A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meios Físicos Fibras Ópticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meios Físicos Fibras Ópticas."— Transcrição da apresentação:

1 Meios Físicos Fibras Ópticas.
Prof. Erivelto Tschoeke Udesc - Ceplan

2 Tipos de Transmissão Nos meios ópticos a transmissão dos bits é feita não mais por pulsos elétricos. utiliza-se a LUZ.

3 Luz : A luz usada nas redes de fibra óptica é um tipo de energia, porém sem cargas positivas e negativas. A luz se propaga através de um tipo de onda, os olhos humanos percebem as ondas de luz com comprimento entre 400 e 700 nanômetros.

4 Ondas de luz : Um nanômetro é um bilionésimo de metro ou 0, metro de comprimento. A luz visível fica entre 400 e 700 nm, a luz vermelha tem a onda de + ou – 700 nm e a luz violeta tem a mais curta de 400 nm.

5 Ondas de Luz : Os comprimentos de onda que não são visíveis aos olhos humanos são usados para transmitir dados através de fibra óptica. Esses comprimentos de onda são levemente maiores que a luz vermelha e são chamadas luz infravermelha.

6 Ondas de Luz : A luz infravermelha é usada em controles remotos de TV.
O comprimento de onda de luz na fibra óptica é 850 nm, 1310 nm ou 1550 nm.

7 Teoria do Raios de Luz : Quando as ondas de luz procedem de uma origem, elas se propagam em linhas retas. Estas linhas retas que se projetam a partir da fonte são denominadas raios.

8 Refração da Luz : No vácuo de espaço vazio, a luz se propaga continuamente em uma linha reta a quilômetros por segundo, pois não existe obstáculos. A luz se propaga a diferentes velocidades mais lentas através de outros materiais como ar, água e vidro.

9 Refração : Um raio de luz denominado raio incidente, cruza o limite entre um material e outro, um pouco da energia da luz no raio será refletida de volta. É por isso que você pode ver-se no vidro da janela. A luz que é refletida de volta é denominada raio refletido.

10 Refração :

11 Refração :

12 Luz : Lembre-se : A luz só se propaga através de meios refletivos.
Estes meios podem ser, o ar, água, vidro,plástico etc...

13 Luz : Reflexão :

14 Luz : Reflexão :

15 Fibras ópticas : Normalmente são feitas de vidro mas também podem ser de plástico. São monomodo e multimodo.

16 Monomodo versus Multimodo

17 Fibra monomodo : A luz se propaga num único sentido e num único feixe, tem o diâmetro interno menor, é largamente utilizada para conexões de longa distância. São mais rápidas que as fibras multimodo.

18 Cabos Continentais acesse

19 Fibras :

20 Fibras Duplex:

21 Fibras e seus conectores :

22 Fibras conectores : Nas fibras, os cabos têm de 2 até 48 ou até mais fibras no mesmo cabo, A luz não gera diafonia ou outra interferência magnética, por isso as fibras não são nem trançadas,

23 Cabos de fibra :

24 Construção dos cabos :

25 Tipos de construção :

26 Fibras Instalações : As fibras são extremamente sensíveis a torções ou seja, a fibra não pode fazer ângulos muito agudos. As canaletas próprias para fibra, não permitem grandes ângulos, as fibras devem sempre que possível ser instalada em linha reta.

27 Diâmetro das fibras :

28 Problemas com fibras : Atenuação : A luz atenua dentro de uma fibra por problemas na instalação. Pequenas rachas ou curvas muito acentuadas fazem a luz perder seu ângulo de reflexão,esta perda atenua a luz dentro da fibra.

29 Fibras problemas :

30 Fibras problemas :

31 Emendando Fibras :

32 Como as pontas são polidas

33 Emendas : Não se pode fazer emendas de fibras de diâmetros diferentes :

34 Lembre-se : O trabalho com fibras requer além de conhecimento,um anteparo tecnológico grande e caro. Um projeto de fibra pode custar centenas de milhares de reais, Sempre que precisar, não pense duas vezes ao contratar mão de obra especializada.

35 Fibras : Lembre-se que quase todos os problemas causados são por instalações precárias ou incorretas ou feitas por profissionais não habilitados. Sempre que tiver dúvida, pesquise ou contacte uma pessoa com mais conhecimento que você.

36 Fibras : Lembre-se : Você nunca vai conseguir dominar todo o conhecimento pertinente a sua área. Mas você pode saber quais pessoas ou onde está o caminho para chegar ao resto que lhe falta.


Carregar ppt "Meios Físicos Fibras Ópticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google