A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de desempenho de protocolos de roteamento de redes ad-hoc e sua adequação para redes mesh. Plano de Estudo e Pesquisa Aluno: Márcio Martins Farias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de desempenho de protocolos de roteamento de redes ad-hoc e sua adequação para redes mesh. Plano de Estudo e Pesquisa Aluno: Márcio Martins Farias."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de desempenho de protocolos de roteamento de redes ad-hoc e sua adequação para redes mesh. Plano de Estudo e Pesquisa Aluno: Márcio Martins Farias Orientador: Dr. Eduardo Augusto Bezerra

2 Sumário Redes Wireless; Protocolos de Roteamento; Redes Mesh; Avaliação de Desempenho; Proposta; Cronograma.

3 Redes Wireless Comunicação sem cabos, sem fio. Comunicação através de ondas de rádio. Classificação conforme o alcance dos sinais de rádio: Wireless Personal Area Network – WPAN; Wireless Local Area Network – WLAN; Wireless Metropolitan Area Network – WMAN; Wireless Wide Network – WWAN.

4 Redes Wireless - Arquitetura Redes Ad-hoc ou IBSS; Redes de Infra-estrutura Básica ou BSS; Redes de Infra-estrutura ou ESS.

5 Redes Wireless – Ad-hoc Ad-hoc do latin para isto; Flexibilidade e Portabilidade; MANET Mobile Ad-hoc Network; Nodo móvel (NM); Comunicação fim-a-fim; Multi-hop.

6 Protocolos de Roteamento Os algoritmos de roteamento em MANETs classificam-se em três tipos: Pró-ativos; Reativos; e Híbridos.

7 Protocolos Pró-ativos Atualização das tabelas de roteamento são contínuas; Apresentam em sua tabelas informações sobre todos os destinos; Utilização imediata das rotas.

8 Protocolos Reativos Busca da rota por demanda, não há rotas permanentes; Utilização eficiente de energia e largura de banda;

9 Protocolos Híbridos Utiliza as características dos algoritmos: Pró-ativos; Comunicação interna a uma zona; Reativos. Comunicação entre as zona; Zona: nodos com proximidades de apenas 1 salto.

10 Redes Mesh Conectividade com mais de um nodo. Possuem a capacidade de auto- formação, auto-manutenção e auto- organização. São formadas basicamente pelos roteadores mesh e pelos clientes mesh. Comunicação multi-hop.

11 Redes Mesh - Arquiteturas WMNs – Infra-Estrututa

12 Redes Mesh - Arquiteturas WMNs – Clientes

13 Redes Mesh - Arquiteturas WMNs – Híbridos

14 Trabalhos Relacionados O VMesh Desenvolvido pela Universidade Thessaly na Grécia. Objetivo: Implantação de uma rede de baixo custo. Protocolo de Roteamento: OLSR – Optimized Link State Routing Protocol.

15 Trabalhos Relacionados O MeshNet Desenvolvido pela Universidade de Santa Bárbara, na Califórnia. Implantado no Prédio da Engenharia no campus da Universidade. Objetivo: Funcionamento da rede com QoS. Protocolo de Roteamento: AODV – Ad-hoc On-demand Distance Vector.

16 Trabalhos Relacionados O RoofNet Desenvolvido na cidade de Cambridge, Massachusetts. Pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT; Hardwares padronizados fornecidos pelo MIT; PCs com sistema operacional Linux; Placa de rede wireless padrão b.

17 Trabalhos Relacionados O RoofNet Antenas omnidirecionais, instalada nos edifícios participantes; 37 nodos; Objetivo: Alto desempenho – 627kbps. Alta conectividade e vazão da rede. Protocolo de Roteamento: Srcr – Baseado no DSR; Métrica: ETT – Estimated Transmission Time.

18 Trabalhos Relacionados O Microsoft Research Self-Organizing Neighborhood Wireless Mesh Network. Projeto a médio a longo prazo. Cenário: Sede da empreza e apartamentos próximo a sede. Hardware: Próprio PC do usuário com um driver para o Sistema Operacional Windows.

19 Trabalhos Relacionados O Microsoft Research 23 nodos com localização fixa. Desenvolve também um framework de gerenciamento de falhas. Ferramenta gratuita: Microsoft Mesh Toolkit. Utilização de múltiplos rádio em cada nodo.

20 Trabalhos Relacionados O Microsoft Research: Protocolo de roteamento: Link Quality Source Routing Protocol – LQSR. Métricas: Menor Caminho; ETX – Taxa de perda de pacotes broadcast. RTT – Atraso da transmissão ida e volta de pacotes.

21 Avaliação de Desempenho Existem basicamente dois tipos de Avaliação: Avaliação Qualitativa; e É realizado uma comparação com valores de referência. Avaliação Quantitativa. baseia-se na formulação de valores específicos sem levar em consideração os méritos dos valores obtidos.

22 Avaliação de Desempenho Para avaliação de desempenho existem três técnicas: Monitoração; Simulação; e Métodos Analíticos.

23 Proposta Investigação e avaliação de desempenho de protocolos de roteamento de MANETs e sua adequação para redes mesh. Avaliação de desempenho; Definição das métricas; Criação do modelo de protocolo; Implementação do Protocolos Através de simulação; ou Através da ferramenta Microsoft Mesh Toolkit.

24 Proposta Novamente avaliação de desempenho; Análise dos benefícios da inclusão das métricas.

25 Cronograma Levantamento bibliográfico; Avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento; Definição das métricas de melhoria dos protocolos existentes; Implementação das melhorias proposta na atividade 3; Avaliação e validação dos resultados; Escrita do texto e seminário de andamento; Redação e submissão de artigos científicos; Redação da dissertação de Mestrado; Entrega da dissertação; Seminário Final.

26 Cronograma


Carregar ppt "Avaliação de desempenho de protocolos de roteamento de redes ad-hoc e sua adequação para redes mesh. Plano de Estudo e Pesquisa Aluno: Márcio Martins Farias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google