A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos. Redes MAN - Abrangência: Uma cidade Redes WAN - Abrangência: múltiplas cidades, países e continentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos. Redes MAN - Abrangência: Uma cidade Redes WAN - Abrangência: múltiplas cidades, países e continentes."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos. Redes MAN - Abrangência: Uma cidade Redes WAN - Abrangência: múltiplas cidades, países e continentes.

2 2 WAN Características das redes WAN: – Deve conectar computadores entre longas distâncias; – Deve permitir que muitos computadores possam se comunicar simultaneamente sem limitação de largura de banda; – Escalabilidade.

3 3 WAN As WAN são construídas a partir de muitos switches, os quais os computadores individuais se conectam. Para aumentar a rede, basta inserir mais switches para acomodar mais computadores. O dispositivo switch utilizado para as WAN são os switches de pacotes;

4 4 WAN Os switches são combinados para formar uma rede de longo alcance. Os switches podem ser interconectados através de grandes distâncias.

5 5 WAN As combinações podem ser realizadas para: – acomodar mais tráfego; – oferecer redundâncias nos casos de falhas;

6 6 Armazenamento e Encaminhamento A operação de armazenamento é realizado quando um switch recebe um pacote. O pacote é temporariamente armazenado em um buffer A operação de encaminhamento ocorre logo após o armazenamento. O hardware verifica o destino, e encaminha para a interface adequada para a transmissão A bufferização é importante quando a interface de saída está ocupada. Uma pequena fila é criada para guardar os diversos pacotes que chegaram ao mesmo tempo e que precisam ir para a mesma interface de saída.

7 7 Endereçamento Físico em uma WAN Muitas WANs utilizam um esquema de endereçamento hierárquico. O endereçamento hierárquico define um endereço baseado em múltiplas partes; Na maioria das WANs, é baseado em um esquema que consiste em duas partes: – O primeiro identifica o switch destino. – O segundo identifica o computador destino.

8 8 Endereçamento Físico em uma WAN Geralmente, é um único número onde os primeiros bits identificam o switch e os restantes identificam o computador

9 9 Encaminhamento Next-Hop Cada switch verifica o endereço de destino e determina por qual interface deve enviar para que o pacote atinja seu destino. Eles mantêm um lista simples com os possíveis destinos e interfaces para o encaminhamento (próximo hop)

10 10 Roteamento A tabela que contém as informações do próximo hop é chamada de tabela de roteamento. Apresenta algumas vantagens: – Para encaminhar um pacote, um switch só precisa examinar os primeiros bits correspondentes de um endereço para outro switch; – somente quando o switch destino é alcançado, é que o computador de destino é verificado.

11 11 Roteamento em uma WAN Cada switch deve possuir: – Roteamento Universal, deve possuir uma tabela com o próximo hop para cada destino possível; – Rotas ótimas, cada switch deve ser capaz de apontar para o caminho mais curto até o destino.

12 12 Roteamento em uma WAN Grafo correspondente:

13 13 Roteamento em uma WAN Uso de rotas Default: – Elimina a duplicidade de próximos hops existentes em cada tabela de um switch; – simplifica mais ainda o gerenciamento da tabela por parte do switch.

14 14 Roteamento em uma WAN Cálculo de tabela de Roteamento Existe duas abordagem: – Roteamento Estático. Um programa calcula e instala rotas quando um switch de pacotes inicializa; as rotas não mudam; – Roteamento Dinâmico. Um programa calcula as rotas no momento da inicialização. O programa altera constantemente as rotas a medida que as condições da rede mudarem. Vantagens & Desvantagens

15 15 Cálculo do caminho mais curto O cálculo utiliza um programa baseado no método conhecido como o algorítmo de Dijkstra - que permite obter o caminho mais curto a partir de uma origem até o destino dentro de um grafo. Funciona baseado em pesos das arestas.


Carregar ppt "1 Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos. Redes MAN - Abrangência: Uma cidade Redes WAN - Abrangência: múltiplas cidades, países e continentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google