A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO. Estudo da Reflexão da Luz Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO. Estudo da Reflexão da Luz Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos."— Transcrição da apresentação:

1 Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO

2 Estudo da Reflexão da Luz Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos são cooplanares (estão no mesmo plano).

3 2ª Lei da Reflexão: o ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r). Obs: os ângulos são medidos em relação a reta normal (N), sendo uma reta imaginária que forma um ângulo de 90° com a superfície.

4 Espelhos Planos Os espelhos são formados por uma película de metal polido (prata, zinco) e por uma camada de vidro.

5 Formação de imagem em um espelho plano Para estudarmos a formação de imagem em espelhos planos, primeiro temos que esquematizar 2 raios saindo das duas extremidades de um objeto e os refletir de acordo com a 2ª lei da reflexão (i = r).

6

7 Agora prolongamos os raios refletidos pelo espelho.

8 O ponto onde os raios se cruzam será onde formará a imagem.

9 Uma consideração importante: A distância entre imagem (p) ao espelho é a mesma distância do objeto (p) e o espelho. As dimensões da imagem são as mesmas do objeto (altura, largura). As características da Imagem sempre são: Natureza – virtual (formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios). Tamanho – igual o objeto. Posição – a mesma distância do objeto ao espelho. Orientação – direita em relação ao objeto (nunca estará invertida).

10 Campo visual de um espelho O campo visual de um espelho é a região do espaço onde só conseguimos enxergar através da reflexão em um espelho.

11 Determinação do campo visual Primeiro desenhamos duas retas ligadas do olho do observador até as extremidades do espelho.

12 Agora refletimos as retas como se fossem raios de luz, respeitando a 2ª lei da reflexão (i = r).

13 assim imaginamos que as reta são os raios que vem em um sentido oposto ao que consideramos, esse raios são os raios mais extremos que o espelho reflete ao nossos olhos.

14 Associação entre espelhos planos Quando colocamos dois espelhos, um adjacente ao outro, podemos ver a formação de várias imagens de um mesmo objeto, se variarmos o ângulo entre esses espelhos, mudamos também a quantidade de imagens formadas.

15 Para calcular o número de imagens temos que utilizar a relação:

16 Atividades Faça a formação da imagem do objeto ao lado e depois chegue a conclusão do porque a imagem sempre levanta o braço contrário ao nosso.

17

18 Exercício 1-página 71

19 Exercício 2

20

21 Exercício 3

22 Exercício 4

23

24 Esquema

25 Por campo visual determinamos x e y x: tamanho (altura mínima do espelho. y:distância da extremidade inferior ao espelho ao solo.

26 Obs: os resultados não dependem da distância do observador ao espelho.


Carregar ppt "Óptica ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO. Estudo da Reflexão da Luz Leis da reflexão: 1ª Lei da reflexão – a reta normal, os raios incidentes e refletidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google