADO SINAL TRANSMITIDO PORTADORA

19 Tipos de Modulação PM – Phase modulation – modulação por fase
A fase (grau) da onda portadora varia conforme o sinal a ser enviado (defasagem) Tipos de Modulação SINAL A SER ENVIADO SINAL TRANSMITIDO PORTADORA

20 Modulação No contexto da conversão de sinais digitais para analógicos, as técnicas de modulação são conhecidas por: ASK – Amplitude-Shift keying (chave de desvio de amplitude); FSK – Frequency-Shift keying (chave de desvio de freqüência); PSK – Phase-Shift keying (chave de desvio de fase);

21 Degradação de um sinal transmitido
Atenuação Sinal transmitido Sinal recebido

22 Degradação de um sinal transmitido
Defasagem ou retardo Sinal transmitido Sinal recebido

23 Degradação de um sinal transmitido
Ruído Sinal transmitido Sinal recebido

24 Degradação de um sinal transmitido
Diafonia ou CrossTalk

25 Degradação de um sinal transmitido
Ruído branco Sinal Resultado Ruído

26 Causas da degradação do sinal
Natureza: raios, condições atmosféricas; Resistência natural do meio de transmissão (ex.: resistência elétrica de um condutor); Ruído, causado por equipamentos elétricos (ex.: motores) , temperatura (ruído térmico) ou campos magnéticos; Outros fenômenos físicos (ex.: capacitância e reatância);

27 Sinais elétricos (condutores: fios, cabos);
Canais de transmissão Sinais elétricos (condutores: fios, cabos); Luz (laser, fibra óptica, infravermelho); Radiofrequência (sinal de rádio, redes wireless, satélite).

28 Canais de transmissão – sinais elétricos: condutores
Cabo coaxial Cabo par trançado

29 Canais de transmissão – Luz
Fibra ótica Infravermelho (IR) LASER

30 Canais de transmissão – Sinal de rádio
Enlaces via rádio Enlaces de microondas Satélite Redes sem fio


Carregar ppt "Sinais e tipos de transmissão;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google