A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores."— Transcrição da apresentação:

1 AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores. Quando iluminado por luz branca, um objeto pode deixar de refletir todas as cores; ao contrário, pode absorver algumas.

2 AS CORES DOS OBJETOS A cor não é uma característica própria do objeto, mas depende da luz que o ilumina. Um corpo vermelho, quando iluminado por luz branca, absorve todas as cores, exceto a radiação vermelha, que é refletida. Se esse corpo for iluminado por luz monocromática amarela, por exemplo, ele será visto como um objeto preto, pois o amarelo é absorvido e não há vermelho para ser refletido.

3

4

5 (Observe o mesmo vaso iluminado por luz branca e luzes monocromáticas)

6 Reflexão Um objeto que não emita luz própria, como uma cadeira ou um livro, só pode ser visto se for iluminado (fonte secundária), isto é, se receber luz de alguma fonte. Apenas quando a luz refletida pelo objeto atinge nossos olhos ele se torna visível.

7 Reflexão A reflexão da luz pode ter efeitos diferentes. Veja a diferença entre a reflexão da luz numa folha de papel e num espelho. Olhando para a folha de papel, vemos a própria folha, mas olhando para o espelho, apenas vemos a imagem de outros objetos!

8 Reflexão Essa diferença ocorre devido à superfície refletora da luz: na folha, a superfície é irregular, enquanto no espelho é muito lisa. Na folha, ocorre reflexão difusa e, no espelho, reflexão regular. Reflexão regular ou especular Reflexão difusa

9 Reflexão Representação geométrica da reflexão num espelho plano.
O ângulo de reflexão (r) é igual ao de incidência (i)!

10 Leis da Reflexão 1. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão para uma reflexão especular (i =  r); 2. O raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície refletora pertencem a um mesmo plano

11 Imagens nos espelhos planos
Em um espelho plano comum, vemos nossa imagem com a mesma forma e tamanho, mas parece que encontrar-se atrás do espelho, invertida (esquerda na direita e vice-versa), à mesma distância que nos encontramos dele.

12 Imagens nos espelhos planos
Dizemos que a imagem é igual (em tamanho), virtual (formada de prolongamentos de raios) e direita (não está de cabeça pra baixo).

13 Características gerais das imagens:
virtual ou real; direita ou invertida; maior, menor ou igual.

14 Imagens nos espelhos planos
Características das imagens nos espelhos planos: virtual; direita; igual.

15 Imagens nos espelhos planos
OBS: Uma superfície é considerada um espelho quando for bem polida, oferecendo aproximadamente 70 a 100 % de reflexão.

16 Associação de dois espelhos planos
É usada, por exemplo, no cinema, associando-se dois espelhos planos formando um ângulo entre si, para dar a impressão do aumento do número de personagens (imagens) em cena.

17 Associação de dois espelhos planos
Vamos considerar dois espelhos E1 e E2 fazendo um ângulo . O número de imagens (N) pode ser calculado pela expressão: N = (360o /   ) - 1 

18 Absorção (Absorção de 100 %)

19 Refração Passagem da luz de um meio material para outro.

20 REFRAÇÃO Quando um feixe de luz incide sobre a superfície de um tanque de água, verticalmente, parte da luz entra na água e propaga-se para baixo ao longo da mesma direção. Se a luz incidir sobre a água obliquamente, o feixe terá sua direção inclinada para baixo.

21 REFRAÇÃO Esta mudança de direção de propagação da luz, ao passar de uma substância para outra, chamamos refração. O ângulo entre o raio refratado e a normal à superfície é o ângulo de refração.

22 REFRAÇÃO Você pode demonstrar a refração fazendo um feixe de luz entrar na água contida num recipiente dotado de paredes laterais de vidro, como um aquário.

23 REFRAÇÃO Adicione um pouco de corante ou de leite à água, a fim de espalhar a luz para os lados, de modo que você possa ver o rastro do feixe.

24 REFRAÇÃO Uma pessoa, para fisgar um peixe, deve apontar o arpão para baixo de sua posição aparente.

25 REFRAÇÃO A refração também nos permite enxergar o Sol abaixo da linha do horizonte. Isto ocorre porque a densidade do ar é maior à baixa altitude e diminui gradualmente à medida que nos afastamos da Terra.

26 REFRAÇÃO Dessa forma, a luz incidente sofrerá refração de maneira progressiva e gradual, desviando-se e fazendo com que o nascer e pôr-do-sol sejam vistos quando o Sol se encontra abaixo da linha do horizonte.    

27 E agora vamos praticar...


Carregar ppt "AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google