A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação de longa distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação de longa distância"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de longa distância
Introdução Comunicação de longa distância

2 Introdução Porque as técnicas utilizadas para comunicação local não funcionam bem para grandes distâncias?

3 Introdução Portadora senoidal.
Para enviar dados, o sistema de transmissão modifica levemente o sinal da portadora.

4 Introdução A técnica que altera o sinal da portadora para enviar dados é chamado de modulação. Esta técnica foi utilizada originalmente para fazer transmissões de tvs e rádios. É utilizada tanto para fios de cobre, fibras, ondas de rádio ou microondas.

5 Introdução A idéia básica é que os receptores sintonizem na portadora e extraiam dela as pequenas variações (modulações) ocorridas. O rádio, por exemplo, descarta a portadora e toca somente o áudio que estava presente na modulação.

6 Técnicas de modulação Técnicas de modulação:
Modulação por amplitude (AM); Modulação por Frequência (FM).

7 Modulação AM Codificação em AM de sinais de bits.
Ineficiente, teorema de Nyquist diz que podemos codificar mais bits durante um ciclo.

8 Modulação por deslocamento de fase
Uma técnica moderna é feita com deslocamento de fase: phase shift modulation. Utiliza mudanças bruscas na fase do sinal para codificar os dados.

9 Modulação por deslocamento de fase
Cada deslocamento é escolhido de modo que represente uma potência de dois valores possíveis. Ex: um sistema de dados com três bits precisa de oito deslocamentos diferentes; A taxa máxima que pode ser transmitido usando deslocamento por fase é: 2Blog22T ou 2BT.

10 Modem Modem é um hardware capaz de modular e demodular dados.
O processo de modulação codifica os dados digitais (bits) no sinal da portadora; O processo de Demodulação faz a leitura do sinal da portadora e extrai as informações e as codifica em bits novamente.

11 Modem de longa distância
Esquema para longas distâncias:

12 Sistema telefônico Não é possível para você instalar fios necessários para uma comunicação para longas distâncias, por exemplo: de uma cidade para outra (custo, leis, etc). Aluguel de linha serial das telefônicas: Considerar vantagens e desvantagens.

13 Rádio e luz Outros meios de transmissão utilizam métodos de modulação:
Transmissões em ondas de rádio (Wireless Networks); Fibras de vidro. As tecnologias usadas podem ser diferentes, mas os princípios são os mesmos.

14 Modem Dial-Up É diferente do modem de 4 fios:
Usa apenas um par de fios; Tem circuitos que simulam o levantar do telefone do gancho, discagem de um número e o desligamento; Simulam também o atendimento a uma ligação; Trabalha na frequência do áudio ( portadora); Usam tons diferentes (FULL DUPLEX) ou coordenação para não falarem ao mesmo tempo (HALF DUPLEX).

15 Funcionamento Funcionamento: Modo espera; Modo de chamada;
Negociação sobre parâmetros (portadora, protocolos, etc); Os computadores não sabem como é feita a transmissão.

16 Multiplexação da portadora
As redes de computadores utilizam os mesmo princípio utilizados pelas estações de rádio e tv. O mesmo princípio também é usado em transmissão em fios e fibras de vidro:

17 FDM A multiplexação por divisão de Frequência (FDM – Frequency Division Multiplexing). É o termo utilizado para definir a sistemas de rede que utilizam frequências múltiplas de portadora para permitir que sinais independentes viajem através de um meio; Deve se preocupar com a separação das frequências muito próximas, devido a possibilidade de interferências.

18 Multiplexação por divisão de onda
Semelhante ao sistema FDM, esta é baseada no comprimento de onda de luz utilizada nas transmissões de dados. Os dados são diferenciados no receptor através de prismas que separam as cores.

19 Espectro espalhado Spread Spectrum – é um caso especial do FDM. Esta técnica usa múltiplas portadoras para melhorar a confiabilidade. Um transmissor usa várias portadoras para enviar a mesma informação; O receptor poderá escolher aquela com o sinal melhor.

20 Multiplexação por divisão de tempo
TDM – Time Division Multiplexing, compartilha o meio de transmissão entre várias fontes. Cada fonte de dados tem um pequeno intervalo de tempo para fazer sua transmissão.


Carregar ppt "Comunicação de longa distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google