A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DO ARTIGO Título; Autores; Resumo (língua vernácula); Palavras-chave (língua vernácula); Resumo (língua estrangeira); Palavras-chave (língua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DO ARTIGO Título; Autores; Resumo (língua vernácula); Palavras-chave (língua vernácula); Resumo (língua estrangeira); Palavras-chave (língua."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DO ARTIGO Título; Autores; Resumo (língua vernácula); Palavras-chave (língua vernácula); Resumo (língua estrangeira); Palavras-chave (língua estrangeira); Epígrafe (facultativa); Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão); Referências.

2 ELEMENTOS DO ARTIGO TÍTULO: Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra, e ser numerado para indicar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo. AUTORES: do centro para a direita, em ordem alfabética,titulação em nota de rodapé.

3 ELEMENTOS DO ARTIGO Resumo na língua vernácula: Texto, de 100 até 250 palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. Palavras-chave em língua vernácula: São palavras características do tema que servem para indexar o artigo. No mínimo 3 e no máximo 6 palavras. Resumo em língua estrangeira: deve ser traduzido em outra língua que poderá ser em Inglês Abstract, em Francês Résumé, em Espanhol Resumen

4 ELEMENTOS DO ARTIGO ● Epígrafe: É um elemento facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo central do artigo. Corpo do Texto: introdução, Desenvolvimento e Conclusão ou Considerações Finais.

5 INTRODUÇÃO ● V isão global do estudo realizado, delimitações estabelecidas, objetivos, justificativas que levaram o autor a tal investigação, problemas para os quais buscou respostas e metodologia utilizada. ● Em resumo: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo - o quê), os objetivos (para quê serviu o estudo) e a metodologia utilizada no estudo (como).

6 DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS: Exposição e discussão das teorias que foram utilizadas para entender o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada; Apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

7 CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS : ● Processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa. ● Fechamento do trabalho, respondendo às hipóteses e aos objetivos, apresentados na Introdução. ● Não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.

8 REFERÊNCIAS ● Conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. ● As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ABNT 6023/2000. ● Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo.

9 ANEXOS Material não elaborado pelo autor;Material não elaborado pelo autor; Identificação: Anexo A-, Anexo B-...Identificação: Anexo A-, Anexo B-... Só não numerar se o documento já estiver com numeração.Só não numerar se o documento já estiver com numeração.

10 APÊNDICES Material elaborado pelo autor do trabalho;Material elaborado pelo autor do trabalho; Identificação:Apêndice A-; Apêndice B-...Identificação:Apêndice A-; Apêndice B-...

11 ASPECTOS FÍSICOS PAPEL A4 (21 cm x 29,7 cm);PAPEL A4 (21 cm x 29,7 cm); COR PRETA;COR PRETA; TIPO DE LETRA: ARIAL OU TIMES NEW ROMANTIPO DE LETRA: ARIAL OU TIMES NEW ROMAN TAMANHO: 12 PARA O TEXTO;TAMANHO: 12 PARA O TEXTO; 10 PARA CITAÇÕES 10 PARA CITAÇÕES

12 MARGENS E ESPAÇOS SUPERIOR: 3 cmSUPERIOR: 3 cm ESQUERDA: 3 cm INFERIOR: 2 cm DIREITA: 2 cm

13 ESPACEJAMENTO Entre linhas e entre parágrafos: espaço 1,5 cm.Entre linhas e entre parágrafos: espaço 1,5 cm. Entre as linhas de citações longas, notas de referências, resumo, obras consultadas ou rodapé: espaço simples.Entre as linhas de citações longas, notas de referências, resumo, obras consultadas ou rodapé: espaço simples.

14 INÍCIO DE PARÁGRAFOS Parágrafo => + ou – 1,5 cm (pode variar de 1,25 a 1,5 cm);Parágrafo => + ou – 1,5 cm (pode variar de 1,25 a 1,5 cm); Citações longas => Recuo de 4 cmCitações longas => Recuo de 4 cm

15 SISTEMAS DE CHAMADA DE CITAÇÃO ALFABÉTICO:ALFABÉTICO: “As redações deste ano estão num nível bem melhor” (MARTINS, 2006,p.123). “As redações deste ano estão num nível bem melhor” (MARTINS, 2006,p.123). De acordo com Martins “as redações deste ano estão num nível bem melhor” (2006,p.123).

16 SISTEMAS DE CHAMADA DE CITAÇÃO NUMÉRICONUMÉRICO “As redações deste ano estão num nível bem melhor” 8 _______ 8 MARTINS, 2006, p.123.

17 CITAÇÕES INDIRETAS LIVRE – PARÁFRASE: Apresenta-se o pensamento do autor diluído no texto.LIVRE – PARÁFRASE: Apresenta-se o pensamento do autor diluído no texto. Nome do autor:Nome do autor: -em letras minúsculas no corpo do texto -em letras maiúsculas dentro dos parênteses; Ano da publicaçãoAno da publicação Não é obrigatório indicar página.Não é obrigatório indicar página.

18 CITAÇÃO INDIRETA Exemplo 1 Depois de analisar a situação, Nóvoa (1993) chegou a afirmar que o brasileiro ainda não está capacitado para escolher seus governantes por causa de sua precária vocação política.

19 CITAÇÃO INDIRETA Exemplo 2 Depois de analisar a situação, chegou- se a afirmar que o brasileiro ainda não está capacitado para escolher seus governantes por causa de sua precária vocação política. (NÓVOA,1993)

20 CITAÇÃO DIRETA Transcrevem-se exatamente as palavras do autorTranscrevem-se exatamente as palavras do autor a)CITAÇÕES BREVES => Até 3 linhas -Integram o texto; -Letra: do mesmo tamanho do texto; -Entre aspas; -Obrigatória indicação das páginas.

21 CITAÇÃO DIRETA BREVE EXEMPLO 1 Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que Guimarães estabelece “a valorização da palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário.” (1985, p.32) e, se isto não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.

22 CITAÇÃO DIRETA BREVE EXEMPLO 2 Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” (GUIMARÃES, 1985, p.32) e, se isto não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.

23 CITAÇÕES DIRETAS LONGAS EXEMPLO Quando o professor de geografia reflete sobre sua prática, distingue dois tipos: uma tradicional que é instituída e outra alternativa.Essa reflexão é bem esclarecida por Cavalcanti: Quando o professor de geografia reflete sobre sua prática, distingue dois tipos: uma tradicional que é instituída e outra alternativa.Essa reflexão é bem esclarecida por Cavalcanti: [...] de um lado uma prática marcada por mecanismos conhecidos de antemão: a reprodução de conteúdos, a consideração de conteúdos como inquestionáveis, acabados, a memorização. De outro, algumas experiências e que começam a ganhar consistência, fundamentados, em muitos casos, em visões construtivistas de ensino (CAVALCANTI, 2005, p. 66).

24 CITAÇÃO DE CITAÇÃO Sobrenome do autor da citação;Sobrenome do autor da citação; apud;apud; Sobrenome do autor da obra consultada;Sobrenome do autor da obra consultada; Ano;Ano; PáginaPágina EX: COSTA apud FERREIRA, 2004, p.123. Segundo Costa (apud FERREIRA,2004,p.123)....

25 SÍMBOLOS [...]: supressão: quando o autor do trabalho suprime parte do parágrafo da citação (no início, meio ou fim);[...]: supressão: quando o autor do trabalho suprime parte do parágrafo da citação (no início, meio ou fim); []: acréscimo, interpolação ou comentário: são informações incluídas pelo autor do trabalho.[]: acréscimo, interpolação ou comentário: são informações incluídas pelo autor do trabalho. (sic): quando na citação há um erro ou algo inusitado. É usado para deixar claro que o erro é do autor do livro e não do autor do trabalho.(sic): quando na citação há um erro ou algo inusitado. É usado para deixar claro que o erro é do autor do livro e não do autor do trabalho.


Carregar ppt "ESTRUTURA DO ARTIGO Título; Autores; Resumo (língua vernácula); Palavras-chave (língua vernácula); Resumo (língua estrangeira); Palavras-chave (língua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google