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Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro

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Apresentação em tema: "Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
Análise da implementação dos Planos de Mobilidade Urbana no interior do Estado de São Paulo Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro

2 Introdução A pesquisa procurou entender como as diretrizes colocadas pelas cartilhas de referência da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), como o PlanMob, foram aplicadas na prática por municípios com o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) já finalizado, buscando relações entre os tipos de ações e abordagens dos temas com o porte e as características individuais de cada município.

3 Mobilidade Urbana no Brasil: Caderno 6 do Ministério das Cidades (2004)
Apresenta a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável (PNMUS); Discute as primeiras diretrizes para o desenvolvimento das políticas de mobilidade urbana.

4 Mobilidade Urbana no Brasil: Cartilha PNMU (2013)
Cartilha de orientações gerais publicada cerca de um ano após a promulgação da Lei /12, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

5 Mobilidade Urbana no Brasil: PlanMob (2015)
PlanMob: caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Diretrizes e ações dos planos especificadas detalhadamente em cada caso. Exemplificadas as ações necessárias nos três componentes principais do sistema de mobilidade urbana: modo não motorizado, motorizado individual e motorizado coletivo.

6 Metodologia de pesquisa: Componentes do transporte
O PlanMob reforça pontos obrigatórios que a Lei /12 impõe na estrutura de ações e diretrizes do PMU. Foi definido que seriam analisados alguns destes pontos divididos em três componentes do transporte: Transporte Motorizado Coletivo; Transporte Motorizado Individual; Transporte não-motorizado.

7 Metodologia de pesquisa: Itens obrigatórios
Com a divisão nos componentes do transporte, foram escolhidos os seguintes pontos obrigatórios: Circulação Viária; Infraestruturas do Sistema de Mobilidade Urbana; Integração dos modos de transporte público, privado e não motorizado; Áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos; Polos Geradores de Viagem; Acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade.

8 Análise Comparativa: Definição das variáveis de análise
Foi analisada a cartilha do PlanMob e definidos itens para a comparação das cidades. Esses itens, 47 no total, foram divididos nos seis índices apresentados anteriormente e, se possível, nos componentes do transporte.

9 Análise Comparativa: Variáveis de Análise

10 Análise Comparativa: Variáveis de Análise

11 Análise Comparativa: Variáveis de Análise

12 Análise Comparativa: Escolha das cidades
Para realizar as comparações foram escolhidas duas cidades do interior de Estado de São Paulo, com porte semelhante, considerável importância econômica e regional e que já concluíram seu Plano de Mobilidade Urbana. As cidades escolhidas foram: Sorocaba; Ribeirão Preto.

13 Análise Comparativa: Sorocaba
Localizada na região Sul do Estado de São Paulo. População estimada de habitantes (IBGE, 2016); Densidade populacional de 1304,18 hab./km²; sendo o município sede da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que, em conjunto com as Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Baixada Santista, Vale do Paraíba (RMVale) e Campinas (RMC), forma o Complexo Metropolitano Expandido. Pioneira do país quando se trata de mobilidade e urbanização.

14 Análise Comparativa: Sorocaba
Sorocaba dentro do Complexo Metropolitano Expandido.

15 Análise Comparativa: Ribeirão Preto
Localizado na região Norte do Estado de São Paulo. Possui população estimada de habitantes (IBGE, 2016), Densidade populacional de 928,92 hab./km² (IBGE, 2010); Município sede da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Possui um aeroporto regional que é um dos principais do interior do estado e sua economia é voltada, em grande parte, para o agronegócio.

16 Análise Comparativa: Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (laranja), Região Metropolitana de Ribeirão Preto (Rosa) e Complexo Metropolitano Expandido (Azul)

17 Análise Comparativa Com as cidades e itens definidos, foi construído um quadro comparativo entre as cidades e o que foi proposto pelo PlanMob. Foram indicados: Os índices de análise; As ações do PlanMob; Os componentes do transporte; Se as ações foram realizadas nas cidades; Horizonte de tempo de cada ação.

18 Análise Comparativa: Quadro comparativo

19 Análise Comparativa: Quadro comparativo

20 Resultados A maioria das ações de Sorocaba contemplam os três prazos de implantação, com foco no médio e longo prazo. Ribeirão Preto tem foco no curto prazo. Isso pode ser explicado pelo fato de Sorocaba já possuir um sistema de mobilidade bem estruturado antes da finalização do plano, então as ações foram focadas nos projetos a longo prazo; já Ribeirão necessita aprimorar seu sistema viário e de mobilidade, tornando as ações de intervenção mais imediatas.

21 Resultados O histórico de investimento em mobilidade é um dos pontos chave que diferenciam os planos de ação de cidades de mesmo porte. Sem uma boa infraestrutura inicial, os munícipios precisam corrigir problemas básicos do cotidiano. Com isso, as ações e diretrizes previstas neste tipo de plano tem seus prazos de ação mais imediatos. Uma cidade com investimentos constantes em mobilidade pode, ao criar seu plano de ação, investir em ações alternativas e inovações a longo prazo, pois seu sistema viário necessitaria de poucas intervenções estruturantes.

22 Referências BRASIL (2012). Lei n , de 3 de janeiro de Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em: < 2014/2012/lei/l12587.htm>. Acesso em: 18 mar BRASIL (2016). MINISTÉRIO DAS CIDADES. PlanMob: caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade urbana Disponível em: < ob.pdf>. Acesso em: 18 mar IBGE (2016). Dados do Estado de São Paulo. Disponível em < Acesso em: 18 mar

23 Referências MCIDADES (2004). Política Nacional de Mobilidade Urbana e Sustentável. Disponível em < tulo/cadernos-mcidades- 6---politica-nacional-de-mobilidade- urbana-sustentavel> Acesso em: 17 mar RIBEIRÃO PRETO (2015). Plano de Mobilidade Urbana. Disponível em < presentacao.html>. Acesso em: 18 mar URBES (2014). Sorocaba - Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade. Disponível em: < _audiencia_2.pdf>. Acesso em: 18 mar


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